Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota GR Yaris 2024 recebe câmbio automático e chega aos 304 cv

Hot hatch ganha câmbio automático de oito marchas que simula o comportamento de um piloto profissional, ajudando principalmente os motoristas inexperientes

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 11 ago 2024, 12h48 - Publicado em 13 jan 2024, 18h52
GR YARIS
GR Yaris 2023 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O Toyota GR Yaris recebeu uma grande atualização para 2024. Agora, o esportivo terá também a opção transmissão automática sequencial de oito velocidades. Antes, havia apenas o câmbio manual de seis marchas, como no seu ‘irmão maior’ GR Corolla.

O novo câmbio foi especialmente desenvolvido pela Team Gazoo Racing (TGR), com intuito de trazer uma experiência de esportividade intensa até para os motoristas menos experientes e que não estão acostumados com câmbio manual.

Para chegar ao patamar desejado pela equipe, a transmissão foi exaustivamente testada em diversos lugares, como nas estradas congeladas da Finlândia e até no Campeonato Japonês de Rali, o que gerou o “lema” do projeto: “obrigado por quebrá-la”.

Continua após a publicidade
GR YARIS
(Divulgação/Toyota)

Outro detalhe interessante sobre os testes do novo câmbio é que, não apenas os pilotos profissionais puderam testá-la, como também amadores, através do TOYOTA GAZOO Racing Rally Challenge. Dessa forma, a TGR pode atingir a velocidade ideal de troca de marchas, melhorando a esportividade do carro para aqueles sem experiência.

Continua após a publicidade

Quem gere o câmbio é um software capaz de identificar não só os elementos básicos que envolvem a mudança de marchas, como aceleração, desaceleração e força G, como também a maneira como o motorista pisa no freio e opera o acelerador. Assim, o sistema consegue “adivinhar” as intenções dos motoristas, fazendo uma troca mais rápida. A ideia por trás disso é imitar a maneira como piloto profissional operaria o câmbio, se ele fosse manual.

Toyota Yaris GR 2024
(Divulgação/Toyota)

O novo câmbio obrigou a equipe a fazer outras adições ao GR Yaris. Agora, os carros que forem equipados com ele contarão com um cooler para o fluido de transmissão, que pode ser vista nas entradas laterais do carro. A adição do novo câmbio não afeta muito no peso total do carro, acrescenta um total de 18,1 kg, sendo praticamente imperceptível.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Mas é possível melhorar ainda mais a refrigeração do carro, com o opcional “Cooling Package”. Esse pacote adiciona um sub-radiador, entrada de ar frio e pulverizador de intercooler e deixa o carro mais parecido com os modelos usados no automobilismo.

TOYOTA GR YARIS TRANSMISSAO
Novo câmbio automático sequencial (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Houve, também, melhorias na rigidez da carroceria, aumentando os pontos de solda para deixar o carro mais estável, e na fixação da suspensão, que teve o número de parafusos que prendem os amortecedores à carroceria aumentado para três.

Toyota Yaris GR 2024
(Divulgação/Toyota)

Tudo isso para aguentar o aumento de potência e torque gerado pelo motor 1.6 turbo de quatro cilindros. Agora, ele passa a ter 304 cv e 40,8 kgfm, ante 272 cv e 37,7 kgfm, como no GR Corolla. Esse upgrade só é possível graças aos pistões mais leves, o aumento de pressão da injeção direta e um novo sensor de pressão do ar de admissão.

Continua após a publicidade

Por fora, o GR Yaris também mudou. Foi adicionado um novo para-choque dianteiro para acomodar os novos coolers do câmbio automático, dando também uma cara mais agressiva para o carro.

Toyota Yaris GR 2024
Novas entradas laterais tiveram que ser criadas para acomodar o novo sistema de refrigeração do câmbio automática (Divulgação/Toyota)

Internamente o hot hatch foi totalmente redesenhado, agora o cockpit é totalmente voltado para o motorista. A central multimídia é a mesma do GR Corolla e tem 12,3”. Ela, assim como todo o painel, está 15 graus inclinada para o motorista. De acordo com a Toyota, essa nova disposição é inspirada nos ralis e permitiu mover os botões de partida e do pisca-alerta para um local de acesso mais fácil. Já os bancos, estão 15 mm mais baixos, para melhorar a ergonomia.

Toyota Yaris GR 2024
(Divulgação/Toyota)

Muito provavelmente, as atualizações do GR Yaris possam chegar para o GR Corolla, mas não no modelo 2024, já que o mesmo já foi apresentado. Logo, só devemos ver o hot hatch rival do Civic Type-R com transmissão automática em 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.