Se você é dono de um Renault Duster ou um Suzuki Swift você está em perigo, afirma a Latin NCAP — filial latina do mais importante programa de avaliação da segurança veicular em colisões. Os resultados compõem o novo relatório da iniciativa, divulgado nesta sexta-feira (27).
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Entre os motivos para a pior nota possível estão a ausência de proteção lateral, tanto para corpo quanto cabeça dos ocupantes, com portas abrindo e colunas B invadindo o habitáculo e gerando danos aos manequins. “A abertura das portas requer ação imediata da Renault”, disse o Latin NCAP destacando o risco de que os passageiros sejam ejetados do carro em caso de batidas. Mas o pior não foi isso.
Nos testes de impacto frontal o SUV da Renault apresentou vazamentos de combustível, um problema tão grave que a instituição clamou um recall urgente tanto por parte da francesa quanto da romena Dacia, que desenvolve e comercializa o modelo no mercado europeu.
“O vazamento registrado (..) precisa ação da Renault não apenas para resolver o problema na linha de produção, mas para efetuar o recall em todas unidades vendidas que possuam, potencialmente, esse problema”, disse o órgão em comunicado.
Ocupantes adultos também sofreram na segunda fileira, onde o Duster obteve a pior avaliação possível no efeito chicote, ocorrente quando há súbita aceleração do tronco que se movimenta enquanto a cabeça se mantém na posição original.
Uma sensação semelhante quando uma pessoa é empurrada pelas costas mas multiplicada pela energia de uma colisão de carros, o fenômeno zerou a pontuação a respeito da proteção cervical dos ocupantes traseiros.
Crianças em risco
Outro ponto delicado envolve crianças em cadeirinhas. Segundo o Latin NCAP, o sistema de fixação oferecido pela Renault foi capaz de evitar movimentos excessivos da cabeça para frente. “Entretanto, (o boneco de testes) mostrou contato da cabeça com o interior do veículo no rebote (da colisão), derrubando a nota da (proteção da cabeça) para zero”.
Outro aspecto que contribui para a menor nota possível foi a ausência de sistemas de segurança como a frenagem autônoma de emergência, capaz de frear o veículo automaticamente e evitar ou reduzir danos das colisões. Também não há alertas de cinto desafivelado e limitadores de velocidade, de modo que a pontuação dessa categoria veio exclusivamente do controle de tração, de série em todos os Duster vendidos no Brasil e bem avaliado pelo órgão de controle.
Críticas pesadas
O resultado do Duster do Suzuki Swift, que também obteve zero estrela na avaliação, trouxe duríssimas críticas do secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, que acusou as montadoras de cobrarem por recursos que são direitos do consumidor.
“É desapontador e preocupante desempenhos de segurança tão ruins. (..) Consumidores latino-americanos são forçados a pagar mais que o preço básico para ter as mesmas condições de segurança que Renault/Dacia e Suzuki oferecem de série em mercados como a Europa”, pontuou, citando que certas vezes sequer esses recursos são oferecidos na América.
“Segurança veicular básica é um direito que latino-americanos deveriam exigir sem pagar a mais, como é feito em economias maduras. Esses recursos agem como vacinas nas pandemias mais severas, como acidentes de trânsito. Consumidores têm o direito de receber a mesma vacina em qualquer lugar, sem pagar a mais por isso”, completou.
Renault se defende
Em nota, a Renault se justificou dizendo que o “teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019”.
O argumento da montadora se baseia na mudança de critérios do Latin NCAP (anunciada em setembro de 2019) como causa para a queda na avaliação.
Pronunciamento da Renault na íntegra:
Em relação ao teste do modelo Renault Duster divulgado pelo Latin NCAP em 27/08, a Renault do Brasil informa:
- O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
- Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes.
- É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.
- A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.
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