Audi seguirá a Jaguar e subirá um degrau em luxo e preços dos seus carros
Ultrapassada pelas rivais, Audi quer abrir mão do volume de vendas para trabalhar com uma margem de lucro mais alta nos próximos anos

A Audi já é conhecida por ser uma marca de luxo, mas seus líderes querem ainda mais e pretendem elevar seu patamar dentro do setor automotivo. O motivo é a queda de 11,8% nas vendas registradas no último ano, quando totalizou 1.671.218 unidades vendidas. O número fez com que as rivais alemãs Mercedes-Benz e BMW a ultrapassassem, assim como a Tesla, que registrou o feito pela primeira vez na história.
Porém, o reposicionamento não será de graça: ele acarretará em um aumento dos preços dos modelos da marca, já que eles ficarão mais sofisticados. Pode até parecer contra a lógica de quem teve um ano em baixa, mas trata-se de uma estratégia para aumentar os lucros.
“Estamos dando um passo em alta em termos de sofisticação, aumentando o prestígio, a conveniência e a percepção da marca, e mais interessados na qualidade do negócio do que na quantidade”, explicou o chefe da Audi no Reino Unido, José Miguel Aparicio.

A mudança, porém, continuaria respeitando a hierarquia dentro do grupo Volkswagen. Mesmo em um patamar mais elevado, a Audi continuaria um — talvez dois — degrau acima da VW, e abaixo de Porsche e Bentley.
Os reflexos desse plano ambicioso já refletem em alguns anúncios recentes da Audi. Recentemente, foi anunciado que o A1 Sportback e o SUV Q2 sairão de linha, deixando o A3 e o Q3 como seus representantes mais básicos.

Para o topo da linha, ao que parece, a marca pretende aumentar o luxo do sedã A8 em uma próxima geração, que deve se basear no conceito Grandsphere. Mas isso pode demorar ao menos mais cinco anos, uma vez que ele tem um facelift planejado para os próximos anos, conforme relatou o site Auto Motor and Sport no ano passado.

Para os SUVs, a intenção deve ser adicionar um novo membro à família. Esse seria baseado em outro conceito, o Urbansphere, e seria posicionado acima do Q7 e Q8.
O movimento é semelhante ao da Jaguar, outra montadora que está se reposicionando no mercado para tornar-se mais luxuosa. A diferença é que, enquanto a britânica pretende fazer a mudança tornando-se totalmente elétrica, a Audi já anunciou que seu futuro será flexível, estendendo a data da eletrificação total para 2033.