Já se passou quase um ano desde que a Porsche revelou o novo Cayenne, porém, uma variante crucial ainda não havia sido apresentada pela alemã: a GTS. A espera acabou e o modelo chega agora nas carrocerias SUV e cupê, com novos ajustes de suspensão, design mais esportivo e motor V8 biturbo atualizado.
Embora o modelo não seja tão potente como o Turbo S E-Hybrid ou tão focado nas pistas como o Turbo GT, o GTS (Gran Turismo Sport) ocupa uma posição intermediária tida como ideal por muitos entusiastas, já que ele combina boa dose de esportividade a uma praticidade de versão civil.
O destaque do Cayenne GTS é o motor V8 4.0 biturbo, que foi amplamente atualizado em relação ao modelo anterior. Agora, o SUV gera 493 cv e 67,3 kgfm, um aumento de 40 cv e 4 kgfm de torque.
O V8 é combinado exclusivamente a uma transmissão automática de oito marchas, que envia a potência para as quatro rodas através do sistema Porsche Traction Management (PTM). Semelhante ao usado na versão Turbo GT, o sistema tem um circuito de refrigeração separado, o que aumenta sua resistência durante uma condução mais severa, como em pistas.
O aumento de potência altera de forma ligeira o desempenho do novo Cayenne, que agora pode ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 275 km/h, segundo a Porsche.
Além das atualizações no motor, a suspensão pneumática padrão de duas câmaras com amortecedores adaptativos possui uma configuração específica para o GTS, ficando 10 mm mais baixa em comparação as versões regulares.
A direção também é melhorada através dos mesmos rolamentos de pivô usados no Turbo GT. O sistema de estabilização ativa de rolamento (Porsche Dynamic Chassis Control) é opcional, mas o Porsche Torque Vectoring Plus, de vetorização de torque, está incluso como padrão.
Obviamente, o GTS herda todos os elementos redesenhados no restante da linha atualizada do Cayenne, mas também incorpora toques sutis – mas distintos – para um visual mais esportivo. Os para-choques são exclusivos, mas remetem aos do Cayenne Turbo GT. Há também faróis e lanternas escurecidos, além de emblemas GTS nas portas e na porta traseira, e acabamento em bronze escuro nas ponteiras de escape.
A pegada esportiva é reforçada pelos detalhes em preto brilhante do Pacote Sport Design, que é de série de série, e substitui os acabamentos na cor da carrocerias das versões anteriores do GTS.
Por fim, mas não menos importante, um novo conjunto de rodas de liga leve RS Spyder Design de 21 polegadas com acabamento em antracite e pinças de freio vermelhas completam o visual do Cayenne GTS. Como diferencial, o Cayenne GTS Coupé tem um aerofólio integrado que se ergue eletronicamente. Além disso, há disponível três pacotes que podem reduzir o peso do carro em até 25 kg, com foco no desempenho.
A cabine manteve o acabamento combinando couro e costuras em vermelho. Como nos interiores dos novos Cayenne, o GTS apresenta um quadro de instrumentos digital curvado, nova tela central e um display opcional para o passageiro, mas, para o Brasil não é possível utilizá-lo. Há ainda um sistema de som Bose Surround como padrão.
O Porsche Cayenne GTS 2025 estará disponível em breve para encomenda no exterior, mas chegará às concessionárias só mais tarde. A Porsche ainda não anunciou o modelo ao Brasil, mas é possível que ele chegue por aqui em 2025.