GAC confirma estreia no Brasil com três carros elétricos, até sedã barato
GAC iniciará as operações no próximo trimestre com três modelos elétricos da marca Aion; primeiras 300 unidades desembarcarão no Brasil em abril

Mais uma chinesa está prestes a começar suas operações no Brasil. A estreante da vez é GAC, que já tratou de se associar a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
“O Brasil é uma prioridade para a GAC, e queremos trazer benefícios concretos ao consumidor brasileiro, especialmente no desenvolvimento de tecnologia, pesquisa e inovação”, afirma Alex Zhou, CEO da GAC Brasil. “A ABVE tem um papel importante no avanço da eletrificação no Brasil, e estamos entusiasmados em contribuir para essa transição rumo a uma mobilidade mais sustentável.”

E não vai demorar muito para que as vendas comecem. De acordo com a ABVE, 300 carros já embarcaram na China e estão vindo ao Brasil, com previsão de chegada para o mês de abril. Quanto às vendas, é esperado que elas comecem logo em seguida.
Assim como as suas conterrâneas, a GAC opera com diferentes submarcas e a primeira a chegar no Brasil será a Aion, especializada em carros elétricos, com três modelos: Y Plus, Hyptec HT e ES.
O Y Plus está entre uma minivan e um SUV, medindo 4,54 metros de comprimento, ou seja, maior que um Jeep Compass. Se design arrojado traz um conjunto óptico dianteiro em forma de “T”, com luzes que descem em direção ao para-choque. Já na traseira, é mais comedida, sendo praticamente reta e com uma barra iluminada.

A autonomia oficial, segundo o Inmetro, é de 318 km, indicando que deverá ter a bateria de 63,98 kWh, porém outras opções estão disponíveis no mercado chinês. O motor, de acordo com as informações da ABVE, terá 136 cv.

O GAC Hyptec HT é o descolado do trio, muito graças às suas portas que se abrem no estilo gaivota. Mas não se empolgue, já que talvez elas não sejam oferecidas no Brasil.

Ele é um SUV mais clássico, com um estilo de carroceria que lembra o Tesla Model Y. A inspiração fica bem evidente no vinco dianteiro, nos faróis arredondados e mais altos e na traseira com luzes finas que ocupam toda a extensão do porta-malas.
Serão duas versões disponíveis, ambas com o mesmo alcance de 362 km. O que muda é o tamanho da bateria (70 kWh ou 99,5 kWh) e a potência (245 cv ou 340 cv).

O último da lista é um sedã. O GAC Aion ES tem porte de carro médio, com 4,81 m de comprimento, mas com motor e bateria modestos. Tem tudo para estrear como o sedã elétrico mais barato do Brasil.
Seu motor elétrico tem 136 cv e é alimentado por uma bateria de 55,2 kWh – pelo menos é essa a bateria padrão em mercados internacionais. O Inmetro diz que a autonomia será de 314 km. Pelas especificações, poderia ser mais barato que um Toyota Corolla Hybrid, que custa R$ 199.990.