Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Argo, HB20, Sandero, Onix ou Ka: qual o melhor hatch 1.0 até R$ 60.000?

Aumento dos preços dos hatches 1.0 beira os 20% este ano. Fomos atrás do modelo que entrega mais por menos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 dez 2020, 15h48 - Publicado em 1 dez 2020, 03h52
Sandero, Argo, Onix, HB20 e KA
Itens de segurança ganham espaço na categoria, enquanto faróis de neblina
se tornaram luxo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A macroeconomia não ajuda. Pandemia, real desvalorizado, desemprego e aumento do preço do aço contribuem para elevar bastante o preço dos carros. Isso fica ainda mais nítido entre os modelos mais baratos.

Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90

Basta ver que as opções que existem hoje por R$ 50.000 são os Fiat Mobi e Uno e o Renault Kwid. Os que reunimos aqui estão um patamar acima. E se perder a atenção por um momento na escolha de versões, opcionais e cores, seus preços passam facilmente dos R$ 60.000.

Surpreso? Entre Sandero, Argo, Onix, HB20 e Ka, o menor aumento de janeiro a outubro foi do hatch da Fiat, com 9,9%. O maior reajuste foi de 17,2% para o Chevrolet – começou o ano custando R$ 51.590 e agora custa R$ 60.490, sempre na versão LT. Convocamos o Polo para o embate, mas ficou de fora, pois a Volkswagen não tem o carro 1.0 para empréstimo.

Para as fabricantes, os aumentos são a garantia de rentabilidade da operação. Para o consumidor, o desafio é garantir a rentabilidade de seu dinheiro em mais itens de segurança e conforto no carro novo. E, claro, o menor custo na vida útil. Veja a seguir.

Continua após a publicidade

5º – Fiat Argo Drive 1.0: R$ 58.890

Compara 1.0 Fiat Argo (1)
Design de 2017 ainda agrada, mas rodas maiores fariam bem ao visual do Argo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Fiat Argo é o segundo carro mais caro deste comparativo, mas nem de longe pode ser considerado o mais equipado. Essa equação simples, que pondera o quanto cobra e o que entrega, justifica seu último lugar.

Itens como central multimídia Uconnect de 7 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica e vidros dianteiros elétricos fazem parte do pacote padrão do Argo Drive 1.0, de R$ 58.990.

Compara 1.0 Fiat Argo (2)
Velha central de 9 polegadas foi trocada pela Uconnect de 7 com Android e CarPlay (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas equipamentos que você encontrará nos concorrentes, como controles de estabilidade e tração, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento, repetidores de seta nos retrovisores e o exclusivo ar digital, vêm no pacote S-Design, de R$ 3.200. É um ótimo valor avulso, mas um Argo de R$ 62.090 está longe de ser um bom negócio – o 1.3 custa R$ 100 menos.

Continua após a publicidade
argo
Bancos dianteiros são confortáveis, mas normais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O motor 1.0 6V até vai bem no uso urbano, onde cravou 14,1 km/l com gasolina. Mas o câmbio de relação final curta e o fato de usar duas válvulas por cilindro podem estar relacionados aos 15,4 km/l no regime rodoviário – a pior média dos cinco.

argo
O espaço traseiro é apenas bom (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Argo ainda é um carro com visual interessante, gostoso de dirigir, e tem bom espaço. O que ele realmente precisa não é de mais equipamentos, mas de um bom desconto.

argo
Porta-malas tem 300 litros de capacidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Teste – Fiat Argo Drive 1.0

Aceleração
0 a 100 km/h: 15,4 s
0 a 1.000 m: 36,6 s – 159,1 km/h
Velocidade máxima: 162 km/h

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 9,1 s
D 60 a 100 km/h: 12,7 s
D 80 a 120 km/h: 21,8 s

Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 16,3/29/66,5 m

Consumo
Urbano: 14,1 km/l
Rodoviário: 15,7 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 40,2/71,4 dBA
80/120 km/h: 64,6/70,5 dBA

Continua após a publicidade

Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 94 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 3.400 rpm

Seu Bolso
Preço básico: R$ 58.890
Revisões (até 60.000 km): R$ 3.344

 

4º – Renault Sandero Zen: R$ 58.740

Compara 1.0 Renault Sandero Zen (4)
Sandero é o único que tem lanternas com luzes de posição com leds e DRL nos faróis (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não há carro mais espaçoso entre os hatches compactos. É uma qualidade que o Renault Sandero sustenta desde seu lançamento, em 2007, e que não corre risco de ser ameaçada. Mas o preço deixou de ser tão favorável a ele como antes.

