Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Esse veículo é o plano da Rússia de fabricar carros elétricos próprios

Avtotor Amber estreia em 2025 com versões elétricas e a combustão e deverá ser classificado como um "quadriciclo grande" seja lá o que isso for

Por João Vitor Ferreira
22 dez 2023, 13h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pense em um carro feio. A partir de agora, sempre que alguém te dizer isso, a primeira imagem que virá em sua mente será a do Avtotor Amber, o futuro carro elétrico da Rússia, feito inteiramente com peças nacionais.

    Desde a invasão da Ucrânia, o país de Putin vem sofrendo bastante para ter acesso a carros ocidentais. A China aproveitou essa lacuna para ganhar mercado, mas, mesmo assim, os russos querem fortalecer sua indústria de automóveis não-bélicos (ainda que esses também não estejam tão bem assim).

    Apresentado pela Universidade Estatal de Moscou, o Amber quebra paradigmas já de cara. Ele ainda é uma versão de testes, mas, quando vemos protótipos assim, é esperado que o resultado final não seja tão diferente. No elétrico russo, entretanto, nem mudanças radicais fariam dele algo normal.

    the-russian-avtotor-presented-its-first-electric-car-amber-v0-6fazoyurm47c1
    (Avtotor/Divulgação)

    A frente é grande e arredondada, com um um grande vinco no centro. Já os faróis são fundos, pequenos e redondos, como se ele tivesse encarando o interior da sua alma. O resto da carroceria lembra uma espécie de furgão encurtado e há até um estribo para acessar a cabine. Mas apesar do seu formato pouco convencional, há informações de que a versão final será um “quadriciclo grande” —  seja lá o que isso signifique.

    Continua após a publicidade

    Mas apesar da aparência, o Amber atrai gente com autoestima elevadíssima, havendo quem o chame de “anti-Tesla russo”. Um pouco prepotente? “Talvez”. A realidade é que os planos da montadora Avtotor são realmente ambiciosos para o seu elétrico, que será produzido na fábrica de Kaliningrado que já serviu a BMW, Ford e Kia antes das sanções expulsarem todas de lá.

    Amber-Avtotor-3-scaled

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    A versão que foi revelada servirá como base para os primeiros testes. Mas no decorrer do ano, a intenção é que outros cinco protótipos sejam construídos antes do Amber entrar em produção em 2025. Para isso, a Avtotor fechou uma parceria com a Rosatom, estatal de energia russa, para a fabricação de 60 mil baterias por ano. 

    Houve quem o comparasse ao clássico Fiat Multipla
    Houve quem o comparasse ao clássico Fiat Multipla (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    De acordo com informações, o Amber comporá uma família completa de EVs, contando com versões a combustão e focadas em diferentes públicos, incluindo jovens e PCDs. Resta saber qual público os designers tentaram atingir com esse visual tão…diferente.

    Amber-Avtotor-1-scaled
    (evon.ru/Reprodução)

    E se você acha que estamos pegando pesado, parece que o design não agrada nem aos russos. Em pesquisa feita no site Auto.ru, até o momento desta publicação, apenas 11,3% das pessoas achavam que o carro deveria ser lançado como está. Outros 40% disseram que ele não deveria ir para linha de produção com esse design. E 48,7% disseram que ele se parece com os carros que desenhavam quando crianças. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.