Encontramos os 11 carros da GAC que já estão no Brasil; veja quais
Encontramos o esconderijo da GAC no Brasil; fabricante chinesa prometeu 7 lançamentos no Brasil em 2025, mas tem pelo menos 10 modelos diferentes no Brasil

Seu nome é Guangzhou Automobile Group Company, mas pode chamar de GAC (lê-se ‘gi-ai-ci’). Esta é uma das maiores fabricantes de automóveis da China e que já está com os trâmites bem avançados para começar a vender carros no Brasil. Serão cinco lançamentos no primeiro semestre de 2025 e mais dois no segundo semestre.
Mas vem muito mais por aí: ao todo, a GAC já tem 11 modelos de carros distintos no Brasil e dois deles já estão homologados.
Anteriormente, a GAC anunciou que investirá US$ 1 bilhão para, em cinco anos, estabelecer “fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição”. E o pacote é completo: tanto a fábricas quanto as pesquisas serão de carros elétricos, híbridos e até puramente a combustão.
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GAC GS8 e GS8 Traveler

O GAC GS8 está no Brasil em pelo menos duas configurações distintas. Esta nova geração do SUV grande tem sete lugares distribuídos entre seus 4,98 m de comprimento e 2,92 m de entre-eixos. A versão Traveler chama a atenção pela dianteira com apliques de plásticos pretos e, principalmente, pelo compartimento montado na tampa do porta-malas como se fosse um mini-estepe.


A versão convencional tem motor 2.0 turbo com injeção direta a gasolina que pode ser oferecido com 252 cv com câmbio automático de oito marchas da Aisin. Já o GS8 Traveler está com este mesmo motor 2.0 combinado a um sistema híbrido plug-in, que chega aos 373 cv com o auxílio de um motor elétrico e do câmbio de duas marchas.
GAC GS3 Emzoom

Um dos menores modelos, o GAC GS3 Emzoom entrará exatamente no segmento dos SUVs médios no Brasil, com 4,44 m. O sobrenome Emzoom foi criado para mercados como Filipinas, México e Oriente Médio, batizando a segunda geração do GS3.

Será um dos poucos carros chineses atuais a chegarem importados sem usar um motor eletrificado, contando com um 1.5 turbo de quatro cilindros. Com 177 cv, terá uma potência em uma faixa bem interessante, prometendo um 0 a 100 km/h em 7,5 s. A transmissão é de dupla embreagem com 7 marchas.
GAC Emkoo Hybrid

O lançamento mais recente é o GAC Emkoo, um SUV médio que leva a sério o conceito de faróis afilados que atravessam a dianteira. Eles ainda se encontram com os recortes dianteiros que compõem a grade. Na traseira, com caimento bastante acentuado, as lanternas ocupam a coluna. Tem 4,68 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, o porte de um VW Taos.

O GAC Emkoo pode ter o motor 1.5 turbo de 177 cv com câmbio DCT de sete marchas ou mesmo o 2.0 híbrido (HEV), com o motor elétrico desenvolvido em conjunto com a Toyota, e um câmbio DHT de duas velocidades e 240 cv. É justamente essa versão híbrida que encontramos aqui no Brasil.
GAC Empow

O GAC Empow é um sedã médio com 4,70 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,43 m de altura e 2,74 m de entre-eixos que pode ser usado para rivalizar com o Toyota Corolla. Seu motor é um 1.5 turbo com 177 cv e 27,5 kgfm, combinado com o câmbio DCT de 7 velocidades. Também pode ter um 2.0 turbo de 265 cv com câmbio automático de 8 marchas.

Também existem versões híbridas com o motor 2.0 turbo, que soma 240 cv quando combinado com a força do motor elétrico que faz parte do câmbio DHT de duas marchas. Este sedã tem suspensão McPherson no eixo dianteiro e multilink no eixo traseiro.
GAC Aion Y Plus

O elétrico mais barato da linha Aion será o Y Plus, uma versão atualizada do monovolume que deve ser vendido como um SUV. É um tanto grande, medindo 4,53 metros, o que faz com que seja maior do que um Jeep Compass (4,40 m). Se mantiver todos os equipamentos oferecidos na China, não será nada barato: tem piloto automático adaptativo, assistente de faixa, central multimídia de 14,5″, painel de instrumentos digital e mais.

Em seu país de origem, é vendido com apenas um motor de 204 cv. Está disponível com duas baterias LFP, a mais barata é de 63,98 kWh, o que dá uma autonomia de 510 km, enquanto a mais cara é de 76,8 kwh, elevando o alcance para 610 km.
GAC Aion Hyper HT

Praticamente a versão SUV do Hyper GT, o Hyper HT irá agradar que precisa de mais espaço. Tem um jeito de Tesla Model Y, inclusive por ter portas traseiras do tipo porta de gaivota, embora também seja vendido com portas convencionais. A troca do tipo de carroceria fez com que ficasse maior, medindo 4,93 m.

