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Quanto custa manter um BYD Dolphin Mini de R$ 118.800?

Confira quais são os valores cobrados para diferentes componentes do elétrico, além de revisões, seguro e desvalorização

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 30 mar 2025, 17h16 - Publicado em 30 mar 2025, 11h00
BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini inaugura o segmento de carros elétricos para PCDs no Brasil  (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O BYD Dolphin Mini foi o elétrico mais vendido do país em 2024. Ele tem central multimídia, câmera de ré, sensores traseiros e até ajustes elétricos para o banco do motorista. Os R$ 118.800 são para a versão de quatro lugares, enquanto a de cinco é R$ 4.000 mais cara, custa R$ 122.800.

Ainda assim, é mais barato que muito hatch 1.0 turbo. A cesta de peças e o seu valor de seguro também não destoam muito dos carros a combustão na mesma faixa de preço. E as revisões são uma pechincha: apenas R$ 1.900.

Raio X Dolphin MInidfd
(Reprodução/Quatro Rodas)

 

Quanto custa para manter?

Revisões até 60.000 km: R$ 1.900
Seguro: R$ 3.311
Cesta de peça: R$ 19.371
Consumo (km/KWh): 12 (urb.) / 9,2 (rod.)

Ainda no primeiro semestre de 2025 o elétrico mais barato da BYD terá suas primeiras unidades nacionais montadas no complexo de Camaçari (BA).

O BYD Dolphin Mini nem é tão mini assim. São 3,78 m de comprimento ou 10 cm a mais que um Renault Kwid, o que não é grande. Mas na altura de 1,54 m e na largura de 1,71 m equivale a um Fiat Argo. O seu segredo está nos 2,50 m de entre-eixos (mesma medida dos primeiros Hyundai HB20), pois os balanços dianteiro e traseiro são curtinhos.

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BYD Dolphin Mini

Provavelmente, mal daria para colocar um motor a combustão sob o capô minúsculo, da mesma forma que o porta-malas de 230 litros (20 l menor que o Dolphin e sem iluminação) só leva uma mala grande e não traz tampão, nem o estepe – que o Dolphin tem.

Por fora, vale destacar os retrovisores (os mesmos do Dolphin, mas sem câmeras laterais) e maçanetas pintados, e as rodas que são de liga leve aro 16 (a medida dos pneus 175/55 R16 é inédita no Brasil, mas a BYD garante que importará mais deles para reposição). Não tem cara de “foi o que deu para comprar” como alguns modelos nessa faixa de preço.

BYD Dolphin Mini

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O Dolphin Mini ainda tem outra coisa que o brasileiro adora cobrar nos outros carros: freios a disco nas rodas traseiras, mas tão pequenos que são pouco maiores que um CD. O freio de estacionamento é eletrônico e tem função auto-hold.

O que não dá para negar é que qualquer outro hatch automático à venda no Brasil tem mais de 100 cv. O motor elétrico do Dolphin Mini, porém, gera 75 cv como o motor 1.0 de um Fiat Argo. Isso não inspira muitas emoções, mas o torque de 13,8 kgfm já equivale ao de um Argo 1.3. e, no chinês, essa é uma força disponível de forma imediata.

Dolphin Mini
Acabamentos rosa são todos macios, mas também há opção de azul (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Dolphin Mini é um carro com boa desenvoltura no trânsito urbano, ágil nas arrancadas e se defende muito bem até os 60 km/h. Prova disso é que a retomada de 40 a 80 km/h leva 6,1 s, enquanto um Fiat Argo 1.3 CVT (o automático mais barato do Brasil atualmente, por R$ 95.490, e um dos mais lentos) precisa de 5,5 s. De 60 a 100 km/h o Fiat precisa de 7,2 s e o BYD, de 9,4 s. O fôlego diminui conforme a velocidade aumenta, mas o desempenho em estrada ainda é melhor do que um compacto 1.0.

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Dolphin Mini
Banco dianteiro tem ajuste elétrico, mas não é necessário negociação para acomodar adultos atrás. Porta-malas tem 230 l (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em nossa pista, a aceleração de 0 a 100 km/h foi cumprida nos mesmos 14,9 s declarados pela fábrica. A velocidade máxima de 130 km/h se confirmou também. Não é comum as retas da nossa pista serem suficientes para chegar ao limite de velocidade dos carros.

Ficha Técnica – BYD Dolphin Mini

Motor: elétrico, diant., transv., 75 cv, 13,8 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica, 9,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.) com recuperação de energia
Pneus: 175/55 R16
Dimensões: compr., 378 cm; larg., 171 cm; altura, 154 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.160 kg; porta-malas, 230 l
Bateria: fosfato de ferro-lítio, Blade 38,8 kWh, autonomia de 280 km (Inmetro)
Carregamento: tipo 2 (AC) a 6,6 kW; CCS2 (DC) a 40 kW

Teste Quatro Rodas

Aceleração
0 a 100 km/h 14,9 s
0 a 1.000 m 36,9 s – 130,7 km/h
Velocidade máxima 130,7 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h 6,1 s
D 60 a 100 km/h 9,4 s
D 80 a 120 km/h 14,4 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 15,8/28,1/64,6 m
Consumo
Urbano 12 km/kWh
Rodoviário 9,2 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx. n/d / – dBA
80/120 km/h 60,6/74 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/H n/d
Volante 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$99.800
Garantia 5 anos

 

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