Esse veículo é o plano da Rússia de fabricar carros elétricos próprios
Avtotor Amber estreia em 2025 com versões elétricas e a combustão e deverá ser classificado como um "quadriciclo grande" seja lá o que isso for
Pense em um carro feio. A partir de agora, sempre que alguém te dizer isso, a primeira imagem que virá em sua mente será a do Avtotor Amber, o futuro carro elétrico da Rússia, feito inteiramente com peças nacionais.
Desde a invasão da Ucrânia, o país de Putin vem sofrendo bastante para ter acesso a carros ocidentais. A China aproveitou essa lacuna para ganhar mercado, mas, mesmo assim, os russos querem fortalecer sua indústria de automóveis não-bélicos (ainda que esses também não estejam tão bem assim).
Apresentado pela Universidade Estatal de Moscou, o Amber quebra paradigmas já de cara. Ele ainda é uma versão de testes, mas, quando vemos protótipos assim, é esperado que o resultado final não seja tão diferente. No elétrico russo, entretanto, nem mudanças radicais fariam dele algo normal.
A frente é grande e arredondada, com um um grande vinco no centro. Já os faróis são fundos, pequenos e redondos, como se ele tivesse encarando o interior da sua alma. O resto da carroceria lembra uma espécie de furgão encurtado e há até um estribo para acessar a cabine. Mas apesar do seu formato pouco convencional, há informações de que a versão final será um “quadriciclo grande” — seja lá o que isso signifique.
Mas apesar da aparência, o Amber atrai gente com autoestima elevadíssima, havendo quem o chame de “anti-Tesla russo”. Um pouco prepotente? “Talvez”. A realidade é que os planos da montadora Avtotor são realmente ambiciosos para o seu elétrico, que será produzido na fábrica de Kaliningrado que já serviu a BMW, Ford e Kia antes das sanções expulsarem todas de lá.

A versão que foi revelada servirá como base para os primeiros testes. Mas no decorrer do ano, a intenção é que outros cinco protótipos sejam construídos antes do Amber entrar em produção em 2025. Para isso, a Avtotor fechou uma parceria com a Rosatom, estatal de energia russa, para a fabricação de 60 mil baterias por ano.
De acordo com informações, o Amber comporá uma família completa de EVs, contando com versões a combustão e focadas em diferentes públicos, incluindo jovens e PCDs. Resta saber qual público os designers tentaram atingir com esse visual tão…diferente.
E se você acha que estamos pegando pesado, parece que o design não agrada nem aos russos. Em pesquisa feita no site Auto.ru, até o momento desta publicação, apenas 11,3% das pessoas achavam que o carro deveria ser lançado como está. Outros 40% disseram que ele não deveria ir para linha de produção com esse design. E 48,7% disseram que ele se parece com os carros que desenhavam quando crianças.
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro