Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Picape Maverick será menor que uma Ford Ranger e terá motor 2.0 do Fusion

Picape média inédita terá carroceria monobloco como a Fiat Toro e será lançada em 2021

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 set 2020, 13h16
FordMaverick.Ranger15 (1)
(Maverick Chat/Reprodução)

A Ford estudou bastante o mercado norte-americano antes de relançar a Ranger por lá, em 2018, após hiato de 7 anos. É que em um país onde a gigante F-150 é o veículo mais vendido, a Ranger – que por aqui é uma das maiores picapes médias – é considerada uma picape pequena. A inédita Ford Maverick será ainda menor que ela.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Isso fica bem claro nos flagras publicados no fórum Maverick Chat. A Maverick é uma picape visivelmente mais baixa e até mais urbana que a Ranger.

Além da menor distância livre do solo, suas caixas de roda são menores, o que implicaria em menor curso da suspensão. O comprimento total e o tamanho da cabine das duas, porém, são semelhantes.

Ford Maverick Picape média Ranger (2)
(Maverick Chat/Reprodução)
Continua após a publicidade

Na prática, a Ford Maverick estará mais próxima de uma Fiat Toro do que de uma picape média convencional. Isso porque ela também terá carroceria monobloco (e não uma cabine independente da caçamba com ambas montadas sobre um chassi de longarinas).

Ford Maverick Picape média Ranger (3)
(Maverick Chat/Reprodução)

Tal solução reduz peso, melhora a dinâmica de condução em ambiente urbano, o consumo e também otimiza o custo de produção.

Ford Maverick Picape média Ranger (1)
(Maverick Chat/Reprodução)
Continua após a publicidade

Sua plataforma será a mesma da nova geração do Focus, que também foi emprestada aos SUVs Escape e Bronco Sport. Mas será fabricada no México, ao contrário dos outros dois, fabricados nos Estados Unidos. Isso poderia facilitar seu lançamento no Brasil se, hoje, o dólar não fosse a maior barreira.

Ford Maverick Projeção (1)
(Leandro Alvares/Overboost/Reprodução)

A Ford nem mesmo confirma o nome, ainda que tenha aparecido em vazamento da tampa da caçamba. A fabricante apenas diz que terá uma estreia importante em 2021 em uma categoria que onde não participa.

Ford Maverick Projeção (2)
(Leandro Alvares/Overboost/Reprodução)
Continua após a publicidade

Os rumores veiculados pela imprensa norte-americana apontam que a picape herdará até mesmo os motores do Bronco Sport. Em outras palavras, terá 1.5 turbo de três cilindros nas versões de entrada, com 184 cv e 26,3 kgfm de torque, e o quatro cilindros 2.0 turbo de 248 cv e 38 kgfm (conhecido do extinto Fusion) nas mais caras. O câmbio seria o automático de oito marchas.

Ford Maverick Picape média Ranger (2)
(Maverick Chat/Reprodução)

Não há informações sobre uma versão diesel – que existe na Fiat Toro brasileira – mas o uso do 2.0 EcoBlue do Focus europeu pode ser uma opção. Mas o flagra revela suspensão traseira por eixo de torção, que será padrão pelo manos nas versões com tração dianteira – as 4×4 teriam, obrigatoriamente, sistema multilink na traseira. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 737 60 anos

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.