Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota Yaris Cross chega em 2025 para ser híbrido mais barato do Brasil

SUV compacto capaz de fazer até 30 km/l será híbrido flex no Brasil para enfrentar Honda HR-V, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jun 2024, 23h26 - Publicado em 17 abr 2024, 12h00
Toyota Yaris Cross 2025
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O Corolla Cross 2025 estreia ainda neste mês, mas o próximo grande lançamento da Toyota no Brasil será o Yaris Cross. O lançamento ficou para 2025, mas o objetivo não mudou: o SUV compacto quer estrear como o carro híbrido mais barato do Brasil.

O segredo para isso será a combinação de características dos Toyota com uma plataforma mais barata, desenvolvida pela Daihatsu, a DNGA. Essa relação, inclusive, pode ser o motivo para o lançamento ter ficado para 2025: a Toyota assumiu o desenvolvimento de todos os projetos de carros para mercados emergentes após o escândalo dos testes de segurança da Daihatsu.

Isso só aconteceu porque o Yaris Cross que será fabricado no Brasil é completamente diferente do modelo vendido na Europa e no Japão.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

O Yaris Cross pode se tornar o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) à venda no Brasil. É o mesmo sistema usado nos Toyota Corolla e Corolla Cross, mas com motores bem diferentes. O motor a combustão será um 1.5 16V de ciclo Atkinson e flex. O uso do etanol pode aumentar os 92 cv e 12,3 kgfm que gera no modelo fabricado na Tailândia.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

O motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm está integrado ao câmbio eCVT, junto com um gerador responsável por recuperar a energia das desacelerações e acumular na bateria com modestos 0,7 kWh instalada sob os bancos traseiros. A potência total do modelo tailandês é de quase 113 cv, mas sabemos que isso engana: os Corolla andam bem, mesmo com apenas 122 cv.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Ainda existe um motor 1.5 16V sem qualquer eletrificação para as versões mais básicas, mas este gera modestos 106 cv e 14,1 kgfm, praticamente o mesmo rendimento do motor dos Yaris hatch e sedã fabricados no Brasil quando com gasolina (105 cv e 14,3 kgfm, ou 110 cv e 14,9 kgfm quando com álcool). O câmbio será automático CVT. Pelo menos o Yaris Cross é leve: tem 1.150 kg.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

Uma diferença importante é que o híbrido tem tanque com apenas 36 litros e as demais versões, 42 litros. Não surpreende: o consumo do Yaris Cross híbrido chega aos 30 km/l na Tailândia.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

O Toyota Yaris Cross lembra o RAV4 pelo formato da grade e da carroceria, mas suas dimensões são certeiras para o segmento dos SUVs compactos: tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, tem o mesmo tamanho de um Nissan Kicks.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

Na Tailândia e em outros mercados para onde é exportado, o Toyota Yaris Cross tem seis airbags, freio a disco nas quatro rodas e pode ter sistema pré-colisão, faróis full-led com facho alto automátco, assistente de permanência e centralização em faixa, piloto automático adaptativo, lanternas de led e rodas de liga leve aro 18.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Por dentro, ainda tem quadro de instrumentos digital com tela de até 7 polegadas, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio e até freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

A produção será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), que já está sendo preparada para receber o modelo.

Preço e lançamento do Yaris Cross no Brasil

O Toyota Yaris Cross será fabricado em Sorocaba (SP), unidade que já está sendo preparada para receber o modelo. O modelo corresponde a cerca de R$ 1,7 bilhões dos R$ 11 bilhões de investimento anunciados pela Toyota até 2030. 

O modelo já está com o início da produção confirmado para 2025 (antes, seria em dezembro). Ou seja, poderá chegar às lojas brasileiras dentro de exatamente um ano. Em 2026, a fábrica de Sorocaba começará a montar as baterias do sistema que serão empregadas nos carros híbridos nacionais.

Toyota Yaris Cross 2025
(Divulgação/Toyota)

Também está confirmado um segundo modelo, com a mesma tecnologia híbrida flex e desenvolvido especialmente para o Brasil. A fabricante não dá maiores detalhes, mas não surpreenderia se fosse uma evolução do Yaris exclusiva para o Brasil, baseada na mesma plataforma DNGA do Yaris Cross, ou um outro derivado do SUV.

Continua após a publicidade

A grande vantagem deste sistema híbrido é ter o motor elétrico atuando quase sempre na condução do carro, ser capaz de rodar apenas com o motor elétrico (ainda que não por muito tempo) e dispensar carregadores externos.

Para cumprir a meta de ser o híbrido mais barato do Brasil, o Toyota Yaris Cross só precisa custar menos que os R$ 187.790 atualmente cobrados pelo Corolla Altis Hybrid (considerando que não haja opções ainda mais baratas até lá). Mas a expectativa é por um preço inicial ao redor dos R$ 150.000 para o 1.5 e R$ 165.000 para o híbrido – bem na faixa de preço dos Honda HR-V com motor 1.5 de 126 cv.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.