Dez marcas de carro chinesas com nomes bizarros
Com as fabricantes chinesas dominando o mundo, os publicitários orientais sofrem para criar nomes atrativos para mercados do Ocidente
Chana
Em 2006, a Chana foi a primeira marca chinesa a se aventurar no mercado brasileiro, com a Chana Family. No lançamento, a importadora Districar disse que não haveria como mudar o nome, que dispensa explicações e que até via isso como um atrativo incomum para a clientela. Cinco anos depois, porém, a Chana virou Changan e, pouco adiante, encerrou suas atividades aqui.
e¶
A união do número de Euler (e) ao famoso pi (¶) foi o jeito que a Dongfeng encontrou para promover uma de suas marcas de elétricos, com apelo matemático e tecnológico. Uma ideia irracional, assim como ambas as constantes.
Mona
No Brasil, Mona pode ser a fêmea do Mono (macaco), uma boneca de trapos, gíria LGBT+. Na China, é o nome de uma submarca da Xpeng, que vem lançando carros elétricos menores e mais acessíveis voltados para jovens em geral.
Trumpchi
Uma aliança incomum entre o candidato e ex-presidente dos EUA com o líder dos chineses? Não, a Trumpchi é o braço da GAC focado em veículos híbridos e só com motor a combustão, que deve chegar ao Brasil em breve, com direito a produção nacional.
Li
Há mais de 100 milhões de asiáticos com sobrenome Li (ou Lee). Mas Li também corresponde a uma medida de distância chinesa que equivale a 576 m e à Li Auto, que vem apresentando alguns dos EVs mais modernos do mundo. Nenhuma marca local tem automação veicular como ela.
Techrules
No início dos anos 2000, empresas de computação gostavam de tratar a tecnologia como o guia para um mundo melhor. A realidade se mostrou amarga, mas a Techrules (“tecnologia comanda”, na tradução livre) ainda crê que esse seja
o atrativo de seus esportivos elétricos.
Wey
A turma da musculação conhece bem o Whey, suplemento proteico que pode ter sabores diversos, incluindo café. Mas o Wey Coffee é um SUV luxuoso da GWM que virá ao nosso país com outro nome e com a Wey sob o guarda-chuva da marca-mãe, assim como foi feito com os Haval e o ORA.
M-Hero
HERO vem de “hi-tech, electric, revolutionary and off-road”. E o M? É simplesmente para remeter a uma armadura medieval, que inspira o emblema dos jipes elétricos da fabricante.
Jaecoo
Uma das marcas que a Chery criou focada no mercado externo, a Jaecoo está prestes a vender seus carros no Brasil. Mas a fonética estranha e a última sílaba capciosa podem inspirar os piadistas de plantão.
Onvo
Para um mineiro, “onvô” está relacionado a “onde ele deve ir”. Na China, a Onvo é a nova marca da Nio, uma das principais fabricantes de elétricos no país e que agora quer oferecer carros mais acessíveis.