Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Neto do fundador da Toyota renuncia e marca terá novo CEO

Há 14 anos no cargo, o neto do fundador da Toyota vinha sendo criticado por sua lenta adesão aos veículos elétricos movidos a bateria

Por João Vitor Ferreira
27 jan 2023, 17h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Durante uma live, o CEO da Toyota, Akio Toyoda, anunciou que renunciará ao cargo no dia primeiro de abril. Akio, que é neto do fundador da montadora, Kiichiro Toyoda, escolheu a dedo Koji Sato para ser sucessor. Este, hoje, acumula as funções de presidente da Lexus e da Gazoo Racing.

    Além de ser o homem de confiança de Toyoda, Sato também tem grande identificação com a montadora. Ele começou sua carreira na Toyota 1992, como engenheiro recém formado e foi subindo no escalão da empresa, trabalhando diretamente nos projetos do primeiro Prius e do Corolla. Na opinião do futuro ex-CEO, Sato, de 53 anos, estaria mais apto para comandar a empresa no período de transição dos motores a combustão para tecnologias mais limpas.

    Koji Sato
    Koji Sato atuava como presidente da divisão esportiva, Gazoo Racing, e da marca de luxo, Lexus (Divulgação/Toyota)

    No cargo desde 2009, Akio Toyoda, vinha sendo criticado por parte da empresa em relação à lenta adoção aos carros elétricos. Toyoda acredita fazer parte de uma “maioria silenciosa”, como ele mesmo descreveu recentemente, pois sua visão para o futuro abrange pesquisar e desenvolver outros meios de se chegar a emissão zero de carbono, através de híbridos ou de combustíveis alternativos, como vimos no Toyota Mirai movido a hidrogênio.

    Hidrogênio compõe 3/4 do Universo, mas tê-lo no modo certo para abastecer o Mirai é um desafio
    Toyoda estava sendo criticado por parte da Toyota, que cobrava uma migração mais rápida para os elétricos a bateria. Porém, o CEO prefere investir em fontes alternativas, como as células de hidrogênio do Toyota Mirai (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    Apesar da mudança, é provável que a política em relação aos elétricos se mantenha a mesma. “Não será uma substituição imediata para veículos elétricos, mas é bom que as pessoas saibam que existem outras opções disponíveis quando o aumento de EVs eventualmente se estabiliza.”, disse Koji Sato em um evento na Tailândia no ano passado.

    Compartilhe essa matéria via:

    Em dezembro do ano passado, o próprio Toyoda apresentou um protótipo elétrico da Hilux, desenvolvido pela divisão tailandesa da montadora. Paralelamente, a Toyota também está estudando usar a tecnologia do Mirai na picape, em projeto que está sendo tocado no Reino Unido.

    Continua após a publicidade
    Toyota Hilux elétrica
    Recentemente, um protótipo de uma Hilux elétrica foi apresentado pela divisão tailandesa da Toyota (grandprix.co.th/Reprodução)

    Apesar de estar fora da chefia da Toyota, Akio Toyoda ainda ocupará o cargo de Presidente do Conselho de Administração, substituindo Takeshi Uchiyamada. Sobre a chefia de Sato, espera-se uma política ambiental mais firme e uma aceleração na oferta de veículos elétricos, para que a montadora não se distancie de outras como GM e Tesla.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.