Principal estrela da Chevrolet para o Salão de Detroit, que abre as portas na próxima semana, a nova geração do Cruze hatch teve seus primeiros detalhes e imagens oficiais revelados pela marca. Completamente renovado, o modelo cresceu, ganhou visual esportivo e mecânica mais afiada para acirrar a disputa contra Volkswagen Golf e Ford Focus. Com vendas previstas para terem início ainda este ano nos Estados Unidos, ele deve chegar ao Brasil apenas em 2017.
Em nada o novo Cruze hatch lembra o atual. O perfil ficou mais esportivo e dinâmico graças à dianteira mais baixa (idêntica à do sedã) e ao caimento mais pronunciado da traseira – que na versão RS ganha ainda um aerofólio que reforça sua pretensão de esportividade. Por falar na traseira, as lanternas agora são horizontais, invadindo a tampa do porta-malas. O para-choque repete as linhas do visto no sedã, com grande porção em plástico sem pintura para simular um difusor de ar. Nos EUA, o modelo será oferecido apenas nas versões LT, Premier e RS, ao contrário do três volumes que, além destas, adota as configurações de entrada L e LS.
O grande destaque do interior fica para o espaço. Além do espaço de sobra para as pernas de todos os ocupantes, o Cruze é dono de um porta-malas de generosos 524 litros, que pode atingir 1 198 litros com os bancos traseiros rebatidos. Como comparação, o Golf tem 338 litros, o Focus tem 316 e o atual Cruze tem 402.
O conjunto mecânico também é o mesmo do sedã. O motor 1.4 com turbo e injeção direta, com 155 cv de potência e 24,5 mkgf de torque, pode ser acompanhado de transmissão manual ou automática, sempre de seis marchas. Dados de desempenho não foram divulgados, mas o modelo deverá fazer o trajeto de 0 a 100 km/h em aproximadamente 8 segundos.