Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com elétricos em baixa, Stellantis e Mercedes param fabricas de baterias

Com baixa nas vendas de elétricos na Europa, a joint venture entre Stellantis e Mercedes trava a produção de baterias em duas fábricas

Por Lucas Parente
8 jun 2024, 10h00
automotive-cells-company-acc-ev-battery-factory-in-france
 (Automotive Cells Company/Divulgação)
Continua após publicidade

A Automotive Cells Company (ACC), joint venture formada entre Stellantis, Mercedes-Benz e Total Energies, interrompeu a produção em duas fábricas de baterias para carros elétricos na Europa, por conta da desaceleração de vendas no continente.

A ACC tem três fábricas de baterias já em funcionamento na União Europeia e um investimento planejado de quase R$ 40 bilhões até 2030. Uma das fábricas, que está em funcionamento desde o ano passado, localizada em Douvrin, na França, está agora com produção reduzida, mas segue funcionando. Já as outras duas, uma em Kaiserslautern, Alemanha, e outra em Termoli, Itália, foram paralisadas e enquanto a empresa tenta descobrir o que fazer.

“Vamos ajustar nosso plano de investimento ao decorrer do crescimento de carros elétricos na Europa”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Se o mercados europeu mudar para carros elétricos mais rapidamente do que nosso plano, investiremos mais rapidamente. Se a mudança for lenta, investiremos lentamente.”

O CEO da ACC, Yan Vincent, disse que a procura por carros elétricos desacelerou na Europa, com crescimento apenas em segmentos de massa. Por conta disso, a fábrica de baterias da empresa em Kaiserslautern pode acabar fabricando baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que são mais baratas que as de níquel-manganês-cobalto, mas têm menor densidade energética. Essa ação tem objetivo de oferecer carros elétricos mais baratos.

Continua após a publicidade

No entanto, o martelo ainda não foi batido e a antiga fábrica da Opel na Alemanha terá seu destino decidido no final deste ano ou início de 2025, que é quando a ACC confirmará seu cronograma, segundo a Automotive News.

Cada uma das três fábricas deveria ter uma produção de 40 gigawatss-hora por ano, o que é suficiente para montar cerca de 600.000 carros. Agora, com duas fábricas fora de jogo e a francesa com produção reduzida, o futuro parece um pouco sombrio para a ACC.

Compartilhe essa matéria via:

Porém, a Mercedes, que detém 30% de participação na joint venture, afirmou num comunicado que continua comprometida com o projeto e os planos de eletrificação se mantém inalterados.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.