Vida curta: veja 10 carros lançados recentemente que já saíram de linha
Lista traz modelos e versões que duraram menos de dois anos no mercado brasileiro
É muito provável que você nem tenha visto na rua alguns dos carros que trazemos nesta lista. Mesmo quem está sempre ligado nas novidades do cenário automotivo pode se surpreender com alguns modelos que foram lançados recentemente no Brasil, mas que saíram de linha rapidamente.
Caoa Chery Tiggo 3X
Começamos com um SUV que nem chegou a fazer aniversário no País. Lançado em junho de 2021, o Tiggo 3X foi descontinuado no início deste mês. Equipado com motor 1.0 turbo, ele era a opção mais em conta da gama de utilitários-esportivos da Caoa Chery.
Sucessor do Tiggo 2 (que saiu de linha na virada do ano, por sinal), o modelo foi aposentado por conta da paralisação da fábrica de Jacareí (SP), que será dedicada à produção de elétricos.
Caoa Chery Arrizo 6
A estratégia de atualizar a planta do interior de São Paulo acabou minando outro produto recente da Caoa Chery. O sedã médio Arrizo 6 chegou ao mercado em junho de 2020 para bater de frente com o Corolla, mas não chegou a completar dois anos de Brasil.
Mas, segundo a montadora, a partida do modelo não significa um adeus, e sim, um até breve. Há a promessa de que ele será ofertado por meio de importação da China.
O mesmo pode ser dito em relação ao Arrizo 6 Pro, que foi lançado em outubro de 2021. Entretanto, ainda é possível encontrar a versão mais atualizada do sedã no site da Caoa Chery.
Nissan V-Drive
Outro três-volumes que ficou pouco tempo no mercado foi o Nissan V-Drive. Pelo menos com esse nome. A versão antiga do Versa foi rebatizada em agosto de 2020, mas foi descontinuada pouco mais de um ano a seguir.
O modelo era fabricado em Resende (RJ), mas a linha de montagem foi incumbida de focar na produção do Kicks, que passou a ser o único Nissan nacional.
Toyota Prius reestilizado
O ano de 2021 também foi brutal com outro modelo de origem japonesa. A versão reestilizada do Toyota Prius teve apenas três unidades emplacadas no ano passado e saiu de linha em agosto.
O facelift da segunda geração vendida no País chegou em 2019 e ficou pouco atrativo com a chegada das versões híbridas da dupla Corolla e Corolla Cross.
Volvo XC40 Híbrido
O canibalismo interno também afetou outro híbrido, o Volvo XC40 Recharge Plug-in. A opção perdeu competitividade diante do preço agressivo praticado na versão 100% elétrica do SUV de luxo e foi aposentada em dezembro de 2022, após ser lançado em junho de 2020.
Land Rover Defender 90 a gasolina
Quem também sofreu com estratégias de vendas foi a versão a gasolina do Defender 90. A opção equipada com motor 2.0 de 300 cv de potência e 40,8 mkgf de torque chegou como versão única em setembro de 2021, mas ficou fora da nova linha do modelo, anunciada em abril de 2022.
O Defender 90 continua disponível, mas somente com motor 3.0 turbodiesel. Ele desenvolve os mesmos 300 cv do propulsor a gasolina, mas entrega 66,3 mkgf de torque máximo, portanto, 25,5 mkgf a mais do que a versão aposentada.
Kia Rio
Nem mesmo o nome ligado ao Brasil livrou o Kia Rio do ostracismo. Em um ano e 10 meses, o hatch descontinuado em novembro último teve apenas 539 unidades emplacadas no país.
O modelo era importado do México e causava mais furor quando era especulado em nosso mercado (o que aconteceu por mais de 10 anos) do que quando viveu por aqui.
Kia Soul (facelift)
Outro produto da Kia que teve vida curta no Brasil foi o facelift da segunda geração do Kia Soul. O crossover chegou ao mercado em 2014 e foi cobiçado pelo design moderno para a época.
Mas o interesse pelo modelo caiu tanto que a última versão dele vendida por aqui durou quatro meses. Foi lançada em janeiro de 2020 e aposentada em maio do mesmo ano.
Hyundai HB20X (facelift)
Falando em marcas coreanas, o último facelift do Hyundai HB20X também ficou pouco tempo nas lojas. Ele foi descontinuado em fevereiro deste ano para dar espaço ao Hyundai Creta Action, versão de entrada do SUV.
Desde que chegou, em agosto de 2019, a nova versão do hatch aventureiro não era visto como atrativo por não oferecer o motor 1.0 turbo que cada vez ganhava mais espaço na linha HB, mas apenas o 1.6 aspirado que hoje não equipa nenhum outro HB20.
Renault Sandero e Logan CVT
A estratégia de equipamentos também afetou a oferta de Sandero e Logan. O que parecia ser uma forte demanda acabou não se concretizado e os modelos equipados com câmbio CVT não resistiram a dois anos de mercado.
Descontinuadas em fevereiro de 2021, as versões abriram espaço para que outros modelos da gama Renault ganhassem notoriedade pela transmissão automática. O principal interessado foi o Stepway, mas o recurso também é ofertado na picape Oroch, além dos SUVs Duster e Captur.