O Toyota GR Yaris recebeu uma grande atualização para 2024. Agora, o esportivo terá também a opção transmissão automática sequencial de oito velocidades. Antes, havia apenas o câmbio manual de seis marchas, como no seu ‘irmão maior’ GR Corolla.
O novo câmbio foi especialmente desenvolvido pela Team Gazoo Racing (TGR), com intuito de trazer uma experiência de esportividade intensa até para os motoristas menos experientes e que não estão acostumados com câmbio manual.
Para chegar ao patamar desejado pela equipe, a transmissão foi exaustivamente testada em diversos lugares, como nas estradas congeladas da Finlândia e até no Campeonato Japonês de Rali, o que gerou o “lema” do projeto: “obrigado por quebrá-la”.
Outro detalhe interessante sobre os testes do novo câmbio é que, não apenas os pilotos profissionais puderam testá-la, como também amadores, através do TOYOTA GAZOO Racing Rally Challenge. Dessa forma, a TGR pode atingir a velocidade ideal de troca de marchas, melhorando a esportividade do carro para aqueles sem experiência.
Quem gere o câmbio é um software capaz de identificar não só os elementos básicos que envolvem a mudança de marchas, como aceleração, desaceleração e força G, como também a maneira como o motorista pisa no freio e opera o acelerador. Assim, o sistema consegue “adivinhar” as intenções dos motoristas, fazendo uma troca mais rápida. A ideia por trás disso é imitar a maneira como piloto profissional operaria o câmbio, se ele fosse manual.
O novo câmbio obrigou a equipe a fazer outras adições ao GR Yaris. Agora, os carros que forem equipados com ele contarão com um cooler para o fluido de transmissão, que pode ser vista nas entradas laterais do carro. A adição do novo câmbio não afeta muito no peso total do carro, acrescenta um total de 18,1 kg, sendo praticamente imperceptível.
Mas é possível melhorar ainda mais a refrigeração do carro, com o opcional “Cooling Package”. Esse pacote adiciona um sub-radiador, entrada de ar frio e pulverizador de intercooler e deixa o carro mais parecido com os modelos usados no automobilismo.
Houve, também, melhorias na rigidez da carroceria, aumentando os pontos de solda para deixar o carro mais estável, e na fixação da suspensão, que teve o número de parafusos que prendem os amortecedores à carroceria aumentado para três.
Tudo isso para aguentar o aumento de potência e torque gerado pelo motor 1.6 turbo de quatro cilindros. Agora, ele passa a ter 304 cv e 40,8 kgfm, ante 272 cv e 37,7 kgfm, como no GR Corolla. Esse upgrade só é possível graças aos pistões mais leves, o aumento de pressão da injeção direta e um novo sensor de pressão do ar de admissão.
Por fora, o GR Yaris também mudou. Foi adicionado um novo para-choque dianteiro para acomodar os novos coolers do câmbio automático, dando também uma cara mais agressiva para o carro.
Internamente o hot hatch foi totalmente redesenhado, agora o cockpit é totalmente voltado para o motorista. A central multimídia é a mesma do GR Corolla e tem 12,3”. Ela, assim como todo o painel, está 15 graus inclinada para o motorista. De acordo com a Toyota, essa nova disposição é inspirada nos ralis e permitiu mover os botões de partida e do pisca-alerta para um local de acesso mais fácil. Já os bancos, estão 15 mm mais baixos, para melhorar a ergonomia.
Muito provavelmente, as atualizações do GR Yaris possam chegar para o GR Corolla, mas não no modelo 2024, já que o mesmo já foi apresentado. Logo, só devemos ver o hot hatch rival do Civic Type-R com transmissão automática em 2025.