Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Chevrolet Cruze Sport6 LTZ automático

À espera da nova geração, GM estreia sistema que funciona como secretária virtual para motorista

Por Sergio Gwercman
Atualizado em 9 nov 2016, 14h44 - Publicado em 30 out 2015, 20h31
impressoes

O Cruze é um modelo em compasso de espera. A segunda geração do carro já foi apresentada, na versão sedã, faltando apenas anunciar sua data de estreia no mercado. Nos EUA, é certo que isso acontecerá em 2016. No Brasil, o mais provável é que seja em algum momento entre o segundo semestre do próximo ano e o começo de 2017. A transformação é radical: o visual será bastante modificado, a carroceria ficará mais comprida (e a cabine, mais espaçosa) e o conjunto ganhará um novo motor, o Ecotec 1.4 Turbo, com cerca de 160 cavalos. A GM já confirmou que o hatch, no Brasil batizado de Sport6, também vai mudar, acompanhando a nova geração.

LEIA MAIS: Comparativo Cruze x Tracker

2015-chevrolet-cruzesport6-gm-brazil-004.jpeg

Com esse cenário, não é surpresa que a versão 2016 chegue sem grandes mudanças. A principal novidade é a estreia do OnStar, sistema de conveniência que permite ao motorista acessar, por voz, uma central que faz pesquisas rápidas na internet, reservas em restaurantes e rotas de GPS. Na teoria, é bacana. Na prática, um celular desempenha melhor todas essas atividades. De interessante mesmo, a promessa de que o OnStar pode ajudar na segurança do motorista: ele é capaz de identificar acidentes e acionar socorro e também de detectar sinais de arrombamento ou desvios suspeitos de rota. Para os donos de celular Android, há um aplicativo que permite o controle de algumas funções do carro pelo telefone – coisas como destravamento de portas e acionamento de farois e buzina. Mas se você tem um iPhone, a GM sente muito: não há previsão de quando o aplicativo estará disponível para aparelhos da Apple.

gm-brazil-onstartheftnotification3.jpeg
Continua após a publicidade

Apesar das limitações, a chegada do OnStar ajuda a manter uma tradição da família Cruze: a de entregar um dos mais fartos pacotes de equipamentos do segmento. Ele oferece de série, mesmo na versão de entrada LT, tecnologias e acessórios que alguns rivais não têm sequer nas versões topo de linha. Assim, o Cruze mais básico já sai de fábrica, entre outros, com controle de tração e estabilidade (ESP), volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, cruise control e airbags frontais e laterais, além do próprio OnStar.

Tudo isso, porém, tem um custo – e ele ficou mais salgado. O Cruze Sport6 LTZ agora parte de R$ 89 990, um aumento de quase R$ 4 mil sobre a linha 2015. No caso da versão de entrada LT, a elevação foi ainda mais substancial: de R$ 68 750 para R$ 79 890. Os sedãs sofreram aumentos bem parecidos: o LT foi de R$ 69 990 para R$ 79 950, enquanto o topo de linha LTZ subiu de R$ 84 950 para R$ 88 900.

Na lista de problemas, o consumo de combustível sempre foi a principal reclamação dos proprietários. Em 2015, a GM tentou resolver isso com a reprogramação do motor (que entrega 144/140 cv) e a segunda geração do câmbio automático de seis marchas. A mudança, de fato, suavizou o ímpeto gastão do carro, como comprovou nosso teste com a versão sedã. Ela fez 11,1 km/l na cidade, uma melhora de 11% em relação ao modelo do ano anterior. Na estrada, o consumo se manteve em 13,3 km/l. Na média, pode-se dizer que o sedã gastou 5,5% menos combustível sem comprometer a aceleração, que até teve uma discreta melhora. O modelo foi de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos.

2015-chevrolet-cruzesport6-gm-brazil-006.jpeg
Continua após a publicidade

Não que acelerar seja a grande vocação do Cruze. Ao contrário dos seus principais rivais – VW Golf e Ford Focus – o Sport6 é um hatch com DNA de sedã. Suas dimensões ajudam a mostrar isso: ele é apenas 7,5 cm mais curto que o irmão três volumes, mas quando comparado a Focus e Golf é, respectivamente, 16,8 cm e 27,3 cm mais longo. Sua suspensão é ajustada para privilegiar o conforto: suave, filtra bem buracos e valetas, mas também tira um pouco da agressividade. Por outro lado, o espaço interno e a capacidade de carga são generosos. O banco traseiro não é dos mais apertados e o porta-malas entrega respeitåveis 402 litros, contra 316 do Focus e 313 do Golf. Podem não ser as características clássicas da categoria, mas os proprietários adoram: quando o Cruze Sport6 foi o grande campeão da pesquisa Os Eleitos, em 2013, foram justamente as notas relacionadas às dimensões do carro que decidiram sua vitória.

025_chevrolet_acessorios.jpeg

FICHA TÉCNICA

Motor: diant., flex, transversal, 4 cilindros

Cilindrada: 1.769 cm³

Continua após a publicidade

Potência: 144/140 cv a 6.300 rpm (etanol/gasolina)

Torque: 18,9/17,8 mkgf a 3.800/3.800 rpm (etanol/gasolina)

Câmbio: automático, seis marchas, tração dianteira

Dimensões: 452,8 cm (comprimento); 147,7 cm (altura); 179 cm (largura); 268,5 cm (entre-eixos)

Continua após a publicidade

Peso: 1.450 kg

Porta-malas: 402 litros

Tanque: 60,3 litros

Suspensão dianteira: independente McPherson

Continua após a publicidade

Suspensão traseira: eixo de torção

Freios: disco (diant. e tras.)

Direção: elétrica, pinhão e cremalheira

Pneus: 225/50 R17

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.