Compara 1.0 Renault Sandero Zen (1)
Novo volante destoa um pouco do painel mais antigo. Airbags laterais são de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O Sandero das fotos é um Zen 1.0, que parte dos R$ 58.740 e soma central multimídia com comandos satélite atrás do volante, molduras no console central e nas saídas de ar laterais e até as alças internas das portas, que a versão Life, de R$ 55.990, não tem.

Compara 1.0 Renault Sandero Zen (2)
Bancos trocados em 2019 favoreceram a ergonomia (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O destaque do pacote de equipamentos fica para os airbags frontais e laterais de série, bem como ar-condicionado, direção eletro-hidráulica (mais pesada que a elétrica), sensores de estacionamento traseiro, DRL nos faróis, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas. Não tem espelhos com ajuste elétrico, porém.

O câmbio manual de cinco marchas com escalonamento curto oferece agilidade até médias velocidades e não prejudica o consumo, que ficou em 14,8 km/l na cidade e 17,3 km/l na estrada, atrás apenas do HB20.

Compara 1.0 Renault Sandero Zen (3)
O Sandero tem o melhor porta-malas: 320 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não é barato ou bem equipado, mas o espaço que o entre-eixos de 2,59 m proporciona e os 320 litros de porta-malas pesam a favor do Sandero frente ao Fiat Argo, que é mais caro na compra e no pós-venda.

Teste – Renault Sandero Zen 1.0

Aceleração
0 a 100 km/h: 15,2 s
0 a 1.000 m: 36,7 s – 138,8 km/h
Velocidade máxima: 163 km/h

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 8,8 s
D 60 a 100 km/h: 13,1 s
D 80 a 120 km/h: 23,8 s

Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15,3/27,4/59,5 m

Consumo
Urbano: 14,8 km/l
Rodoviário: 17,3 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 46,6/69,8 dBA
80/120 km/h: 66,4/73,4 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 3.500 rpm

Seu Bolso
Preço básico: R$ 58.740
Revisões (até 60.000 km): R$ 3.105

 

3º – Ford Ka: R$ 55.390

Ford Ka SE Plus
Ka SE Plus herdou as calotas de 15 polegadas, que eram do finado Fiesta (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Ford Ka merece mais atenção da própria fabricante e também do mercado. A atual geração tem seis anos e recebeu a última reestilização há dois, mas continua com muitas qualidades, a despeito da queda nas vendas que sofre desde o início da pandemia. Só não tem grandes luxos na versão SE Plus, de R$ 55.390 – a mais vendida, por sinal.

Compara 1.0 Ford Ka 5
Volante tem aro mais grosso que o normal, mas instrumentos são muito pequenos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A lista de equipamentos inclui a central Sync de 7 polegadas, vidros elétricos nas quatro portas e espelhos e travas elétricos. Mas além dos faróis de neblina não há outro equipamento de segurança que não seja obrigatório. Quem fizer questão do controle de estabilidade precisará partir para a versão FreeStyle 1.0, de R$ 61.590.

Compara 1.0 Ford Ka (3)
Volante tem aro mais grosso que o normal, mas instrumentos são muito pequenos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As qualidades do Ka estão no interior, com os grandes e confortáveis bancos dianteiros, a posição de dirigir mais elevada e o grande espaço para a cabeça de todos, o que também melhora o conforto no banco traseiro.

Compara 1.0 Ford Ka (4)
Espaço para a cabeça no banco traseiro é bom (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E ao dirigir nota-se que é um carro muito correto nas respostas do motor de 85 cv que gosta de girar, mas tem o maior apetite urbano (12,8 km/l). O câmbio só peca pelos engates mais longos.

Em resumo, o Ford Ka é um bom carro e garantiu a terceira posição pelo preço mais acertado que o de Argo e Sandero.

Compara 1.0 Ford Ka (1)
Porta-malas leva 257 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Teste – Ford Ka SE Plus 1.0

Aceleração
0 a 100 km/h: 15,2 s
0 a 1.000 m: 36,4 s – 142,9 km/h
Velocidade máxima: 166 km/h

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 9,1 s
D 60 a 100 km/h: 14,5 s
D 80 a 120 km/h: 24, s

Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 16,4/29,1/65,6 m

Consumo
Urbano: 12,8 km/l
Rodoviário: 17,1 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 42,1/70,5 dBA
80/120 km/h: 64,7/69,9 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 99 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 3.250 rpm

Seu Bolso
Preço básico: R$ 55.390
Revisões (até 60.000 km): R$ 3.544

 

2º – Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 60.490

Argo, HB20, Sandero, Onix ou Ka: qual o melhor hatch 1.0 até R$ 60.000?
Onix tem design e pacote de equipamentos bem diferentes dos da concorrência (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Chevrolet Onix se destaca em muitas coisas. É o mais moderno, mais completo, mais rápido… e o mais caro. A Chevrolet pede R$ 60.490 pelo Onix LT 1.0 básico. ou quase: é o único dos cinco com seis airbags e controles de estabilidade e tração de série em todas as versões. Ainda tem piloto automático, vidros elétricos nas quatro portas e central MyLink com tela de 8 polegadas.