Para atender mais pessoas, tem quatro versões, todas com baterias diferentes e dois níveis de potência. As configurações de 245 cv podem ser vendidas com bateria LFP de 70 kWh ou 72 kWh, entregando uma autonomia de 670 km. A versão topo de linha tem 340 cv e pode ser equipado com uma bateria NMC de 83,3 kWh ou 99,5 kWh, sendo capaz de rodar por até 620 km. Se levarmos em conta a oferta em outros países, a GAC deve trazer o SUV somente com a baterias de 83,3 kWh.
GAC Aion Hyper GT

Parte da linha de esportivos da GAC, o Hyper GT foi criado para ser um carro para o uso no dia a dia, sem deixar de lado o desempenho. Seus 4,88 m de comprimento fazem com que esteja na mesma faixa que um BYD Seal e tem algumas peculiaridades, como as asas dianteiras do tipo tesoura, imitando a Lamborghini. Tem um dos menores coeficientes de arrasto da história, de apenas 0,19 Cd.

Os engenheiros criaram o sedã com a boa e velha fórmula de tração traseira, posicionando o único motor no eixo. São duas versões. A primeira tem 245 cv e uma bateria de 70 kWh, o que permite rodar por 600 km e acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A mais cara eleva a potência para 340 cv e troca a bateria por uma de 80 kWh, fazendo com que alcance os 100 km/h em 4,9 s e tenha uma autonomia de 710 km.
GAC M8

Essa é uma surpresa. Vans executivas de alto luxo como a GAC M8 fazem sucesso na China e outras fabricantes chinesas também estão dispostas a vendê-las no Brasil na tentativa de iniciar este segmento por aqui. É o caso da Denza D9, que está com lançamento no Brasil confirmado para 2025.

A GAC M8 vai pelo mesmo caminho e chama a atenção pela enorme grade dianteira, pelas lanternas traseiras interligadas e pelo refinamento interno, onde os bancos da segunda fileira são enormes poltronas independentes com apoio retrátil para as pernas. Ainda tem três lugares na última fila, teto solar panorâmico, sete airbags (incluindo um airbag no vidro traseiro e os airbags laterais de 3,2 m que cobrem as três fileiras de assentos e, como opcional, suspensão adaptativa com amortecedores magnéticos.

Essa minivan tem 5,21 m de comprimento, 1,89 m de altura, 1,82 m de largura e entre-eixos de 3,07 m. Para exportação, seu motor é um 2.0 turbo a gasolina de 252 cv de potência e 40,8 kgfm com câmbio automático de 8 marchas, mas na China existe a opção de um conjunto 2.0 híbrido desenvolvido com a Toyota, com 190 cv e 33,6 kgfm.
GAC M6 Pro

Se a minivan M8 for muito grande e luxuosa, ao menos trouxeram a M6 Pro. Tem 4,79 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,76 m de altura e 2,81 m de entre-eixos. É uma minivan de sete lugares um pouco mais compacta e menos opulenta, mas que ainda aparenta ter bom acabamento e também pode ter assistentes de condução avançada.
Seu único motor é aquele que aparenta ser o mais presente na linha da GAC, o 1.5 turbo de 177 cv e 27,5 kgfm com câmbio DCT de sete marchas.
GAC Aion ES

Conhecido com Aion S Plus na China, o ES já está homologado no Brasil e já havia sido flagrado, mas não estava no estacionamento desta vez. É uma versão maior e com outro design do Aion S, com enormes 4,81 m de comprimento. Ao contrário do Hyper HT (mais abaixo), este é um carro mais “civil”, com tração dianteira e potência menor, para aproveitar melhor a autonomia da bateria menor.

Dependendo do mercado, pode ter um motor elétrico de 136 cv a 224 cv. As baterias também variam bastante, com versões usando um conjunto LFP e outras com NMC e de tamanhos diferentes. Uma boa indicação da versão escolhida é o Uruguai, onde é vendido com 134 cv e uma bateria de 55,2 kWh, permitindo rodar por 442 km.

Quem é a GAC Motor?
Embora seja desconhecida no Brasil, a GAC Motor está entre as maiores fabricantes de automóveis da China. Sua produção é, inclusive, maior que todo o mercado automotivo brasileiro: fabricaram 2,5 milhões de unidades em 2023 enquanto todas as marcas que atuam no Brasil venderam pouco mais de 2,1 milhões carros e comerciais leves no mesmo período.
Algo que seria improvável em qualquer outro lugar do mundo acontece na China: a GAC é a única empresa no mundo que fabrica carros tanto para a Honda quanto para a Toyota, por meio de joint ventures. É um negócio e tanto, pois produziram 1,6 milhão de carros só para as fabricantes japonesas em 2023. Na verdade, a GAC produziu mais Toyota do que carros das suas próprias marcas (GAC e AION) em 2023: 950.000 contra 886.500.

A GAC é estatal, foi fundada em 1955 e sua joint venture com a Peugeot nos anos 1980 foi uma das primeiras da China. Também já esteve associada à Mitsubishi, Isuzu e Fiat-Chrysler, e encerrou as marcas Gonow e Changfeng.
Mas a GAC Motor, focada em fabricar os próprios carros e autopeças, existe desde 2006. Ela atua no mercado doméstico com a marca Trumpchi, que surgiu em 2010 com o lançamento do Trumpchi GA5, um sedã baseado no projeto do Alfa Romeo 166. Hoje, sua gama de produtos oferecidos em mercados da América do Sul e Central são SUVs, todos com design bastante ousado e com personalidade. Mas os nomes são estranhos.