O Lamborghini Huracan está morto e, com ele, o motor V10 aspirado. Conheça o seu substituto, o Lamborghini Temerario, o segundo esportivo eletrificado da marca e que, junto ao Revuelto e ao Urus SE, faz com que a fabricante tenha somente modelos híbridos à venda. E a empresa promete que o seu novo supercarro não fica devendo em nada.
A motorização é, sem dúvidas, o destaque. No lugar do V10, o Lamborghini Temerario traz um novo V8 4.0 biturbo, criado do zero pela fabricante. São 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm, fazendo o corte de giro em 10.000 rpm, enquanto o torque é de 74,4 kgfm entre 4.000 e 7.000 rpm. Seus dois turbos são posicionados no vão em “V” entre os cilindros, otimizando sua dimensão, geometria dos dutos e gerenciamento térmico.
Tudo foi friamente calculado para este motor. As manivelas do virabrequim ficam em um ângulo de 180°, como em motores de corrida, o que ajuda a entregar um torque mais alto em baixa velocidade – e ronco mais encorpado. Tem bielas feitas de alumínio para reduzir seu peso e cabeçotes de liga de alumínio fundido. Até o comando de válvulas recebeu uma camada de DLC (Diamond-Like Carbon), aumentando sua resistência para aguentar até 11.000 rpm.
A parte elétrica é composta por três motores de. Um deles, de 150 cv, foi posicionado entre o motor a combustão e a transmissão de dupla embreagem de 8 marchas, sendo utilizado para suplementar a unidade a gasolina em baixa rotação com seus 30,6 kgfm de torque, além de cobrir o lag dos turbos.
Os outros dois motores estão no eixo dianteiro, podendo entregar uma tração totalmente elétrica caso o motorista escolha este modo ou para ter tração integral. Cada um move uma das rodas dianteiras e entrega 82 cv.
O resultado é que o Temerario tem um total de 920 cv de potência combinada, o que faz com que seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos, com uma velocidade máxima acima de 340 km/h. Mesmo que tenha um modo City usando somente os motores elétricos para se mover, a Lamborghini promete que é possível se divertir muito com o esportivo, usando até mesmo um modo Drift para mover somente as rodas traseiras.
Sua bateria não é muito grande, com apenas 3,8 kWh de capacidade. Por ser um híbrido plug-in, é possível recarregá-la com uma tomada de até 7 kW, o que leva 30 minutos. Isto não é realmente necessário, pois basta usar o motor V8 para carregar a bateria em 6 minutos ou deixar os freios regenerativos fazerem o seu trabalho. Infelizmente, a marca não revelou a autonomia no modo elétrico.
Batizado em homenagem a um famoso touro de 1875, o Temerario (que significa audacioso em espanhol) traz um design que mistura muitos elementos do finado Huracán com o Revuelto, como os seus faróis e as lanternas hexagonais em led. Sua frente parece bem mais futurista por conta do formato tanto dos faróis quanto da iluminação no para-choque.
Ao invés de usar um chassi que alumínio e fibra de carbono, como era no Huracán, a Lamborghini optou por usar somente alumínio. Isto reduziu o uso do material em 50%, aumentou a rigidez torcional em 20% e precisa de 80% menos pontos de solda, além de reduzir o peso.
A Lamborghini reviu toda a aerodinâmica, adicionando um novo duto antes das rodas traseiras, o que aumenta o downforce em 103% em comparação ao Huracán Evo. Os retrovisores laterais foram redesenhados para reduzir a resistência e direcionar melhor o ar em direção aos radiadores laterais. O teto tem um túnel central que guia o ar para a asa traseira integrada à carroceria.
Ainda terá um pacote opcional chamado Temerario Alleggerita, que adiciona uma asa traseira maior, para-choques exclusivos e rodas de fibra de carbono, aumentando o downforce em 158% ante o Huracán Evo ao mesmo tempo em que reduz o peso em 25 kg. Se quiser tirar mais uns quilos, haverá o pacote Carbon, retirando mais 2 kg ao usar carbono para os espelhos laterais, difusor traseiro e entradas de ar laterais.
Seu interior segue com a ideia de usar elementos hexagonais, como as saídas do ar-condicionado. A Lamborghini não deixou de lado a tecnologia, colocando três telas. O motorista vai usar o painel de instrumentos digital de 12,” e, no centro, está um display vertical de 8,4” para a multimídia. Já o passageiro tem uma tela bem fina de 9,1” com informações do carro e da multimídia.
Traz bancos com ajuste elétrico em 12 direções, sistema de som Sonus Faber com 7 alto-falantes e, por um custo extra, é possível adicionar um sistema com três cãmeras chamado Lamborghini Vision Unit, que analisa as voltas dadas em um circuito, gerando uma telemetria para ajudar o piloto a melhorar seu tempo na pista de corrida.
A Lamborghini ainda não divulgou os preços do Temerario e nem quando iniciará as vendas. Espera-se que as encomendas comecem no final deste ano e, levando em conta que o Huracan Evo era vendido por 200 mil euros (R$ 1.205.478 na conversão direta), o novo esportivo deve passar deste valor, mas sem chegar perto dos 500 mil euros (R$ 3.013.695) cobrados pelo Revuelto.