Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Grandes Brasileiros: FNM Onça, o sósia brasileiro do Ford Mustang

Sósia do Ford Mustang, ele deveria revigorar a linha FNM, mas os italianos lhe negaram a marca Alfa Romeo

Por Fabiano Pereira
Atualizado em 14 jan 2023, 21h39 - Publicado em 7 jun 2017, 18h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O vinco marcando a lateral é puro Mustang
    O vinco marcando a lateral é puro Mustang (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Ao lado dos roadsters e conversíveis, os cupês sempre foram os mais apreciados Alfa Romeo.

    Afinal, a marca talhou a famosa expressão cuore sportivo (coração esportivo) como a essência de seus produtos, que se materializou nas grades de seus carros.

    O primeiro modelo produzido no Brasil sob licença pela estatal Fábrica Nacional de Motores, a FNM, foi o sedã JK 2000 de 1960.

    Quatro anos depois, começava a ganhar projeção o trabalho do fazendeiro e projetista Genaro “Rino” Malzoni, que produzia carrocerias de fibra de vidro em Matão (SP).

    Seu GT Malzoni logo daria início nas pistas ao que seria a Puma. Coube a ele desenhar o cupê da FNM que teria o legado esportivo dos Alfa.

    Continua após a publicidade

    A tentativa de criar aqui um “Fenemê” com duas portas a menos resultaria no Onça, um dos projetos nacionais mais peculiares. Ainda sem nome, o protótipo de carroceria de aço não agradou na Feira Brasileira do Atlântico, no Rio de Janeiro.

    Mas no Salão do Automóvel a FNM mostrou a versão esportiva do seu sedã, o futuro 2000 timb – e base mecânica do Onça. De volta à prancheta, Malzoni copiou o Ford Mustang, fenômeno de vendas americano.

    O Onça era montado num chassi de FNM timb 22 cm menor, que era coberto por uma caroceria de fibra de vidro
    O Onça era montado num chassi de FNM timb 22 cm menor, que era coberto por uma caroceria de fibra de vidro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A estreia o Onça foi no salão seguinte, em 1966. Na moda nacionalista da época, seu nome evocava a ferocidade do felino tipicamente brasileiro.

    Só a dianteira mantinha vínculo com os Alfa Romeo. Semelhante à do Giulia italiano, o desenho fazia jus ao apelido de “Mustang brasileiro”. A carroceria de fibra de vidro era montada em um chassi de 2000 timb encurtado em 22 cm.

    Continua após a publicidade

    Com 115 cv, o motor tinha 20 cv a mais que o sedã básico. Em vez de na coluna de direção, o câmbio vinha no assoalho. Com 260 kg a menos que o timb, o Onça alcançava 175 km/h.

    A plataforma viajava da fábrica de Xerém (RJ) até Matão e de lá retornava com carroceria, para instalação da mecânica e do acabamento.

    Volante ao estilo Alfa e painel revestido de jacarandá, com velocímetro horizontal
    Volante ao estilo Alfa e painel revestido de jacarandá, com velocímetro horizontal (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mas havia um porém: sem autorização da Alfa para estampar a marca no Onça, a FNM teve de enviar uma unidade para testes na Europa. As alterações exigidas pelos italianos encerraram precocemente a produção do cupê.

    Das oito carrocerias produzidas, só cinco foram montadas. É o que conta o curador do Museu do Automóvel, em Brasília, e proprietário do Onça lá exposto, Roberto Nasser. Desses cinco, só se tem notícia de mais dois.

    Continua após a publicidade

    O destas fotos pertence desde novo ao mesmo dono, que o ganhou como presente por entrar na faculdade. Foi restaurado na década passada pelo especialista Ricardo Oppi em São Paulo.

    A configuração interna do esportivo era de 2+2 lugares
    A configuração interna do esportivo era de 2+2 lugares (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    “O Onça é um JK que acelera mais rápido”, diz Nasser. “Além de mais leve, era mais aerodinâmico e foi o nacional mais veloz da época.”

    Estável nas curvas e com menos peso para os tambores de freio controlarem, a tradição dos Alfa foi, portanto, honrada para os padrões da época.

    “O Onça também era nosso carro mais caro.” Segundo Nasser, o cupê custava 65% a mais do que um luxuoso Ford Galaxie. No tempo do Onça, ele já era singular.

    Continua após a publicidade

    Sumiço

    O paradeiro da primeira versão do Onça é um mistério. De desenho pesado, o protótipo de 1964 era diferente do carro definitivo. Tinha faróis duplos com moldura cromada, frente elevada e reta, para-choque frontal dividido em dois, teto de vinil e aberturas dos para-lamas traseiros mais baixas que as dianteiras. Se ainda existir, é um tesouro para qualquer coleção.

    Ficha técnica – FNM Onça

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.