GAC Aion V: SUV elétrico com porte de Compass roda em testes no Brasil
Segunda geração do SUV elétrico pode ter até 224 cv e parte de equivalentes R$ 100.000 na China; ele pode vir ao Brasil

Com estreia marcada para o segundo trimestre deste ano no Brasil, a chinesa GAC também anunciou quais serão seus primeiros modelos à venda por aqui. Mas há mais por vir: QUATRO RODAS já havia se deparado com diversos carros da marca e, agora, avistou mais uma novidade. Trata-se do GAC Aion V, um SUV elétrico com porte de Jeep Compass e que parte dos R$ 100.000 na China. Sua estreia não está confirmada, mas há grandes chances.
Uma unidade do Aion V foi flagrada em São Paulo (SP), com carroceria pintada na cor branca e rodas diamantadas, com diâmetro que não parece menor do que 19 polegadas. Não havia qualquer aplique para tentar disfarçar a aparência ou identidade do SUV.

O SUV elétrico está em sua segunda geração, apresentada há menos de um ano na China, e tem proporções intermediárias entre os Jeep Compass e Commander. São 4,60 metros de comprimento (contra 4,4 m do Compass e 4,77 do Commander), 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O porta-malas tem 427 litros, na média do segmento.
No visual, o Aion V é moderno e tem superfícies limpas. Na dianteira, os faróis ficam em posição elevada e são marcados por duas faixas verticais em cada peça. A traseira remete aos Land Rover de geração passada e ao Hyundai Palisade, com lanternas verticais nas extremidades.

O nome “Aion” tem destaque na tampa, com o “V” no canto inferior direito. Não há qualquer menção à GAC, como acontece com outros chineses, que destacam a linha, e não a marca – como acontece com os GWM Haval, que ganham o nome “GWM” exclusivamente para o Brasil, por questões culturais de mercado.
O interior do modelo também segue a tendência chinesa de design, com linhas horizontais, console central livre de comandos (com dois carregadores de celular por indução) e uma grande tela central (de 14,6 polegadas) para a central multimídia. O quadro de instrumentos é menor há um compartimento de 6,6 litros que pode resfriar a temperatura de até 15°C negativos ou ser aquecido a até 50°C.

Ele é equipado ainda com avançados sistemas de condução autônomas gerenciados por chip da NVIDIA, que não se sabe se estão no modelo testado no Brasil. Nas versões mais caras, o Aion V tem lidar no teto, radares de ondas milimétricas, 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos.
Aion V é sempre elétrico
Quanto à mecânica, o Aion V tem duas opções diferentes de motorização, mas ambas elétricas e sempre com motor único dianteiro. Nas versões de entrada são 203 cv e 24,5 kgfm e, nas mais caras, 224 cv e os mesmos 24,5 kgfm.

Uma grande variedade aparece para a bateria do SUV, com cinco opções diferentes, que oferecem autonomia projetada entre 520 km e 750 km. Todas elas são de fosfato ferro-lítio, com capacidades de 62,3 kWh, 62,7 kWh, 75 kWh, 75,3 kWh e 90,2 kWh.
Sem confirmação para venda do modelo no Brasil, ainda é cedo para arriscar qual configuração seria comercializada por aqui, bem como seus preços. Na China, porém, o SUV elétrico tem preços iniciais que vão de aproximadamente R$ 101.000 a R$ 150.000.