Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Adeus, Aventador: Lamborghini encerra vendas do esportivo após 10 anos

Modelo já tem um substituto nos planos, que terá V12 e trem de força híbrido

Por João Vitor Ferreira
22 out 2021, 11h06

Lamborghini Aventador Ultimae azul visto de frente

Como já premeditava a sua última versão, batizada de Ultimae, a Lamborghini encerrou as encomendas para o Aventador, com as últimas entregas programadas para serem feitas até o final de 2022.

Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90

O Lamborghini Aventador já estava no mercado há dez anos, tendo feito sua estreia no Salão de Genebra de 2011. De lá pra cá, colecionou fama e versões, sempre trazendo consigo o motor V12 aspirado, que faz jus ao nome do modelo, herdado de um dos touros mais ferozes que já batalhou na Plaza de Toros de Zaragoza. 

Anunciado para substituir o Murciélago, o Aventador surgiu primeiro na versão LP700-4 em duas opções de carroceria, roadster e cupê, que se tornaram base para a maioria das versões futuras. Debaixo do capô, o V12 aspirado de 6.5 litros gerava 700 cv e 70,4 kgfm. O modelo foi um sucesso e teve mais de 5.000 unidades vendidas, ultrapassando o seu antecessor e a estimativa da Lamborghini de 4.000 veículos.

Continua após a publicidade
121112_aventador_02.jpg
O LP700-4 faz de 0-100km / h em apenas 2,9s e velocidade máxima de 350km / h. (Divulgação/Lamborghini)

O LP700-4 deu lugar, em 2016, a versão S LP740-4. Como o nome sugere, a variante de entrada do Aventador tinha 40 cv a mais que o antecessor, mantendo o mesmo torque. A velocidade máxima, de 350 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 s também eram as mesmas.

Em 2018, o Aventador SVJ fez sua estreia. A potência, claro, também aumentou, chegando em 770 cv, com torque de 73,4 kgfm. As mudanças fizeram com que sua velocidade máxima passasse os 350 km/h e, como resultado, o esportivo registrou a volta mais rápida de Nurburgring — mesmo que sob polêmicas.

Lambo Aventador SVJ
O “J” da versão SVJ faz referência ao artigo do regulamento da FIA para os carros de rua criados com o intuito de legitimar as versões de corrida (Divulgação/Lamborghini)
Continua após a publicidade

O SVJ teve produção limitada em 900 cupês de 800 roadsters, porém não foi o único. O primeiro Aventador a ter número restrito de unidades foi o SV, produzido entre 2015 e 2017. Essa variante, teve 600 cupês e 500 roadsters produzidos no total.

Vale citar também outras versões especiais, como a SVJ 63, a Pirelli Edition e a LP 720-4 50° Anniversario. As duas últimas comemoram o 50 anos de parceria entre Lambo e a fabricante de pneus e o quinquagésimo aniversário da montadora, respectivamente. Já a SVJ 63 ganhou esse nome em referência a 1963, ano em que a Lamborghini foi fundada.

lamborghini aventador svj (9)
O SVJ gerou outra versão ainda mais limitada. O SVJ 63 chegou também com as carrocerias cupê e roadster, os dois limitados a 63 unidades (Lamborghini/Divulgação)

Esse ano conhecemos o último Aventador de todos. O Ultimae (último em latim) teve o V12 mais uma vez melhorado, chegando em 780 cv com o mesmo toque do SVJ. Para se despedir em grande estilo, o carro chegava a 355 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em cerca de 2,8 segundos e 0 a 200 km/h em 8,7. Claro que ele também foi limitado, dessa vez em apenas 600 unidades, sendo 350 cupês e 250 conversíveis.

Continua após a publicidade
Lamborghini Aventador Ultimae conversível azul visto 3/4 de trás
Além de ser o último da família Aventador, o Ultimae é o último modelo da marca 100% a combustão (Divulgação/Lamborghini)

Nesses mais de 10 anos no mercado, o Aventador marcou o mundo automobilístico e vai deixar saudades naqueles que gostam de um potente motor V12. Mas a Lamborghini anunciou que tem outros planos para ele.

A montadora italiana já adiantou que o Aventador terá um substituto, cotado para o final de 2022 ou início de 2023. O novo modelo também usará um V12, mas dessa vez em um trem de força híbrido, algo semelhante com o que foi feito com o Lamborghini Sian

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.