Carros híbridos e elétricos cresceram 89% em 2024; veja os mais vendidos
Enquanto GWM Haval H6 lidera as vendas de híbridos seguido pelo Song Plus, a BYD faz dobradinha entre os elétricos com Dolphin Mini e Dolphin; veja ranking

Os sucessivos recordes de vendas e emplacamentos ao longo dos últimos meses bem anteciparam. As vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil registrou recorde em 2024, com 177.358 unidades, um crescimento de 89% na comparação com 2023, quando somaram 93.927 unidades.
Do total, 21.634 unidades corresponderam apenas ao mês de dezembro, um crescimento de 26% na comparação com dezembro.
No ano, os híbridos responderam pela maior parcela dos carros eletrificados vendidos no Brasil, com 115.742 unidades ou 65% do total. Os híbridos plug-in foram a maioria entre os eletrificados, com 36% de participação, enquanto os HEV responderam por 20,5% e os MHEV responderam por 9,1%.

Isso representa uma mudança importante: em 2023, os HEV responderam por 44,25% das vendas, enquanto os PHEV responderam por 35,2%.
Os carros elétricos, porém, somaram 61.615 unidades e responderam por 34,7% do total de carros eletrificados vendidos no Brasil em 2024. Esse total representa um crescimento de 219% na comparação com as 19.310 unidades emplacadas em 2023, quando responderam por apenas 20,5% das vendas de carros eletrificados.
Os carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2024
Modelo | Emplacamentos | |
1° | BYD Dolphin Mini | 21.968 |
2° | BYD Dolphin | 15.001 |
3° | GWM ORA 03 | 6.326 |
4° | BYD Seal | 3.528 |
5° | Volvo EX30 | 2.748 |
6° | BYD Yuan Plus | 1.634 |
7° | JAC e-JS1 | 1.227 |
8° | Renault Kwid E-Tech | 1.051 |
9° | BYD Yuan | 1.024 |
10° | Volvo XC40 | 804 |
Quem liderou as vendas de carros elétricos com enorme vantagem foi o BYD Dolphin Mini, com 21.968 unidades quando somadas as versões de quatro e cinco lugares. Ou seja: sozinho, representou mais de um terço das vendas de carros elétricos no Brasil em 2023.

O BYD Dolphin ficou na segunda posição entre os elétricos, com 15.001 unidades emplacadas ao longo de 2024, quanto descontadas as 211 unidades do Dolphin Plus. Fecha o pódio as 6.326 unidades do GWM Ora 03. Desse resultado, 3.707 unidades são da versão de entrada Skin e 2.619 são da versão GT, com bateria maior.

A BYD ainda detém a quarta posição com o sedã médio Seal e suas 3.528 unidades, enquanto o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos ao longo de 2023. Uma surpresa no Volvo é que 44,5% dos seus emplacamentos, ou 1.224 unidades, foram da versão topo de linha Ultra – que custa R$ 299.950.
Os carros híbridos mais vendidos do Brasil em 2024
Modelo | Emplacamentos | |
1° | GWM Haval H6 | 22.893 |
2° | BYD Song Plus | 18.029 |
3° | Toyota Corolla Cross Hybrid | 13.459 |
4° | BYD Song PRO | 9.671 |
5° | BYD King | 4.938 |
6° | Toyota Corolla Hybrid | 4.389 |
7° | Volvo XC60 | 3.263 |
8° | Toyota RAV4 | 2.458 |
9° | Caoa Chery Tiggo 7 Hybrid | 2.446 |
10° | Fiat Fastback Hybrid | 2.402 |
Em nosso ranking, juntamos todas as versões do GWM Haval H6, mesmo a GT que tem carroceria diferente mas o mesmo conjunto mecânico do PHEV34. Desta forma, o GWM foi o híbrido mais vendido do Brasil em 2023.

Dividindo os dados da ABVE, o Haval H6 mais vendido foi o HEV2, versão de entrada, que somou 7.098 unidades. Na sequência veio a versão PHEV19, lançada em 2023, com 5.409 unidades, enquanto o PHEV34 teve 5.405 emplacamentos. O Haval H6 GT respondeu por 4.981 unidades.

No caso dos BYD Song, assumimos que os Song Plus são carros completamente diferentes dos Song Pro. Porque são, de fato. As 18.029 unidades do Song Plus contemplam os 121 emplacamentos do novo Song Plus Premium, e ajudam a estabelecer o SUV na segunda posição no ranking de carros híbridos.

A terceira posição é do Corolla Cross Hybrid, sendo que 90% das vendas do SUV correspondem à versão topo de linha XRX. No caso do BYD Song Pro, a separação entre versões é mais normal: dois terços dos 9.671 carros emplacados são da versão topo GS, enquanto um terço (ou 3.175 carros) foram da versão de entrada GL.

O BYD King fecha o top-5 com 4.938 unidades, 549 unidades à frente do Corolla Hybrid. Interessante é que as vendas das suas duas versões foi bastante próxima: a versão GS respondeu por 53,4% dos emplacamentos (2.638 unidades) enquanto o King GL ficou com 46,6% (2.300 unidades).