SUVS
O ix35 conquistou o mercado brasileiro e incomodou as vendas do CR-V. Se você precisa de bastante espaço, prefira o Honda. Caso contrário, esse coreano é uma excelente escolha.
A Hyundai não batizou as versões da forma tradicional – utiliza um código interno para especificar os equipamentos. Dê preferência para a G595 (intermediária), que tem bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas, assento do motorista elétrico, sensor de ré e partida por botão. Se achar uma top, e puder encarar, aproveite: ela inclui tração integral, airbags laterais, câmera de ré e controle de tração. Mas fuja da versão básica, manual. A transmissão automática é o padrão da categoria. Tente comprar o ix35 da linha 2012 em diante, pois naquele anoo motor 2.0 de 178 cv passou a ser bicombustível.
Preço: | R$ 75.341 (FIPE) |
---|---|
FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 2.0 16V, 178/169 cv; câmbio: autom., 6 marchas, |
Consumo (km/l): | urb, 6,9; rod, 9,3 (E) |
REVISÕES | |
30.000 km: | R$ 320 |
40.000 km: | R$ 574 |
50.000 km: | R$ 271 |
60.000 km: | R$ 417 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 417 |
Discos dianteiros: | R$ 406 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 1.560 |
Pneu: | R$ 630 |
DESVALORIZAÇÃO: | – 4,5% (2014-2015) |
SEGURO: | R$ 3.696 |
Peugeot 3008 2013
Esse crossover é um espécime raro. O jeitão de minivan misturado com traços de SUV são comuns aos franceses, que ainda não aderiram à moda dominante dos utilitários esportivos. E isso é um trunfo: o 3008 é espaçoso, versátil, ágil e elegante. QUATRO RODAS avaliou o modelo por 19 meses no teste de Longa Duração. E o carro deixou saudade. Seu motor 1.6 THP de 165 cv é que garante a agilidade (9,8 s de 0 a 100 km/h). Mas também é econômico: 10,9 e 15,9 km/l, na cidade e estrada.
LEIA MAIS:
>> Como avaliar um carro usado com olhos de profissional
Os Peugeot têm desvalorização acentuada nos três primeiros anos, então um modelo 2013 ou 2012 são as melhores opções de compra. Um Griffe 2013 têm preço médio de R$ 64 116, segundo a Fipe, quase metade do valor de um zero-quilômetro (R$ 115 990). Mas fique atento à manutenção. Fuja de modelos malcuidados.
Preço: | R$ 64.116 |
---|---|
FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 1.6 16V, 165 cv; câmbio: aut., 6 marchas, |
Consumo (km/l): | urb, 10,9; rod, 15,9 (G) |
REVISÕES | |
30.000 km: | R$ 426 |
40.000 km: | R$ 992 |
50.000 km: | R$ 426 |
60.000 km: | R$ 704 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 400 |
Discos dianteiros: | R$ 406 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 1.560 |
Pneu: | R$ 446 |
DESVALORIZAÇÃO: | -5,3% (2014-2015) |
SEGURO: | R$ 3.304 |
PICAPES MÉDIAS
Ford Ranger Limited 2013
Um bom argumento para você procurar uma Ranger é a facilidade de encontrar unidades em estado de conservação acima da média do segmento. Enquanto sua principal rival, a S10, é frequentemente utilizada como veículo de trabalho – ou por gente que utiliza a picape para transportar carga –, a cabine dupla da Ford costuma permanecer no asfalto, com nada além de ar na caçamba. Além disso, tem acabamento mais caprichado e mais equipamentos que a opção da GM. Por fim, oferece posição de dirigir melhor, próxima a de um carro de passeio.
O motor 2.5 flex de 173 cv é suficiente para rodar bem, desde que não haja muita carga nas costas. Mas não há milagre: a Ranger zero-quilômetro custa caro e a seminova também maltrata o bolso. Seguro, kit de peças e manutenção são bem mais caros que a Chevrolet.
