Mercedes CLA ganha cara nova e parte de R$ 156.900
Agora, o sedã de entrada da marca está disponível em quatro versões; configuração topo de linha, 45 AMG, passa a ter 381 cv
O Mercedes CLA chegou de cara nova ao Brasil. Seguindo as mesmas alterações visuais e mecânicas do hatch Classe A, o sedã agora é vendido em quatro versões diferentes e parte de R$ 156.900. Com esse preço, o modelo de entrada da marca deixa de sê-lo e fica mais caro que o Classe C, que começa em R$ 148.900.
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As modificações na aparência do CLA foram pontuais, com para-choques levemente redesenhados e nova iluminação no conjunto ótico. Os faróis passam a ser full-led e as lanternas (também inteiramente em leds) adotam uma nova composição interna. As rodas têm desenhos inéditos e são de 18 polegadas nas versões Urban, Vision e Sport, e 19 para a topo de linha 45 AMG. A cor azul Cavantiste, já oferecida para o Classe C, é novidade na linha CLA.
Por dentro, materiais e revestimentos foram revistos. As configurações Urban e Vision têm novo tecido preto ou cinza com costuras brancas ou azuis, enquanto a intermediária Sport tem material sintético preto e, a AMG, couro perfurado com detalhes em vermelho. A partir da versão Vision, o CLA é equipado com um novo sistema multimídia com Apple CarPlay, espelhamento de smartphones Android e tela de oito polegadas, além de teto solar panorâmico, câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas e sistema de estacionamento autônomo. Entre os itens de segurança, estão os sete airbags, detecção de cansaço do motorista, assistente de partida em subidas e controles eletrônicos de estabilidade e tração.
As duas primeiras versões, 200 Urban (R$ 156.900) e 200 Vision (183.900), são equipadas com o já conhecido motor 1.6 turbo flex de 156 cv e 25,5 mkgf, enquanto a 250 Sport (R$ 223.900) traz um 2.0 turbo de 211 cv com tração integral. As três configurações têm câmbio de sete marchas e dupla embreagem. Já a mais cara, 45 AMG (R$ 338.900), ganhou 21 cv em relação à linha 2016 e agora passa a entregar 381 cv e 48,5 mkgf, sempre com câmbio de sete marchas. Para a última, há limite eletrônico de velocidade de 250 km/h.
INVERSÃO DE PAPÉIS
Criado para ser o sedã mais barato da Mercedes-Benz, especialmente para atingir públicos mais jovens, o CLA teve sua estratégia desviada no meio do caminho. Lançado em 2014, o modelo chegou com preços acima dos R$ 150.000. Meses depois, a realidade bateu à porta e o sedã compacto passou a custar R$ 127.900 iniciais. Agora, na linha 2017, ele começa em R$ 156.900 e ultrapassa a tabela do irmão maior, Classe C, que não sai por menos de R$ 148.900. O degrau fica ainda maior com a segunda versão do CLA, a Vision, que custa R$ 183.900 e é mais cara que o C 200 Avantgarde, que custa R$ 180.900.
Os preços se apoiam em duas justificativas: equipamentos e imagem. De série, o CLA é equipado com faróis full-led, central multimídia com GPS, rodas aro 18 e partida do motor por botão, itens inexistentes no C 180 de entrada. O C 200 Avantgarde, R$ 3.000 mais em conta que o CLA 200 Vision, tem o mesmo nível de equipamentos do irmão menor, com assistente de estacionamento e teto solar (a roda continua sendo de 17 polegadas, porém).
Por outro lado, o C 200 entrega um motor 2.0 turbo de 184 cv, contra o 1.6 turbo de 156 cv do CLA 200. E ainda oferece mais espaço interno em todas as versões.
CLA 200 Urban | R$ 156.900 |
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CLA 200 Vision | R$ 183.900 |
CLA 250 Sport | R$ 223.900 |
CLA 45 AMG | R$ 338.900 |