Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Maserati GranTurismo até tem opções V6, mas o mais potente é elétrico

Nova geração do GT da Maserati tem opções mecânicas para todos os gostos, mas o mais potente e rápido é elétrico

Por Redação
Atualizado em 3 out 2022, 20h19 - Publicado em 3 out 2022, 20h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de ter sido revelado em sua inédita versão elétrica, agora a nova geração do Maserati GranTurismo surge em sua nova geração com motor a combustão. Não é tão potente, mas também é baseado em uma nova plataforma, modular, e tem motores a gasolina de última geração. 

    Fazendo jus ao nome, o Maserati GranTurismo mantém o longo capô e as formas sensuais da carroceria que ainda remete à primeira geração, lançada em 2007. A revolução visual vem nos faróis mais verticais e nos vincos do capô mais marcados, acompanhando os outros carros da marca italiana. A grade dianteira em posição baixa permanece, mas agora a logo de tridente é impressa em 3D.

    Maserati GranTurismo Trofeo
    Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)

    Com a adoção de uma nova plataforma modular também houve uma revolução mecânica. Desta vez o GranTurismo tem tração nas quatro rodas com um diferencial traseiro com bloqueio eletrônico.

    Compartilhe essa matéria via:

    Quanto aos motores, o V8 4.7 de 454 cv fabricado pela Ferrari virou história. Em seu lugar há o moderno V6 3.0 biturbo Nettuno, também usado pelo Maserati MC20, e repleto de tecnologias como desativação de cilindros, mas sem o cárter seco do supercarro.

    Continua após a publicidade
    Maserati GranTurismo Trofeo
    Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)

    Este V6 está disponível em dois níveis de potência. O GranTurismo Modena tem 483 cv e o GranTurismo Trofeo, 549 cv. É a versão mais potente que vai de 0 a 100km/h em 3,5 segundos, ou 0,4 s mais rápido que a mais fraca. De toda forma, chega a ser até 1 s mais rápido que a geração anterior. As velocidades máximas vão de 302 km/h a 320 km/h.

    Maserati GranTurismo Trofeo
    Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)

    Já o GranTurismo Folgore, a versão elétrica, tem baterias de 800V e capacidade de até 83 kWh, que aceita carregamento a até 270 kW. Sua autonomia, de acordo com a Maserati, será de até 400 km. Parece otimista, pois o Folgore tem três motores elétricos.

    Continua após a publicidade
    Maserati GranTurismo Trofeo
    Maserati GranTurismo Trofeo (Divulgação/Maserati)

    Um aciona o eixo dianteiro, os outros acionam individualmente cada roda traseira. Os três somam 750 cv, com opção de acionamento selecionável que concentra o uso nos motores traseiros. O Folgore seria capaz de cumprir o zero a 100 km/h em 2,7 segundos e chegaria aos 200 km/h em 8,8 segundos.

    Maserati GranTurismo Folgore
    Maserati GranTurismo Folgore (Divulgação/Maserati)

    Todos os Maserati GranTurismo têm suspensão dianteira independente duplo A e conjunto traseiro multilink. As molas pneumáticas e amortecedores adaptativos são padrão, para garantir conforto e esportividade dependendo da situação. Há rodas dianteiras de 20” e traseiras de 21” escondendo os freios Brembo com pinças de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.

    Continua após a publicidade
    Maserati GranTurismo Folgore
    Maserati GranTurismo Folgore (Divulgação/Maserati)

    O interior ainda não foi mostrado, porém deve ser inspirado no MC20 e no SUV Maserati Grecale. O interior do GranTurismo deve ter materiais extravagante, tampouco espaço nos bancos traseiros.

    Maserati GranTurismo Modena
    Maserati GranTurismo Modena (Divulgação/Maserati)

    O novo Maserati GranTurismo é apresentado como linha 2024 e estará disponível como coupé e conversível, conhecido como GranCabrio. Mesmo que as versões topo de linha de variantes a gasolina e elétrica sejam oferecidas, elas não estarão disponíveis quando o veículo for lançado, correndo risco de não chegar até o modelo do ano 2025.

    Continua após a publicidade
    Maserati GranTurismo Modena
    Maserati GranTurismo Modena (Divulgação/Maserati)

    O preço base do GranTurismo Modena deve começar em US$ 200.000 (cerca de R$ 1 milhão). Já o Trofeo será mais caro, mas não tanto quanto o GranTurismo Folgore, elétrico.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.