Preço: | R$ 73.664 |
---|---|
FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 2.5 16V, 173,168 cv; câmbio: manual, 5 marchas, |
Consumo (km/l): | urb, 4,0; rod, 5,9 (E) |
REVISÕES | |
30.000 km: | R$ 976 |
40.000 km: | R$ 1.384 |
50.000 km: | R$ 976 |
60.000 km: | R$ 1.416 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 350 |
Discos dianteiros: | R$ 697 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 961 |
Pneu: | R$ 822 |
DESVALORIZAÇÃO: | -4,3% (2014-2015) |
SEGURO: | R$ 4.145 |
Chevrolet S10 2013
S10 e Hilux têm em comum a preferência dos donos de picapes, encabeçando a liderança do segmento. Mas quando se fala em custo de uso, a Chevrolet é escolha ideal.A S10 LT 4×2 cabine dupla, com motor 2.4 bicombustível e câmbio manual, é uma das opções mais versáteis do segmento. E por cerca de R$ 60 000, um modelo 2013 vai bem na cidade, na estrada e em pisos acidentados.
Em comparação com as opções equivalentes da Ford, Toyota e Mitsubishi, tem os menores preços de revisões e peças de reposição. Seu índice de desvalorização está na média do segmento, porém não é tão fácil encontrar uma unidade em bom estado – frequentemente o modelo é utilizado por quem dirige a picape profissionalmente. Antes de comprar, analise a suspensão e os indícios de uso da caçamba.
Preço: | R$ 62.886 |
---|---|
FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 2.4 16V, 147/141 cv; câmbio: manual, 5 marchas, |
Consumo (km/l): | urb, 5,1; rod, 7,9 (E) |
REVISÕES | |
30.000 km: | R$ 716 |
40.000 km: | R$ 888 |
50.000 km: | R$ 920 |
60.000 km: | R$ 928 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 251 |
Discos dianteiros: | R$ 590 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 839 |
Pneu: | R$ 940 |
DESVALORIZAÇÃO: | -4,2% (2014-2015) |
SEGURO: | R$ 3.290 |
MINIVAN
Nissan Grand Livina SL 2013
O segmento de minivans pequenas sucumbiu aos SUVs. Hoje, só Chevrolet Spin, JAC J6 e Fiat Doblò (este só para ampliar o leque de escolhas) carregam sete por menos de R$ 80 000. Entre os usados, o cenário também não é diferente, embora seja mais amplo, já que contempla modelos fora de linha, como Zafira e Grand Livina – a Nissan foi aposentada oficialmente em agosto de 2015. Por isso, é possível encontrar unidades com pouca idade.
Mas a saída do mercado não apaga seus valores. Uma de suas vantagens é ter uma carroceria alongada em relação à Livina de cinco lugares. A Spin é idêntica nas versões de cinco e sete assentos – e isso tem reflexo direto no espaço dedicado ao banco traseiro e ao porta-malas.
O melhor negócio é optar pelo ano/modelo 2013 – com dois anos de uso –, e não pelo último possível (2014). A minivan sofre com um índice de desvalorização elevado: uma Grand Livina SL 2013 automática é cotada em R$ 40 283, segundo a Fipe. O mesmo modelo, porém da linha 2014, tem preço médio de R$ 50 876. A diferença de um ano não compensa os R$ 10 000 extras.
Outro senão é a falta de equipamentos. Mesmo a versão SL (top de linha) não tinha coluna de direção com regulagem telescópica, controle de estabilidade ou um sistema multimídia caprichado. Porém, o rebatimento da terceira fileira de bancos era prático e escondia os assentos no assoalho do porta-malas, quando não estavam em uso – ainda que não fosse tão eficaz quanto a tecnologia Flex7 da Zafira. Aliás, embora o GM tenha saído do mercado em 2012, continua uma excelente opção entre os seminovos.
Preço: | R$ 40.283 |
---|---|
FICHA TÉCNICA | |
Motor: | 1.8 16V, 126/125 cv; câmbio: manual, 4 marchas, |
Consumo (km/l): | urb, 7,3; rod, 9,8 (etanol) |
REVISÕES | |
30.000 km: | R$ 239 |
40.000 km: | R$ 329 |
50.000 km: | R$ 239 |
60.000 km: | R$ 329 |
PEÇAS | |
Pastilhas dianteiras: | R$ 479 |
Discos dianteiros: | R$ 838 |
Amortecedores dianteiros: | R$ 738 |
Pneu: | R$ 362 |
DESVALORIZAÇÃO: | -7,4% (2014-2015) |
SEGURO: | R$ 1.814 |