Não é a primeira vez que há um recall pra resolver um defeito que pode ferir os ocupantes do veículo, quem não se lembra do famoso caso do Volkswagen Fox que decepava dedos quando o banco traseiro era rebatido.
O caso da Tesla não é tão grave, mas obrigou a empresa a convocar mais de 1 milhão de unidades para reparo nos vidros elétricos dianteiros.
Segundo documentos da Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias, durante o processo de fechamento, a janela faz uma força excessiva e pode beliscar o motorista ou o passageiro antes de retrair, podendo machucá-los.
Os veículos do recall são alguns modelos 2017-2022 do Model 3, 2020-2021 do Model Y e 2021-2022 do Model S e X.
A montadora fará uma atualização “over the air” para corrigir esse problema, portanto não será necessário o comparecimento dessas unidades a um centro de atendimento da marca – mais uma sofisticação tecnológica da empresa de Elon Musk. Os veículos que foram construídos após 13 de setembro de 2022 já recebem um software atualizado de fábrica e não estão inclusos neste recall.
Os técnicos da Tesla encontraram esse problema durante os “testes de conformidade de produção” feitos em 19 de agosto de 2022 até 23 de agosto de 2022. Durante os testes, os técnicos perceberam mais variações do que o esperado em resposta à detecção do beliscão. Entretanto, a Tesla não tem conhecimento de lesões graves quanto a isso.