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Maior navio para carros do mundo é da BYD e usa baterias para ser eficiente

O quarto navio cargueiro RoRo da BYD é ainda maior e utiliza um sistema inovador com baterias para reduzir consumo e emissão de poluentes

Por Lucas Parente
Atualizado em 20 jan 2025, 17h20 - Publicado em 20 jan 2025, 15h15
BYD Shenzhen - navio (1)
 (Car News China/Reprodução)
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A BYD lançou recentemente o maior navio RoRo (transportador de carros) do mundo. Diferente dos três primeiros arrendados pela BYD, este pode transportar até 9.200 carros de uma só vez – contra 7.000 dos demais.

A nova embarcação, que leva o nome da cidade natal da BYD (Shenzhen), tem 219 metros de comprimento, além de 37,7 metros de largura. Sua velocidade máxima é de 34,3 km/h, dentro da média de navios cargueiros tradicionais.

O BYD Shenzhen é o quarto navio transportador de carros da BYD. O plano da empresa é ter oito RoRo’s até o início de 2026 para fomentar sua expansão global. Nós até já conhecemos um deles durante uma passagem no Brasil.

Navio Explorer 01, da BYD, quando atracou pela primeira vez no Brasil em maio de 2024
Navio Explorer 01, da BYD, quando atracou pela primeira vez no Brasil em maio de 2024 (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Mas o diferencial deste navio da BYD está em sua construção – ou tecnologia “embarcada”. De acordo com a empresa, este é o transportador de carros mais tecnológico do mundo.

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Ele combina 3 fontes de energia para funcionar: combustível marítimo tradicional (óleo combustível), Gás Natural Liquefeito (GNL) e baterias BYD Box, para aumentar a eficiência operacional. A montadora não entrou em detalhes sobre a atuação das baterias no sistema, mas, provavelmente, elas fornecem energia ao navio durante a atracação ou para reduzir o consumo de combustível. Este é o primeiro navio transportador do mundo a utilizar este sistema.

O primeiro transportador da BYD foi lançado há um ano, batizado como Explorer. Em dezembro de 2024 veio o BYD Changzhou, que teve como principal destino a Europa. E, na última semana, o BYD Hefei foi colocado em operação, podendo levar mais de 7.000 carros.

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BYD Shenzhen - navio (3)
(Car News China/Reprodução)

Apenas em 2024, a BYD exportou cerca de 417.000 veículos fabricados na China, um aumento de 71,9% em relação a 2023. E esse número crescerá em 2025, com a entrada em novos mercados e um foco maior na Europa.

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A BYD já tem metade de sua capacidade de exportação funcionando. Quando os oito navios RoRo estiverem prontos, o número de exportação da marca deve aumentar substancialmente.

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