Carro popular da Toyota é rival do Kwid por menos de R$ 50.000
Toyota Vitz renasce como carro popular para a África por 9.900 dólares, mas é derivado do Suzuki Celerio indiano
O Toyota Vitz foi um dos carros mais baratos da Toyota de 1999 a 2019, quando assumiu o nome Yaris no Japão – como no resto do mundo. Agora ele está de volta, ou melhor, seu nome está de volta em um novo carro para mercados da África.
Esta nova geração do Toyota Vitz é, na verdade, um Suzuki Celerio da geração lançada em 2022. Não se deram o trabalho nem de criar uma nova grade para o hatch compacto, pois mudaram apenas os logotipos por dentro e por fora do carrinho.
As dimensões são semelhantes as do Renault Kwid, que é um dos seus maiores concorrentes. Tem 3,69 m de comprimento 1,65 m de largura, 1,55 m de altura e 2,43 m de entre-eixos.
A mecânica é de origem Suzuki. O motor é um três-cilindros 1.0 de 67 cv e 9 kgfm, que pode ser combinado com câmbio manual ou automatizado AGS, ambos de cinco marchas.
Fabricado na Índia, o Toyota Vitz começa a ser vendido na África do Sul neste mês com preço inicial de 9.900 dólares, ou R$ 49.152 ao câmbio atual antes dos impostos. É 500 dólares mais barato que o Toyota Agya, um hatch de origem Indonésia e projeto de 12 anos atrás, quem ele substitui. Mas o Suzuki Celerio é ainda mais barato: custa 9.550 dólares.
Outros mercados africanos receberão o Toyota Vitz nos próximos meses.