Novo SUV da Nissan terá tamanho de Kardian e será lançado até março de 2026
Segundo SUV da Nissan faz parte do investimento de R$ 2,6 bilhões da marca no Brasil e presidente confirma o seu lançamento para até o fim do ano fiscal

Durante lançamento do Nissan Kicks Play, linha 2025 do SUV rebatizada para conviver com a nova geração do Kicks, o presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal, confirmou que um novo SUV será lançado até o fim do próximo ano fiscal do Japão – portanto, até o final de março de 2026.
“Esse segundo SUV pode ser lançado até o fim do ano fiscal da Nissan”, disse em tom duvidoso Ibarzábal, quando foi questionado por um grupo de jornalistas durante o evento desta terça-feira, realizado no Rio de Janeiro.
QUATRO RODAS adiantou a existência do projeto deste novo SUV em 2020. Trata-se de um novo SUV compacto de entrada, que será posicionado abaixo do novo Kicks (que é maior que o atual), e também baseado na plataforma CMF-B – a mesma do Renault Kardian. O porte do novo SUV, inclusive, se assemelharia ao do Renault.
Diferenças nas dimensões
Modelo | Comprimento | Altura | Largura | Entre-eixos |
Novo Nissan Kicks | 4,37 m | 1,60 m | 1,80 m | 2,66 m |
Renault Kardian | 4,12 m | 1,60 m | 1,77 m | 2,60 m |
Nissan Kicks Play | 4,31 m | 1,61 m | 1,76 m | 2,62 m |
O fato de ser um SUV de entrada com proporções de SUV compacto o credencia a brigar até com o primo Renault Kardian, e também rivalizar com Fiat Pulse e o próximo lançamento da Volkswagen, o Tera. A existência desse projeto foi confirmada pela marca em 2023, como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões no Brasil.
Também é certo que ele será equipado com um motor 1.0 turbo, o mesmo que equipará o Nissan Kicks 2026 nacional. É importante destacar que esse motor não é o mesmo 1.0 turbo do Renault Kardian (que tem 125 cv e é fabricado pela Horse, joint venture entre Renault e Geely para fabricação de motores).

A Nissan fabricará em Resende (RJ) seu próprio motor 1.0 turbo, da mesma família HR10, mas que na prática será um motor diferente em vários aspectos técnicos. Este novo motor poderá ser usado em unidades de carros fabricados em Resende e exportadas para até 20 países da América Latina.

Informações preliminares dão conta de que a potência do novo motor três cilindros 1.0 turbo com injeção direta da Nissan poderia ficar ao redor dos 118 cv com torque em 200 nm (20,4 kgfm) em sua configuração final, independente se o combustível for gasolina ou etanol. Além dele, o novo carro poderia utilizar o motor 1.6 aspirado (113 cv/15,2 kgfm), que já equipa o Kicks Play, e já está adequado às regras do Proconve PL8.
Atualmente a marca japonesa registra crescimento no Brasil. “Crescemos cerca de 4% em 2024 e pretendemos manter essa participação, mas o nosso foco é conquistar 6% do mercado brasileiro até 2025”, diz Ibarzábal.
