Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Nacional e flex, Mercedes-Benz C 180 preserva virtudes e defeitos

Fabricado no Brasil, sedã adere à moda bicombustível sem mudanças na potência ou no visual

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 21h29 - Publicado em 11 ago 2016, 15h44
Mercedes-Benz C 180 Avantgarde FF 1
Pode procurar: o C 180 flex é exatamente igual ao modelo anterior ()

Até alguns anos atrás, era inimaginável pensar que a Mercedes-Benz venderia um carro nacional bicombustível no Brasil. O tempo passou e a marca alemã não só iniciou a produção local do Classe C em Iracemápolis (SP) como adaptou o C 180 à tecnologia flex. Batizado de C 180 FF (de Flex Fuel), o sedã já está à venda por R$ 148.900 na versão de entrada. Avaliamos a versão C 180 Avantgarde, oferecida por R$ 162.900.

Mercedes-Benz C 180 Avantgarde FF 1
Versão intermediária é bem equipada, mas peca ao não trazer itens simples, como a câmera de ré ()

Assim como a maioria dos modelos da marca, o Classe C prima pela discrição. Não há nenhum logotipo na carroceria identificando a motorização flex. Talvez porque nem seja necessário: embora possa ser abastecido com etanol, o motor 1.6 turbo segue entregando os mesmos 156 cv e torque máximo de 25,5 mkgf de antes.

Segundo a Mercedes-Benz, os motores flex (que também equipam as versões de entrada das Classes A, B e CLA) foram desenvolvidos na Alemanha exclusivamente para o mercado brasileiro. Algumas mudanças foram realizadas pela equipe de engenheiros da marca, incluindo a adoção de uma bomba de combustível com maior vasão e proteção contra corrosão, cabeçote com anéis de assentamento das válvulas reforçados e adaptação da central eletrônica do motor (ECU) para E100 com sensor de qualidade do combustível, entre outras mudanças.

Continua após a publicidade
Mercedes-Benz C 180 Avantgarde FF (interior)
Interior é confortável e elegante; na foto, cabine da versão Exclusive, com detalhes imitando madeira ()

Apesar das alterações, a marca diz que “nenhum dos sistemas originais do veículo foram alterados para aplicação da tecnologia” – incluindo o seletor de modos de condução e o start-stop, cujo funcionamento é o mesmo independente do combustível escolhido, ao contrário do sistema do BMW 320i ActiveFlex, que opera apenas com gasolina.

Embora seja o mais fraco dos sedãs de entrada alemães (o 320i tem 184 cv e o A4 Attraction possui 190 cv), o C 180 não peca pela falta de fôlego. Pelo contrário: o torque de 25,5 mkgf disponível a partir de 1.200 rpm dá agilidade ao Mercedes nas acelerações. Suspensão e direção são calibradas priorizando o conforto em vez da esportividade, mas nem por isso são moles demais. Pelo contrário: o comportamento da direção é bastante preciso, agradando até quem gosta de uma condução mais esportiva.

Mercedes-Benz C 180 Avantgarde FF 3
Design é o mesmo desde 2012, mas (ainda) não sentiu os efeitos do tempo ()
Continua após a publicidade

Salvo pelo desempenho (e a possibilidade de escolher entre dois combustíveis), o C 180 é o mesmo desde 2014. O design ainda é atual (e continua chamando atenção nas ruas) e o nível de conforto a bordo é bastante satisfatório.

Entre as deficiências, a mais grave delas surge na lista de itens de série: mesmo sendo uma versão intermediária, não há sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré nem sequer como opcionais, algo difícil de entender em um modelo premium. A falta de regulagens elétricas para ajustar distância e posição do banco do motorista também não combina com um modelo da estirpe de um Classe C. O espaço para as pernas no banco traseiro, que é apenas regular, é bastante prejudicado pela altura do túnel central, praticamente inviabilizando o transporte de um quinto passageiro.

Apesar das falhas pontuais, o C 180 é no geral um modelo bem equipado. São oferecidos de série itens como ar-condicionado digital bizona, sistema start-stop, seletor de modos de condução, sete airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com GPS, Bluetooth, sensor de chuva, faróis full led e piloto automático.

Mercedes-Benz C 180 Avantgarde FF 2
Principais rivais do C 180 são Audi A4 e BMW Série 3 ()
Continua após a publicidade

Mesmo com alguns deslizes, o C 180 segue sendo uma das compras mais indicadas para quem procura um sedã de luxo – e não se incomoda em pagar mais de R$ 160 mil por um veículo que nem é dos mais completos. Quem topar levará em troca um carro bom de dirigir, ágil e elegante em qualquer ocasião, como a grande maioria dos modelos Mercedes-Benz. E nem precisará se preocupar em ficar com um modelo desatualizado em mãos: afinal de contas, uma nova geração não deve estrear antes de 2018.

Ficha Técnica
Motor flex; diant.; longitud.; 4 cil.; 1.595 cm3; 16V; turbo; 156 cv a 5.300 rpm; 25,5 mkgf a 1.200 rpm
Câmbio Automático seq., 7 marchas, traseira
Direção elétrica; 2,7 voltas
Suspensão independente McPherson (diant.) / multilink (tras.)
Freios discos vent. (diant.) / discos sólidos (tras.)
Pneus 225/50 R17
Dimensões compr., 468,6 cm; altura, 144,2 cm; largura, 202 cm; entre-eixos, 284 cm; peso, 1.425 kg; tanque, 66 l 
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.