Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat começa a vender versões hatch e perua do novo Tipo

Embora já tenha sido visto no Brasil, modelo não tem previsão de ser vendido por aqui

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h00 - Publicado em 6 Maio 2016, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Tipo
    Fiat Tipo hatch (esquerda) e station wagon (direita) ()

    Mostrados oficialmente no Salão de Genebra em março, as versões hatch e perua do Tipo começaram a ser vendidas na Europa. Com isso, a marca completa a gama formada inicialmente pelo Tipo sedã – vendido desde o final do ano passado no velho continente.

    LEIA MAIS:

    >> Versão hatch do novo Fiat Tipo é flagrada no Brasil 

    >> Fiat investirá US$ 500 milhões em substituto de Grand Siena e Linea

    Continua após a publicidade

    >> Impressões: novo Fiat Tipo sedã

    >> Grandes Brasileiros: Fiat Tipo

    Construído a partir da mesma a plataforma do Jeep Renegade e Fiat Toro, o Tipo por enquanto não é cogitado para ser vendido no Brasil, apesar de já ter sido flagrado rodando no país. Na Itália, o sedã é comercializado por € 14.500 (R$ 58.603), o hatch por € 15.900 (R$ 64.261) e a perua por € 17.300 (R$ 69.919).

    Fiat Tipo
    Versão hatch é mais comprida que os concorrentes ()
    Continua após a publicidade
    Fiat Tipo
    Na perua, porta-malas com capacidade para 550 litros ()

    O Tipo hatch mede 4,37 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,50 m de altura e tem capacidade de 440 litros no porta-malas. Mais comprido que Golf (4,25 m) e Focus (4,36 m), ele traz um visual esticado que remete a uma pequena station – estilo semelhante ao do Audi A3 Sportback, por exemplo. Já a configuração perua mede 4,57 m e leva 550 litros de bagagem.

    Fiat Tipo
    Fiat Tipo hatch ()

    Fiat Tipo
    Fiat Tipo station wagon ()

    Continua após a publicidade

    Ambos os modelos utilizam suspensão independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, essa última utilizada usada no Golf nacional e Cruze Sport6, ao contrário de Focus, equipado com suspensão multilink.

    Fiat Tipo
    Fiat Tipo hatch ()

    Fiat Tipo
    Fiat Tipo station wagon ()

    Sob o capô há as mesmas opções encontradas no sedã, com três propulsores a gasolina na Europa: os aspirados 1.4 Fire 16v (96 cv e 12,9 mkgf) e 1.6 E-Torq (112 cv e 15,5 mkgf), além do turbinado 1.4 T-Jet (122 cv e 21,9 mkgf). Tanto hatch como sedã terão também motores a diesel e flex (gasolina/gás natural). O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, automatizado de dupla embreagem ou automático convencional de seis velocidades.

    Continua após a publicidade

    Embora não surpreenda pelo desempenho (pelo menos na oferta de motores utilizada na Europa), o Tipo traz lista de equipamentos equivalente à concorrência. Entre os destaques que vêm de série em todas as versões, há a central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas compatível com integração a celulares via Apple Car Play e Android Auto, câmera de ré, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags e, opcionalmente, controle de velocidade adaptativo (com frenagem automática).

    Fiat Tipo
    Cabine compartilha elementos com Renegade e Toro ()

    Fiat Tipo
    Marcadores de temperatura e combustível são digitais ()

    Por dentro, há alguns elementos compartilhados com Renegade e Toro, como o volante (com assistência elétrica) e os botões do ar-condicionado. O espaço interno é amplo, com capacidade para três adultos no banco de trás. Apesar do acabamento simples, com materiais rígidos e bancos de tecido, a qualidade de construção foi elogiada em nossas Impressões ao Dirigir com o Tipo sedã.

    Continua após a publicidade

    Fiat Tipo
    Bancos são revestidos com tecido – couro é opcional ()

    Fiat Tipo
    Atrás, bom espaço para até três adultos ()

    Apesar dos boatos de que pode ser fabricado e vendido na América do Sul, a notícia mais recente a respeito da Fiat cita um investimento de US$ 500 milhões para fabricar um novo sedã médio na Argentina, sem relação com o Tipo europeu. Ele seria baseado numa plataforma esticada do Palio atual, e poderia substituir tanto o Linea quanto o Grand Siena.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.