Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Grandes Brasileiros: Chevrolet Opala 3800

A suspensão macia e o bom desempenho apaixonaram muita gente nos anos 70

Por Sérgio Berezovsky
Atualizado em 25 mar 2024, 10h06 - Publicado em 29 out 2015, 15h57
Chevriolet Opala 3800
Um dos maiores sucessos da história da GM Brasil, o Opala era baseado no Opel Rekord (Acervo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Chevriolet Opala 3800
O sedã de luxo seguiu os passos do Opel Olímpico mexicano (Acervo/Quatro Rodas)

“Quem esperava o carro certo, te saúda e te ama e te louva, Chevrolet Opala.” Com essas palavras a GM anunciava nas revistas a chegada do seu primeiro automóvel brasileiro, lançado no Salão do Automóvel no final de 1968. Exagero? Vejamos: foram produzidos 1 milhão de Opala até 1992. Não é pouco. E a prova do seu carisma é o fato de ele ter se mantido basicamente o mesmo ao longo do tempo.

Tudo bem, foram incorporados aperfeiçoamentos mecânicos, como freios a disco na frente, direção hidráulica e aumento de potência do motor de seis cilindros, que passou de 3,8 litros para 4,1 litros, mais conhecidos por “três e oitocentos” e “quatro e cem” – que deu origem anos depois ao potente 250-S. Claro que a estética não foi esquecida: foram muitas mudanças, mas sempre cosméticas, a começar pelo teto de vinil – revestimento plástico de textura enrugada que cobria a capota, já disponível como opcional em 1970.

LEIA MAIS:

>> Grandes Brasileiros: Chevrolet Opala Standard / L / SL

Continua após a publicidade

>> Grandes Brasileiros: Chevrolet Caravan SS

>> Todos os Grandes Brasileiros publicados pela QUATRO RODAS

Andamos no Opala 3800 De Luxo, modelo 1969, um legítimo azul-calcinha, com o interior – incluindo o banco dianteiro único – da mesma cor. Com seu motor de seis cilindros em linha e 125 cv, era o irmão mais esperto do comportado 2500, de quatro cilindros. Em marcha lenta, ouve-se o som das válvulas trabalhando. Quando se acelera mais fundo, o motorzão reage e inclina-se para a direita, levando junto o carro. Essa sensação é um dos prazeres que o carro proporciona, dizem os opaleiros.

Continua após a publicidade
Chevriolet Opala 3800
Motor 3800 de seis cilindros trabalhava bem quando exigido ()

As trocas de marcha – três para a frente – pedem doses iguais de força e gentileza: o acionamento é duro e é preciso jeito para diminuir o “cloc!” na alavanca do câmbio durante a passagem das marchas. Em compensação, troca-se pouco de marcha e a força do motor permite que se saia em segunda sem esforço. A direção, apesar de não ter assistência hidráulica, é razoavelmente leve. E a suspensão, macia e silenciosa, garante um rodar suave.

Chevriolet Opala 3800
Interior confortável, com banco inteiriço ()
Continua após a publicidade

Diz a lenda que, por ter muito motor e uma traseira muito leve, era recomendável andar com lastro no porta-malas para que o carro não saísse de traseira. O teste realizado por QUATRO RODAS no lançamento não confirma o folclore: “O Opala sai de frente nas curvas, apresentando ligeira hostilidade ao entrar nelas”, afirmava o texto de Expedito Marazzi, que chegou a cravar 170 km/h de velocidade real. Mito ou realidade, pouco importa. A verdade é que Opalão fez parte da vida de muita gente. E poucos resistem a comentar alguma lembrança simpática diante dele.

Eta anúncio profético!

Teste QUATRO RODAS – dezembro de 1968
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,3 s
Velocidade máxima 169,8 km/h
Frenagem de 80 km/h a 0 35 m
Consumo urbano 7,5 km/l
Consumo rodoviário 12,2 km/l
Ficha Técnica
Motor dianteiro, 6 cilindros em linha, 3.770 cm3; diâmetro x curso: 98,4 x 82,5 mm; taxa de compressão: 7:1; potência: 125 cv a 4.000 rpm; torque: 26,2 mkgf a 2.400 rpm
Câmbio manual de 3 marchas, tração traseira
Suspensão dianteira: independente; traseira: eixo rígido
Dimensões comprimento, 458 cm; largura, 176 cm; altura, 138 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.125 kg
Pneus 165 x 14
Preço (janeiro de 1969) NCr$ 14.990
Preço (atualizado IGP-DI/FGV) R$ 106.668
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.