Novo Toyota C-HR será híbrido com design mais empolgante que Corolla Cross
Ainda não há muitas informações, mas o SUV terá versões plug-in e híbrida leve, que podem usar mecânicas do Corolla Cross e do Prius
Em vez do Corolla Cross, o principal SUV da Toyota é o C-HR. Após 5 anos à venda, a fabricante japonesa continua os ensaios para uma mudança radical do SUV. A primeira delas foi o conceito Small SU EV, apresentado pela marca no final de 2021. O segundo protótipo acaba de ficar pronto.
Além do visual mais moderno, o chamado Toyota C-HR Prologue tem dianteira muito parecida com o primeiro conceito, trazendo faróis finos e em forma de C. A principal diferença está na grade, que manteve o desenho do protótipo, mas adotou a cor preta, excluindo os antigos detalhes em cinza.
Em relação ao C-HR atual, o Prologue traz mais vincos nas laterais, deixando-o menos arredondado e mais geométrico. Na traseira, chama a atenção o novo conjunto de luzes, que acompanham e contornam o caimento do teto. As cores foram outra ousadia da Toyota, misturando cinza, preto e detalhes em amarelo.
Infelizmente, a Toyota ainda não divulgou imagens do interior, mas garantiu que o novo C-HR será “mais espaçoso e prático que o anterior”. É provável que ele tenha itens mais tecnológicos e uma central multimídia maior.
Nesta nova geração, a intenção é que o SUV seja lançado apenas com motorizações híbridas plug-in e leve. Será uma forma de complementar o catálogo de modelos híbridos no continente europeu. Na China, o SUV compacto tem uma versão totalmente elétrica, mas a montadora não disse se ele será atualizado para a nova geração.
A Toyota também não especificou dados sobre o trem de força e baterias. É possível que o C-HR Prologue use uma versão atualizada da arquitetura TNGA-C, com motorização semelhante a do novo Prius na sua versão plug-in (283 cv e autonomia elétrica em torno dos 60 km). Isso abre margem para que o SUV traga o sistema de carregamento solar, que no monovolume pode gerar até 1.250 km de autonomia por ano.
Para a variante híbrida leve, a suspeita é que o C-HR use um conjunto semelhante ao do Corolla Cross europeu, que chega a ter 197 cv e 21 kgfm. Mas, para os dois casos, os números de potência, torque e consumo podem variar, já que trata-se de um modelo com dimensões diferentes.
Por falar em dimensões, o C-HR Prologue parece ter ficado um pouco menor em relação a versão atual, o que o colocaria logo abaixo do Corolla Cross e acima do Yaris Cross. O visual segue a linha de design atual da Toyota para os modelos híbridos, deixando-o mais ousado e esportivo.
O Toyota C-HR Prologue irá substituir a geração atual nas linhas e produção da fábrica da Toyota na Turquia. Já as baterias serão produzidas em outra planta, também europeia, com as células sendo importadas. Não há informações sobre a venda em outros mercados. No passado, o CH-R chegou a ser esperado no Brasil, mas sua vinda foi cancelada pela fabricante.
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro