Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com elétricos em queda, Toyota planeja versões híbridas de todos os carros

A Toyota vê o mercado de carros elétricos decair cada vez mais no mundo e segue com seus investimentos, principalmente, em carros de tecnologia híbrida

Por Lucas Parente
Atualizado em 21 set 2024, 17h04 - Publicado em 21 set 2024, 17h00
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Toyota é a fabricante de automóveis tradicional que está mais atrasada no processo de eletrificação dos seus carros. Mas isso é planejado. A empresa não apostou tudo em carros elétricos em nenhum momento e segue firme e forte em sua estratégia de carros híbridos e movidos a célula de hidrogênio.

Por isso, a Toyota foi uma das únicas empresas que não teve de voltar atrás com seus planos após a queda nas vendas de veículos totalmente elétricos.

Seus planos de descarbonização está voltado para carros híbridos, a hidrogênio e até para os combustíveis sintéticos, já que a empresa não planeja acabar com os motores de combustão interna tão cedo. Porém, ela ainda pode se tornar a primeira marca a abandonar os carros totalmente a combustão.

Depois de quase três décadas do lançamento do Prius, seu primeiro carro híbrido (e o primeiro de produção em série do mundo), a montadora se prepara para transformar grande parte de sua frota de carros (ou talvez toda) Toyota e Lexus em modelos híbridos. Foi isso que executivos afirmaram à Reuters.

Toyota Prius 1997
Prius foi lançado em 1997 e foi o primeiro híbrido de produção em série do mundo (Divulgação/Toyota)

“No futuro, planejamos avaliar, modelo por modelo, para saber se há sentido em adotar um sistema totalmente híbrido para os nossos carros”, afirmou o chefe de vendas e marketing da Toyota na América do Norte, David Christ. Ou seja, para cada renovação, a Toyota avaliará se faz sentido adotar um sistema híbrido ou não.

Continua após a publicidade

O RAV4 deve ser o primeiro carro da marca a passar por essa avaliação, já que receberá uma atualização em 2026. No mercado brasileiro, por exemplo, o modelo é vendido apenas em versões híbridas desde 2019. No mesmo caminho, a Lexus também só vende híbridos no Brasil desde 2020. O mesmo deve acontecer em outros mercados futuramente, mas Toyota ainda estuda tal ação.

TOYOTA RAV4
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Segundo informantes internos da Reuters, modelos que terão apenas variantes híbridas deverão receber com sistema híbrido plug-in, com baterias maiores e possibilidade de recarga externa. Desta forma, aumenta-se a autonomia elétrica do veículo.

Apesar de ter um foco em tecnologias diversas, a Toyota ainda planeja ter parte de sua gama de produtos composta por carros elétricos. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, afirmou em janeiro que acredita que os carros elétricos representarão até 30% da gama mundial da marca.

Continua após a publicidade

O futuro da Toyota no Brasil

No Brasil, a Toyota já vende carros híbridos há mais de 10 anos, desde a chegada do Prius em 2013. Desde aquele momento, muita coisa mudou e a empresa parece cada vez mais focada em eletrificar parte de sua frota.

Desde 2019, a montadora nacionalizou a produção de seus modelos híbridos-flex (os primeiros do mundo), com o Corolla e logo depois o Corolla Cross. A estratégia deu tão certo que a marca anunciou investimento bilionário para nacionalizar a fabricação do seu sistema híbrido.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O investimento de mais de R$ 11 bilhões anunciado pela empresa no Brasil no ano passado tem como principal objetivo a produção nacional de um conjunto híbrido plug-in flex, com motores e baterias nacionais (com células importadas).

Uma versão atualizada do novo Prius também foi flagrada para o Brasil, mas não com o objetivo de ser vendido. O modelo servirá como principal ajuda no desenvolvimento do novo motor híbrido flex plug-in da Toyota.

Toyota Prius 2025 hev
Novo Toyota Prius HEV (Divulgação/Toyota)

Com um motor 2.0 de 152 cv e 19,4 kgfm, o novo Prius será o ponto de partida ideal para a atualização dos motores híbridos do Corolla 2026, que utilizam o motor 1.8 de 101 cv e 14,5 kgfm.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Esse motor 2.0 do Prius é o mesmo da família M20A do motor 2.0 aspirado que a Toyota fabrica em Porto Feliz (SP) para o Corolla e Corolla Cross. Isso facilitará a nacionalização do produto, mesmo que a versão de ciclo Atkinson, das versões híbridas, utilize componentes diferentes.

COROLLA CROSS x BYD SONG PRO
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Além disso, a fábrica da marca no interior de São Paulo produzirá os motores 1.5 otto e 1.5 Atkinson que serão utilizados pelo novo Yaris Cross, que será lançado no ano que vem. O 1.5 Atkinson equipará a versão híbrida do SUV.

Continua após a publicidade
Toyota Yaris Cross Hybrid
O Yaris Cross será produzido em Sorocaba a partir de 2025 com motor híbrido-flex (Divulgação/Toyota)

A série de investimentos e os movimentos da marca nos levam a crer que em breve o Corolla e Corolla Cross receberão atualizações em seu trem de força.

A Toyota também planeja uma futura picape intermediária com sistema híbrido, mas isso deve ficar para a terceira fase deste ciclo de investimentos, estreando entre 2026 e 2030. A picape será baseada na mesma plataforma do Prius e a Corolla.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.