Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Clássicos: Ford Escort XR3, um conversível com motor do Gol GTI

Desenho mais moderno e o motor 2.0 do Gol GTi eram o diferencial da segunda geração

Por Sergio Berezovsky
Atualizado em 17 ago 2020, 16h35 - Publicado em 16 ago 2020, 09h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • GRANDES BRASILEIROS FORD ESCORT XR3 CONVERSIVEL
    Escort XR3 Conversível modelo 1994 da Ford. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Destaque entre os nacionais apresentados em 1983, o Escort foi o maior lançamento da Ford brasileira nos anos 80. Sua versão XR3 tornou-se um ícone de esportividade para uma geração e foi nosso único conversível de série naquela década.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Com carroceria conversível, ela representava desde 1985 o ápice de sofisticação no segmento e só encontraria um rival em 1991, com o Chevrolet Kadett GSi. Para o padrão da época, seis anos nem eram tanto tempo assim. Mas a reabertura das importações acelerou a taxa de renovação dos projetos. No Salão do Automóvel de 1992, lá estava o Escort em sua segunda geração brasileira.

    GRANDES BRASILEIROS FORD ESCORT XR3 CONVERSIVEL
    Escort XR3 Conversível modelo 1994 da Ford. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A principal melhoria foi, graças à Autolatina (joint-venture formada pela Ford e pela Volkswagen), a adoção do motor 2.0 do Gol GTi, com 116 cv, 19 cv a mais que o 1.8 anterior. A suspensão dianteira teve o braço triangular simples trocado pelo inferior.

    Continua após a publicidade

    A traseira, antes independente com McPherson, passou a ter o eixo de torção. Importado da Transax, subsidiária da Autolatina na Argentina, o câmbio era todo novo. Os tambores de freio traseiros davam lugar a discos rígidos. A produção continuava sendo feita em parceria com a Karmann-Ghia.

    GRANDES BRASILEIROS FORD ESCORT XR3 CONVERSIVEL
    Interior do Escort XR3 Conversível modelo 1994 da Ford. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O perfil mais suave e arredondado estava em dia com o que havia de mais moderno no mundo – essa nova geração ainda era novidade na Europa. A frente com a tomada de ar praticamente restrita a uma abertura no para-choque era um estilo que a Ford vinha difundindo desde os anos 80 com o Sierra europeu e o Taurus americano.

    GRANDES BRASILEIROS FORD ESCORT XR3 CONVERSIVEL
    Rádio e equalizador do Escort XR3 Conversível modelo 1994 da Ford. (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Por dentro, o volante era o primeiro entre os nacionais a oferecer regulagem de distância. Ao toca-fitas podia vir combinado um equalizador e os bancos dianteiros Recaro traziam duas regulagens lombares.

    Se faltavam mostradores como voltímetro, manômetro e computador de bordo, o velocímetro indicava até exagerados 240 km/h. Em seu primeiro e único teste na QUATRO RODAS, um comparativo com o Chevrolet Kadett GSi conversível, a nova geração cravou 186,4 km/h contra 183,3 km/h do concorrente. Na aceleração de 0 a 100 km/h, uma pequena diferença: 11,18 segundos, frente a 11,35 do Chevrolet.

    GRANDES BRASILEIROS FORD ESCORT XR3 CONVERSIVEL
    Quadro de instrumentos do Escort XR3 Conversível modelo 1994 da Ford. (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A capota do XR3 contava com o acionamento eletro-hidráulico, que só funcionava com o motor desligado. Somavam-se a isso os vidros elétricos traseiros, alarme e o som requintado, além do preço menor mesmo sendo um lançamento.

    “O carro não é usado para fazer o trajeto, o trajeto é usado para o carro”, diz o dono do exemplar 1994 fotografado, explicando como ele aproveita seu XR3, que considera ainda bem contemporâneo.

    GRANDES BRASILEIROS FORD ESCORT XR3 CONVERSIVEL
    Banco dianteiro do Escort XR3 Conversível modelo 1994 da Ford. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Em 1994, a injeção analógica Bosch LE-Jetronic deu lugar à FIC digital e foi lançada a série 75 Anos (da Ford no Brasil), na cor preta com a parte inferior em champanhe. O modelo 1995 recebeu rodas de cinco raios, novos tecidos internos, painel mais claro, volante com regulagem de altura e distância – inédito no Brasil -, frisos externos pretos e versão a álcool. Foi o último ano do Escort conversível e do XR3. Luxo e esportividade jamais seriam tão vistosos entre os Ford nacionais.

    Continua após a publicidade

    Publicado em setembro de 2011

    GRANDES BRASILEIROS FORD ESCORT XR3 CONVERSIVEL
    Banco traseiro do Escort XR3 Conversível modelo 1994 da Ford. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Ficha técnica

    Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1 998 cm³, injeção eletrônica, a gasolina
    Diâmetro x curso: 82,5 x 92,8 mm
    Taxa de compressão: 10,0:1
    Potência: 116 cv a 5 600 rpm
    Torque: 17,7 mkgf a 3 200 rpm
    Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
    Dimensões: comprimento, 403 cm; largura, 166 cm; altura, 137 cm; entre-eixos, 252 cm; peso, 1 195 kg
    Suspensão: Dianteira: McPherson e barra estabilizadora. Traseira: eixo de torção, molas helicoidais
    Freios: disco ventilado na frente e sólido atrás
    Rodas: liga leve, 6J x 14, pneus 85/60 HR 14

    GRANDES BRASILEIROS FORD ESCORT XR3 CONVERSIVEL
    Roda do Escort XR3 Conversível modelo 1994 da Ford. (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Teste – Março de 1993

    Aceleração 0 a 100 km/h – 11,18 s
    Velocidade máxima – 186,4 km/h
    Frenagem 80 km/h a 0 – 30,6 m
    Consumo – 8,37 km/l (cidade) e 12,14 km/l / 13,21 km/l (estrada, a 100 km/h, carregado/vazio)

    Preço
    Fevereiro de 1993 – CR$ 673.921.000
    Atualizado – R$ 258.012 (IPC-BRASIL / FGV) – Atualizado em agosto de 2020

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Clássicos: Ford Escort XR3, um conversível com motor do Gol GTI

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.