Picapes usadas rendem mais que Bolsa e são vendidas mais caras que 0km
Enquanto fábricas sofrem imensos problemas na produção, compradores têm pressa e aceitam pagar ágio para adquirir modelos seminovos sem demora
![comparativo picapes comparativo picapes hilux, amarok, ranger, s10, frontier](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/01/FLP4345-e1611006564449.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Crise e indústria automotiva poucas vezes estiveram tão juntas nos noticiários. Seja pela covid-19, desvalorização do real ou falta de matéria-prima, não faltam motivos para justificar a queda vertiginosa das vendas de carros no Brasil acompanhada da alta nos preços dos carros novos.
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Olhando apenas o setor de picapes, entretanto, a história parece outra e, ainda que as vendas de caminhonetes também tenham diminuído em relação a 2019, a demanda é tão alta que as fábricas vêm tendo dificuldade de atendê-la.
O resultado, por consequência, foi a valorização dos usados, mais caros que unidades novas, indica análise exclusiva da Kelley Blue Book Brasil.
Mais rentável que Bolsa de Valores
![Nova Fiat Strada 2021 Nova Fiat Strada 2021](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Nova-Fiat-Strada-2021-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em meio ao caos, as picapes contaram, principalmente, com uma ajuda do agronegócio, que segue atendendo a demanda interna e ampliando suas exportações. Ao mesmo tempo, os modelos seguem visados por outros setores da economia, ainda mais atraídos por lançamentos como a nova Fiat Strada e o facelift da Toyota Hilux.
Se o preço médio elevado aparentemente depõe contra, na verdade isso significa também que os compradores particulares possuem renda média ampliada, sendo menos suscetíveis às crises.
![Nova Hilux 2021_14 Motor ganhou 2.8 diesel agora tem 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Nova-Hilux-2021_14.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A conta começa a não fechar quando, ao mesmo tempo de tudo isso, as fábricas enfrentam problemas nas suas linhas de produção; seja por falta de chips, pelo dólar alto ou lockdowns. Marcas como Chevrolet, Volkswagen e Honda, por exemplo, tiraram o pé do acelerador, aumentando os prazos de entrega. O mesmo vale para a produção dos Fiat em Betim.
QUATRO RODAS sentiu as consequências na prática e, para adquirir a Strada de Longa Duração, foram extensas negociações e prazos de até cinco meses. Após muitas tratativas, encontramos uma unidade em Santos (SP).
Segundo veículo mais vendido do Brasil em 2021, não surpreende que a Strada lidere o ranking de valorização da KBB, com preço-médio de revenda 3,37% maior que na concessionária.
A versão Endurance de cabine simples, por exemplo, é revendida a R$ 71.411, contra R$ 68.988 da tabela – 3,51% de valorização. Uma Volcano CD é cotada a R$ 88.942, frente ao valor zero-km de R$ 86.111.
Se fosse um papel da Bolsa, a Strada superaria com folga o índice Ibovespa (-3,52% no ano), além de empresas como Petrobrás e Vale no desempenho desde o início de 2021.
O fator novidade também vale para a Hilux, cuja versão repaginada tem aumento médio de 2,04% no período. O modelo SRX é, inclusive, líder de valorização nominal, custando, usado, R$ 5.545 a mais que o novo.
Completando a lista das queridinhas, há a Volkswagen Amarok (0,57%) com seu notável V6 e a Renault Duster Oroch (3,27%).
Especialista em análises do mercado, a própria KBB reforça que o Brasil vive situação atípica, estimulando o estudo. A empresa destacou o “desequilíbrio entre a oferta e demanda e os impactos da pandemia no fornecimento de matéria-prima para a produção de veículos”.
![Nova VW Amarok V6 2021 Amarok Extreme Black Style](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/10/FLP1717_v2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como muitas vezes os compradores não podem esperar, optam por um modelo pouco rodado, abrindo mão do cheirinho de carro novo e pagando, na prática, um ágio salgado.
Sem perspectivas claras quanto aos problemas atuais, a condição inusitada deverá permanecer por mais algum tempo, se estendendo, aos poucos, para modelos como o Onix, cuja produção encontra-se suspensa.
![projeca-fiat-toro-2022-reestilizada-1024×597 Projeção Fiat Toro 2022](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/12/projeca-fiat-toro-2022-reestilizada-1024x597-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A chegada de novas picapes, como a próxima Fiat Toro, também deve agitar o setor. Chance única para revender alternativas seminovas, com baixa quilometragem, e ainda embolsar uma grana.
Picapes novas que mais se valorizaram em 2021 no Brasil
MODELO | VALORIZAÇÃO | PREÇO DO ZERO-KM | PREÇO DO USADO | DIFERENÇA |
Fiat Strada | 3,37% | R$ 79.060 | R$ 81.725 | R$ 2.665 |
Renault Duster Oroch | 3,27% | R$ 87.694 | R$ 90.561 | R$ 2.867 |
Toyota Hilux | 2,04% | R$ 196.683 | R$ 200.700 | R$ 4.017 |
Volkswagen Amarok | 0,57% | R$ 252.291 | R$ 253.731 | R$ 1.440 |
Ford Ranger | -1,95% | R$ 182.430 | R$ 178.878 | R$ 3.552 |
Volkswagen Saveiro | -4,56% | R$ 76.933 | R$ 73.427 | R$ 3.506 |
Chevrolet S10 | -6,92% | R$ 193.548 | R$ 180.160 | R$ 13.388 |
Fiat Toro | -7,33% | R$ 149.833 | R$ 138.852 | R$ 10.981 |
Mitsubishi L200 | -11,88% | R$ 201.537 | R$ 177.596 | R$ 23.941 |
Chevrolet Montana | -15,04% | R$ 79.141 | R$ 67.237 | R$ 11.904 |
Nissan Frontier | -18,35% | R$ 208.726 | R$ 170.426 | R$ 38.300 |
Os valores informados foram coletados diretamente no site kbb.com.br com localização em São Paulo e referência de março de 2021. As médias de preços se referem a um cálculo aritmético levando em conta todas as versões do modelo selecionado.
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![CAPA743 CAPA743](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/03/CAPA743.png?&w=1024&crop=1)