Toyota Yaris Sedã sai de linha no fim do ano por atraso do Yaris Cross
Toyota optou por dar sobrevida ao Yaris hatch, pois o novo SUV Yaris Cross só será lançado no Brasil em meados de 2025
O escândalo de manipulação dos testes de segurança de carros da Daihatsu e da Toyota aconteceu no Japão e envolveu carros que nem sequer foram vendidos por aqui, mas mudou bastante o planejamento da Toyota no Brasil. Tanto para os lançamentos quanto para os carros que sairão de linha nos próximos anos.
O Toyota Yaris Sedã foi escolhido para sair de linha no Brasil no final de 2024. O três volumes foi preterido em favor do Yaris hatch, que continuará em produção por mais algum tempo.
Pelo planejamento original da Toyota, as duas carrocerias do Yaris sairiam de linha no final deste ano, liberando as linhas para dar conta do lançamento do SUV Yaris Cross na virada de 2024 para 2025. Mas o lançamento do SUV compacto vai atrasar em alguns meses e o hatch, que vende mais, foi escolhido para permanecer em produção em 2025.
QUATRO RODAS procurou a Toyota, que informou que “o Toyota Yaris segue no portfólio da marca, reforçando a presença da empresa no segmento de veículos compactos”. Hoje o Yaris Sedã é vendido no Brasil em três versões, com preços entre os R$ 99.920 da versão XL CVT e os R$ 126.690 do XLS CVT. O hatch, vendido nas mesmas versões, é um pouco mais barato: custa entre R$ 97.990 e R$ 123.650.
Ambas as carrocerias do Toyota Yaris são vendidas como linha 2025, o que permite que a Toyota forme um estoque do três volumes para prorrogar sua presença nas lojas nos primeiros meses de 2025.
A sobrevida do Yaris hatch é importante, também, para garantir a operação de fabricação dos motores 1.5 16V enquanto a produção do Yaris Cross não começa. No caso do SUV, o motor 1.5 será diferente, pois será parte de um conjunto híbrido flex.
A culpa toda é da crise na Daihatsu. Faz um bom tempo os compactos emergentes da Toyota são projetos da Daihatsu, que capitaneava o desenvolvimento por meio da empresa Emerging-market Compact Car (EMCC). Essa empresa foi dissolvida após o escândalo de manipulação de testes de colisão.
Agora, quem controla esses projetos é uma nova empresa, a Toyota Compact Car Company, com a responsabilidade desde o desenvolvimento até a certificação dos carros e com pouco envolvimento da Daihatsu. Por isso o Toyota Yaris Cross que será lançado no Brasil estaria passando por uma verificação e recertificação do projeto, um esforço que implicará em um adiamento do início das vendas até, pelo menos, meados de 2025.
A Daihatsu vai continuar ajudando em algumas partes do desenvolvimento, mas não será líder dos projetos. Inclusive, no início deste ano o CEO da Toyota América Latina e Caribe (TLAC), Masahiro Inoue, foi nomeado presidente da Daihatsu e o então presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, assumiu a chefia da TLAC. A crise da Daihatsu mudou até a diretoria da Toyota deste lado do mundo. Agora o presidente da Toyota do Brasil é Evandro Maggio.
Rearranjo da produção
A Toyota do Brasil passará os próximos dois anos concentrando toda a operação de fabricação de automóveis no Brasil na fábrica de Sorocaba (SP), sua fábrica mais moderna. A antiga operação de fabricação de peças de São Bernardo do Campo (SP) foi transferida para lá e, agora, a produção do Corolla sedã (hoje em Indaiatuba) também irá para Sorocaba.
O sedã será produzido em duas fábricas até 2026, enquanto a fábrica de Sorocaba terá sua capacidade produtiva ampliada em até 50%: poderá passar das atuais 170.000 unidades atuais para 255.000 unidades.
Desta forma, em 2026 todos os Corolla e Corolla Cross serão fabricados na mesma unidade, que também passará a fabricar, também, os motores híbridos flex e as baterias do sistema, que hoje são importados. Além deles, o Yaris Cross (também híbrido flex) e mais mais um projeto exclusivo a América Latina, que poderia ser uma picape monobloco (mas este, a princípio, será um modelo global) ou a nova geração do Yaris hatch.