A meta de muitas fabricantes de automóveis para um futuro próximo é a eletrificação total de seus carros e esse conceito parece já estar enraizado na maior parte da indústria. Porém, há quem pense o diferente. É o caso de Akio Toyoda, CEO da Toyota, que repetidas vezes afirma que os carros elétricos não salvarão o planeta.
O executivo, que é neto do fundador da Toyota Motor Corporation, acredita que faz parte de uma “minoria silenciosa”, que não crê que os carros a bateria são a única solução para atingir a neutralidade do carbono. Para Toyoda, o ideal é que haja uma diversidade de tecnologias em vez de focar apenas em um tipo de trem de força.
“Para alcançar a neutralidade de carbono, devemos lembrar que o carbono é o verdadeiro inimigo, não um trem de força específico”, disse ele recentemente em uma entrevista na Tailândia, onde firmou um acordo o grupo local C.P para desenvolver estudos sobre a neutralidade do carbono no país asiático.
Toyoda acha que as marcas deveriam focar em expandir o seus portfólios e desenvolver tecnologias de trem de força híbrido, elétrico a bateria e também a hidrogênio. O chefão da Toyota também diz que não é o único que pensa assim, mas por não ser o senso comum da indústria a maioria se cala.
“Essa maioria silenciosa está se perguntando se os carros elétricos são realmente bons para se ter como uma única opção. Mas eles acham que é a tendência, então não podem falar alto… A resposta certa ainda não está clara, não devemos nos limitar a apenas uma opção”, explicou Toyoda.
Se olharmos notícias recentes da montadora, podemos ver que eles estão realmente empenhados em atingir essa meta de portfólio diversificado. Além dos modelos que já conhecemos, como o Corolla híbrido ou o Prius, a montadora lançou em 2022 sua submarca de elétricos bZ, que já conta com o SUV de grande porte, bZ4X, e o sedã bZ3.
A Toyota também é uma das que mais trabalha para desenvolver os trens de força movidos a hidrogênio. O Mirai é a prova de que essa tecnologia é funcional e limpa. Recentemente, o modelo esteve no Brasil em sua nova versão para estudos de uma possível implementação do segmento por aqui.
A confiança no hidrogênio é tão grande que a Toyota também já iniciou testes para implementá-lo em veículos maiores. No Reino Unido, a montadora pretende usar a mesma tecnologia do Mirai na picape Hilux, que já tem uma versão elétrica a bateria confirmada para 2024.