A BYD sentiu a responsabilidade do sucesso de vendas de seus carros, em especial, os Song Plus e Dolphin. Em poucos meses a demanda por peças de reposição triplicou e casos de reclamações por demora para o fornecimento de peças se multiplicaram. Agora a fabricante chinesa trabalha para colocar a casa em ordem.
De acordo com a BYD, o que aconteceu foi “uma demora temporária na liberação de alguns pedidos de peças.” A questão nem teria sido a falta de peças no Brasil, mas o tempo de envio a partir do centro de peças da BYD em Cariacica (ES) para as concessionárias da marca. Isso ficou ainda mais sensível com o aumento da demanda por peças de reposição.
Agora a fabricante ajusta sua logística para que os componentes pedidos sejam despachados em até três dias e entregues em até cinco dias. No máximo, uma peça que não estiver nos estoques das lojas deverão ser entregues em 8 dias. Ainda é muito, mas o que demanda mais tempo são os componentes maiores. É é melhor do que casos onde peças disponíveis no Brasil demoraram mais de um mês para chegar às concessionárias.
A maior demanda é por peças danificadas em colisões, como partes de funilaria, para-choques, portas, capô e tampas. Peças usadas em revisões também têm demanda, mas têm maior previsibilidade.
A BYD garante que casos mais graves são acompanhados de perto pelo pós-vendas da empresa e peças indisponíveis no Brasil podem ser pedidas da China e enviadas de avião. Neste caso, a peça demora até 15 dias para chegar.
Estoque vai dobrar de tamanho
QUATRO RODAS visitou o centro de peças da BYD no Espírito Santo. O galpão tem uma área de 5.000 m² e 5.600 posições de pallets, e deverá dobrar de tamanho nos próximos meses, triplicando a mão de obra, atualmente de 50 funcionários, até o fim de 2024.
Hoje o estoque é de 370.000 peças e cobre 93% dos componentes dos carros da BYD à venda no Brasil. Como a demanda triplicou, já conseguiram escalar o envio diário de 200 para até 600 peças (ou 13.200 peças/mês), o que atende a atual demanda, de acordo com a BYD. Já a capacidade de recebimento de peças de conteiners que desembarcam no Brasil é de até 4.000 peças/dia.
O que também pode ajudar a desafogar o centro de peças é o envio de kits com as peças de maior demanda para as concessionárias, o que já está sendo feito pela BYD.
No futuro, além de mais um centro de distribuição de peças junto à fábrica de Camaçari (BA), a BYD também pretende fazer das suas maiores redes de concessionárias centros regionais para distribuição de peças. A marca pretende passar das atuais 78 concessionárias para 200 até o final de 2024.
Pneus do Dolphin Mini estão garantidos
O BYD Dolphin Mini já tem cerca de 8.000 unidades vendidas no Brasil e um problema: a medida do seu pneu, 175/55 R16 é inédita no Brasil. E o carro não tem estepe, mas sim um kit de reparo.
Para não ter falta de pneus, a marca está importando um lote de pneus por avião e um lote robusto por navio, que chegará nos próximos meses. Esses pneus serão distribuídos pela rede de concessionárias e também por uma distribuidora de pneus, que não teve nome divulgado, e será parceira da BYD. Além disso, a fabricante do pneu original do carro, Linglong, também vai distribuir essa medida no Brasil.