O Toyota Yaris Cross está confirmado para estrear no Brasil em 2024, já com produção nacional. Enquanto isso, na Europa, onde existe desde 2021, o modelo ganhou telas maiores, reforço no isolamento acústico e uma nova opção de motorização híbrida, mais potente. Não se anime, porém: o Yaris Cross brasileiro será diferente do europeu e seguirá o comercializado na Indonésia.
Pelo menos a mecânica dos dois carros é semelhante, especialmente agora que o modelo europeu ganhou opção de 1.5 híbrido mais potente.
Na aparência, a linha 2024 do Yaris Cross na Europa pouco muda. Por fora, há apenas uma nova opção de cor (azul Juniper) e novas rodas de 18 polegadas. Seguem os faróis e as lanternas em led, além da carroceria com vincos bem marcados.
Há mais novidades no interior, incluindo equipamentos extras. O quadro de instrumentos é sempre digital, com 7 ou 12,3 polegadas, e a central multimídia, que agora tem atualizações remotas e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, pode ter 9 ou 10,4 polegadas.
O compacto também atualiza seu pacote de itens tecnológicos de segurança e condução. Ele passa a ter sistema pré-colisão, supressão de aceleração, lembrete de esquecimento de objetos e crianças no banco traseiro e monitoramento lateral para abertura segura das portas, e atualiza as câmeras, o radar e o piloto automático adaptativo, que prometem funcionamento otimizado.
Além de equipamentos, o Toyota Yaris Cross europeu também ganha novos revestimentos e um reforço no isolamento acústico e na vibração, visando maior conforto dos ocupantes. A Toyota adicionou um amortecedor dinâmico no suporte esquerdo do motor, um ressonador na mangueira de admissão, isolamento de camada tripla atrás do quadro de instrumentos e vidro mais espesso no para-brisa e nas janelas laterais.
Na motorização híbrida, o modelo segue combinando um motor 1.5 aspirado a outro elétrico, assim como será no Yaris Cross brasileiro. Por lá, porém, o SUV compacto já oferecia uma configuração com 116 cv combinados. A novidade fica para um ajuste mais potente, que convive com o já existente.
O Hybrid 130 entrega 132 cv combinados e promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos – 0,4 a menos que nas versões de entrada, menos potentes.
Para o modelo brasileiro (veja foto abaixo), a combinação entre os motores 1.5 e elétrico deverá render próximo dos 116 cv da versão de entrada europeia. Na Indonésia, o conjunto entrega 112 cv combinados, sendo 80 cv do motor elétrico e 75 cv do motor 1.5 aspirado. Por aqui, no entanto, o SUV será um híbrido flex e também poderá beber etanol, além da gasolina.