Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Aventureiros urbanos: ascensão e queda no mercado

Febre até 2014, os carros com roupagem off-road vêm sendo deixados de lado graças a nova onda de SUV compactos

Por Guilherme Fontana
10 nov 2016, 19h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercado: aventureiros

    Automóveis comuns com roupagem off-road, os aventureiros urbanos tiveram seu ápice em 2014. Na época, o nicho era um dos mais disputados do mercado, com essas versões atingindo até 62% do mix de vendas do modelo base.

    De 2015 para cá, porém, eles vêm sendo deixados de lado — e o culpado tem nome: a onda de SUV compactos.

    LEIA MAIS:

    >> Vendas: Toro passa Strada; Civic fica na frente do Cruze

    >> O valor das centrais multimídia no mercado de novos e usados

    >> A decadência das cores nas vendas de carros

    Com o aumento de lançamentos desses utilitários esportivos, o público foi desistindo de levar o genérico. Um exemplo: o CrossFox representava 14% das vendas do Fox no primeiro semestre de 2014, segundo a Jato. Em 2016, caiu a 9% – em números absolutos, foram 6.854 contra 2.398 carros emplacados.

    No caso do Stepway, foi de 26% para 23% do mix do Sandero e, nas vendas, passou de 12.104 para 6.002 unidades. Mesmo considerando a crise atual do mercado brasileiro (cuja queda média é de 20%), a redução no Stepway é bem maior: 41% a menos, entre 2014 e 2016. A Idea Adventure caiu ainda mais: 81% – de 3.673 para 713.

    Continua após a publicidade

    Mas teve um modelo que nadou contra a corrente: a Weekend Adventure. Apesar da queda de 45% nas vendas no período (5.059 contra 2.293), a versão aventureira mostrou um bom aumento de participação: de 56% para 63% no mix de vendas da perua Weekend como um todo.

    Com preços semelhantes ao de alguns SUVs, a concorrência ficou difícil para os off-roads de butique. Um CrossFox ou Idea Adventure, por exemplo, podem sair por R$ 80.000, suficiente para comprar um Jeep Renegade, Honda HR-V, Ford EcoSport ou Renault Duster.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.