De Kwid e Mobi a HB20: quais são os carros 2023 mais baratos do Brasil?
Na última semana do ano, apenas três modelos seguem abaixo dos R$ 70.000 no mercado brasileiro
“Qual é o carro mais barato do país?”. Esta é, sem dúvidas, uma das perguntas mais recorrentes quando o assunto é automóvel – principalmente considerando a disparada dos preços iniciada durante a pandemia da Covid-19. Portanto, caso você tenha perdido as referências e busca por um carro novo de entrada, estamos aqui para ajudar.
Apesar da tendência de alta e de sucessivos reajustes, 2022 também registrou uma queda nos valores quando o Governo reduziu o IPI para carros novos. Meses depois, os preços voltaram a subir.
Além da montanha russa do mercado geral, Fiat Mobi e Renault Kwid também disputaram durante todo o ano pelo posto de carro mais barato do país, com diferenças na casa das centenas de Reais. Mas o ano chegou ao fim com um vencedor na disputa.
Veja abaixo os dez carros novos mais baratos do Brasil, considerando suas possíveis variações de motorizações, câmbios e versões, segundo as tabelas vigentes das marcas na última semana de 2022.
10º – Hyundai HB20 Sense 1.0: R$ 78.290
O HB20 entra por pouco na lista com sua versão de entrada, Sense, que é a mais cara, mas com itens exclusivos por aqui. Equipado com motor 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm, sempre com câmbio manual, o modelo vai muito bem em segurança: tem seis airbags (o único da lista), ESP, assistente de partida em rampa e piloto automático (também único da lista).
Há ainda ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço com calotas de 14 polegadas, rádio com Bluetooth e dois alto-falantes.
9º – Renault Stepway Zen 1.0: R$ 77.990
Até então inédita na linha Stepway, a nova versão com motor 1.0 foi a responsável por decretar o fim do nome Sandero no Brasil. O motor é o conhecido 1.0 SCe aspirado de até 82 cv e 10,5 kgfm, sempre unido a um câmbio manual de cinco marchas, e o espaço interno é um dos grandes trunfos do modelo, com porta-malas de 320 litros.
Por R$ 77.990, o aventureiro mira no novo Citroën C3 e tem, de série, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, start-stop, luzes diurnas em led e quatro airbags. As rodas de liga leve da versão 1.6 mais cara são substituídas por calotas de 15 polegadas.
8º – Citroën C3 Live Pack 1.0: R$ 77.990
Configuração intermediária da gama 1.0 do novo C3, a Live Pack tem itens como central multimídia com Android Auto, Apple CarPlay e uma grande tela de 10 polegadas, detecção de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, luzes diurnas halógenas e calotas de 15 polegadas.
Ao contrário do Stepway, com quem empata em preço, o C3 tem apenas dois airbags, mas repete o foco no espaço interno e para bagagens do rival. No porta-malas, por exemplo, são 315 litros de capacidade – apenas 5 a menos que no Renault.
7º – Fiat Argo 1.0: R$ 76.290
Dono do motor que equipa o novo C3, que aparece duas vezes nesta lista (spoiler!), o Argo segue com seus 75 cv e 10,7 kgm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. A versão de entrada, aqui listada, não tem sobrenome e tem uma lista de equipamentos de série enxuta.
Conte com ar-condicionado, travas elétricas, rodas de aço com calotas de 14 polegadas, direção elétrica, airbag duplo, retrovisores com ajustes manuais, vidros elétricos dianteiros, volante com regulagem de altura e computador de bordo. Não há qualquer sistema multimídia.
6º – Renault Kwid Outsider: R$ 73.890
Sempre equipado com motor 1.0 de três cilindros com até 71 cv e 10 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas, o Kwid peca no espaço interno (em espaço lateral para todos os ocupantes e pernas para os traseiros, e porta-malas de 290 litros. Ele também não esconde economias como os polêmicos três parafusos nas rodas, o limpador único de para-brisa e a posição central dos botões dos vidros.
Mas vai bem na lista de equipamentos: tem quatro airbags de série em todas as versões. A versão Outsider tem itens como ar-condicionado, assistente de partida em rampas e luzes diurnas em led já presentes em outras configurações, mas se diferencia pela aparência mais aventureira, incluindo as rodas de liga leve de 14 polegadas.
5º – Fiat Mobi Trekking: R$ 70.990
O Mobi mais caro se diferencia, principalmente, pela aparência aventureira, que inclui calotas (de 14 polegadas) escurecidas e adesivos em preto, cinza e laranja nas laterais, na traseira, no capô e no teto. Entre os equipamentos, ele tem central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, airbag duplo e sensor de pressão dos pneus.
A mecânica do subcompacto da Fiat é defasada: ele é o único carro à venda no Brasil com motor 1.0 de quatro cilindros. Se trata do antigo Fire, com até 74 cv e 9,7 kgfm, acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas e de uma, também defasada, direção hidráulica. O porta-malas é ainda menor que o do Kwid: são 200 litros.
4º – Renault Kwid Intense: R$ 70.540
Configuração intermediária do Kwid, a Intense é a primeira com central multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay via cabo), abertura elétrica interna e a distância do porta-malas, chave canivete, computador de bordo e retrovisores elétricos de série.
Além destes itens, conte também com ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, quatro airbags, assistente de partida em rampas e start-stop.
3º – Citroën C3 Live 1.0: R$ 69.990
A versão mais barata do novo C3 – e única abaixo dos R$ 70.000 – repete o motor da versão Live Pack, mais acima, mas perde equipamentos. O motor é o mesmo do Fiat Argo, o 1.0 de até 75 cv e 10,7 kgm, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Entre os equipamentos, ele tem ar-condicionado, detector de pressão dos pneus, calotas de 15 polegadas, luzes diurnas halógenas e dois airbags. Em relação às versões mais caras, perde em detalhes de acabamento e conectividade, já que vem apenas com pré-disposição para rádio. Nenhum sistema de áudio vem instalado no modelo.
2º – Fiat Mobi Like – R$ 67.490
Segundo colocado do ranking, o Mobi Like tem ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e rodas de aço com calotas de 14 polegadas. Ao contrário da versão Trekking, que aparece logo acima, o Like não tem sistema de som. A mecânica é a mesma, com motor 1.0 Fire e direção hidráulica.
1º – Renault Kwid Zen – R$ 66.590
O título de carro mais barato do Brasil em 2022 fica para o Renault Kwid em sua versão de entrada, Zen, que parte de R$ 66.590. Com o mesmo motor 1.0 de até 71 cv das mesmas versões, o subcompacto mais barato tem ainda quatro airbags, sistema start-stop, ar-condicionado, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, luzes diurnas em led e direção elétrica.
As baixas ficam por conta do rádio mais simples, com Bluetooth, USB e dois alto-falantes, retrovisores com ajustes manuais, abertura mecânica do porta-malas e maçanetas pretas na carroceria.