Vendas de carros elétricos e híbridos cresceram no mundo todo em 2024, exceto na Europa
Enquanto as vendas de eletrificados crescem deliberadamente na China, outros mercados marcam baixa; Brasil mantém alta

As vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in aumentaram em 2024, como o esperado. Em números totais, os modelos eletrificados superaram 17 milhões de unidades emplacadas em todo o mundo – isso sem contar híbridos não recarregáveis -, com um novo recorde de vendas em um só mês, com 1,9 milhão de unidades em dezembro. Esse número representa um salto substancial de 25,6% em relação a 2023.
No Brasil, o cenário não é diferente: as vendas de carros híbridos e elétricos (com híbridos não recarregáveis na conta) registraram um recorde em 2024, com 177.358, marcando um crescimento de 89% na comparação com 2023, quando somaram 93.927 unidades. Só o mês de dezembro registrou um total de 21.634.
Mas analisar somente este crescimento é um erro quando olhamos para todo o cenário mundial nas vendas de carros eletrificados.

No ano passado, alguns países da Europa passaram a retirar os subsídios para carros elétricos, o que gerou um grande impacto nas vendas dos modelos. E, se Donald Trump acabar com os incentivos aos carros nos EUA como tem prometido, o mesmo pode acontecer.
Como se comportou cada mercado em 2024?
Ao olharmos para o número total e o crescimento global, observamos que a China é responsável por 11 dos 17 milhões de carros vendidos, representando um aumento de 40% em relação a 2023.
Esse alto crescimento na China se deve à popularidade recente dos carros híbridos plug-in, com um aumento significativo de 81%. Carros totalmente elétricos tiveram um crescimento mais controlado de 19%.

O Brasil acompanha este crescimento do mercado chinês – claro, em nossas devidas proporções. Os PHEV foram a maioria entre os eletrificados em 2024, com 36% de participação, enquanto os EV responderam por 34%, HEV por 20,5% e os MHEV por 9,1%.
Quando vamos para a América do Norte, porém, as vendas de elétricos e híbridos plug-in não tiveram um salto tão grande, crescendo “apenas” 8,8% e um total de 1,8 milhão de unidades. Como praticamente em todos os mercados mundiais, o mês de dezembro foi especialmente forte, com 185.000 veículos vendidos nos EUA e Canadá.

Já na Europa a situação é um pouco diferente. Analisando os blocos econômicos da União Europeia, Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) e Reino Unido, as vendas de carros eletrificados reduziram em 3%, com um total de 3 milhões de unidades. Isso aconteceu principalmente pela remoção de subsídios na Alemanha, que teve um efeito cascata para grande parte da Europa.
2025 poderá ser um ano complicado para os carros híbridos e elétricos em algumas partes do globo, caso a remoção de subsídios se mantenha recorrente. Se Trump retirar realmente os créditos tributários sobre os veículos eletrificados, certamente as vendas nos EUA cairão. No Brasil, por exemplo, alguns estados “excluíram” certos modelos da isenção de IPVA, o que também pode se tornar um empecilho na hora da compra.