A Hyundai adotou uma postura extrema para mostrar que a qualidade do Sonata produzido na Coreia do Sul é tão alta quanto a do Sonata fabricado nos Estados Unidos. Num evento promovido em sua sede asiática, a montadora colocou os dois modelos literalmente frente a frente, promovendo uma colisão entre eles.
Uma arena foi preparada na cidade de Asan para garantir que nenhuma pessoa se ferisse durante o teste. De um lado, o Sonata Turbo feito no Alabama (EUA) com carroceria vermelha, e do outro, o Sonata Turbo local com carroceria azul. A Hyundai programou a velocidade de ambos para 35 milhas por hora (56 km/h) no momento do impacto.
Com o sinal verde para o início do teste, veio o consequente impacto. O resultado verificado, de acordo com a montadora, não surpreendeu: os bonecos colocados no banco do motorista de cada um dos carros tiveram o mesmo nível de “ferimentos”. Do mesmo modo, foi verificado que os danos à estrutura do sedã foram praticamente idênticos nos dois carros. Especialistas na indústria automotiva e jornalistas/blogueiros segmentados tiveram a oportunidade de conferir o resultado final de perto.
Vale mencionar que a mobilização da Hyundai em torno desse teste se deu depois de uma pesquisa de satisfação feita por ela em seu mercado de origem, na qual se descobriu que 74% dos clientes acreditavam que havia diferenças entre os carros feitos na Coreia do Sul e nos modelos montados em outros países.
Veja abaixo o vídeo do teste:
VEJA MAIS– Por dentro de um crash-test– Avaliações do Latin NCAP serão mais rigorosas a partir de 2016