Linha 2021 ganhou central de 8 polegadas, mas moldura tem mesmo tamanho
Linha 2021 ganhou central de 8 polegadas, mas moldura tem mesmo tamanho (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O segundo pacote soma R$ 2.300 e inclui câmera de ré, partida sem chave, rodas de liga leve e acendimento automático dos faróis.

Compara 1.0 Chevrolet Onix LT aspirado (3)
Bancos dianteiros do Onix são mais curtos e duros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O carro das fotos é modelo 2020 e por isso ainda tem faróis e lanterna de neblina, carregamento sem fio para smartphone, dois USB traseiros e Wi-Fi. A GM fez a limpa na lista.

O espaço traseiro é bom para um compacto
O espaço traseiro é bom para um compacto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Qualidades ficaram, porém. O motor 1.0 12V aspirado é novo e responde bem, ainda que seja um pouco áspero e exista um buraco entre a segunda e a terceira marcha – e é o único do comparativo com seis. De toda forma, o 0 a 100 km/h em 14,3 segundos também faz inveja nos outros. Tem o segundo pior consumo urbano (13,8 km/l) e o segundo melhor rodoviário (17,1 km/l).

Compara 1.0 Chevrolet Onix LT aspirado (5)
Capacidade do porta-malas é de 275 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Onix tinha um pacote imbatível e a retirada de itens foi seguida por aumentos. Nesse preço é difícil referendá-lo como a melhor escolha.

Teste – Chevrolet Onix LT 1.0

Aceleração
0 a 100 km/h: 14,3 s
0 a 1.000 m: 35,8 s – 145 km/h
Velocidade máxima: 167 km/h

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 8,4 s
D 60 a 100 km/h: 12,6 s
D 80 a 120 km/h: 22,2 s

Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,7/25,8/59,9 m

Consumo
Urbano: 13,8 km/l
Rodoviário: 17,1 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 38,8/65,1 dBA
80/120 km/h: 66,1/70,5 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 2.800 rpm

Seu Bolso
Preço básico: R$ 60.490
Revisões (até 60.000 km): R$ 3.272

 

1º – Hyundai HB20 Vision Pack 1.0: R$ 54.390

hb20
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Hyundai HB20 das fotos é um Sense Pack, o mais básico de todos, mas com controles de estabilidade e tração, e custa R$ 51.590. Optamos por considerar o HB20 Vision Pack, que soma airbags laterais, central multimídia, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores e maçanetas pintados e lanternas escurecidas, e custa R$ 54.390.

hb20
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O pacote é bom para o preço cobrado e o carro, apesar do design, tem conjunto muito competente. Basta ver que o motor 1.0 (o primeiro três-cilindros flex de todos, que estreou no Picanto em 2011) ainda é dono das melhores médias de consumo urbano (15 km/l) e rodoviário (17,8 km/l), e é só 0,1 s mais lento que o Onix, mesmo com câmbio de cinco marchas – com engates longos.

hb20
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como o GM, também tem um “buraco” na troca da segunda para a terceira marcha. E olha que a Hyundai encurtou a relação de diferencial na reestilização de 2019.

hb20
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A suspensão consegue ser firme o suficiente para lidar bem com as curvas e confortável para filtrar buracos e emendas de asfalto. E não vai raspar em valetas ou quebra-molas como o Onix.

O Hyundai HB20 leva essa por ter o melhor equilíbrio na equação que envolve preço, consumo, desempenho e equipamentos relevantes.

hb20
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Teste – Hyundai HB20 Vision Pack 1.0

Aceleração
0 a 100 km/h: 14,4 s
0 a 1.000 m: 35,9 s – 143,7 km/h
Velocidade máxima: 161 km/h

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 8,4 s
D 60 a 100 km/h: 13,6 s
D 80 a 120 km/h: 22,8 s

Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,3/24,5/52 m

Consumo
Urbano: 15 km/l
Rodoviário: 17,8 km/l

Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 42,3/64,4 dBA
80/120 km/h: 63,7/70,2 dBA

Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 3.250 rpm

Seu Bolso
Preço básico: R$ 54.590
Revisões (até 60.000 km): R$ 2.815

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa 739

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.