Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Jaguar XE R-Sport: o quarto elemento

Belo, bem-equipado e divertido de guiar, o sedã chega para bater de frente com o trio alemão

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 1 fev 2023, 16h10 - Publicado em 5 jan 2016, 10h51

Jaguar XE R-Sport

Até pouco tempo atrás era fácil bancar o entendido em vinhos. Bastava procurar um bom tinto francês no supermercado e pronto. No segmento dos sedãs premium, a história era parecida. Por décadas os modelos alemães foram – e continuam sendo – referência de luxo e status.

De uns tempos para cá, porém, a fila andou. Assim como rótulos de outras nacionalidades ganharam lugar de destaque na prateleira das enotecas, a Alemanha deixou de ser unanimidade em sedã premium. O Jaguar XE que o diga.

Não é a primeira vez que a marca inglesa peita Audi, BMW e Mercedes. De 2001 a 2009, a marca vendeu o X-Type, uma fracassada tentativa de ganhar mercado aproveitando plataforma (e outros componentes) do Ford Mondeo – um ultraje para uma marca acostumada à exclusividade. Mas a Jaguar aprendeu a lição.

O XE inaugura uma plataforma que acaba de ser aproveitada no utilitário-esportivo F-Pace e também servirá ao novo XF. É um produto inédito em vários sentidos, inclusive pela construção refinada: cerca de 75% de sua arquitetura é de alumínio, algo inédito na categoria.

Jaguar XE R-Sport

Continua após a publicidade

Assim como um admirador de vinhos cumpre um ritual antes da degustação, gastei alguns minutos admirando o XE antes de guiá-lo. E poderia ficar várias horas fazendo aquilo. Seus traços lembram o XF, inclusive com peças em comum (como as entradas de ar nos para-lamas), enquanto a silhueta remete ao F-Type.

O interior lembra o de um BMW, com posição de dirigir baixa (e esportiva), acabamento primoroso e volante com ótima empunhadura. Mas o desenho da cabine não precisava ser tão sóbrio assim.

Jaguar XE R-Sport

O XE estreia com a missão de fazer a Jaguar ser uma marca consumida em vez de apenas cobiçada. “Queremos derrubar a imagem de marca inacessível e mostrar que é possível, sim, ter um Jaguar”, diz Vinicius Frata, gerente de produto da empresa.

O sedã será vendido nas versões Pure, R-Sport e S, todas com tração traseira e câmbio de oito marchas. São dois motores: 2.0 turbo (240 cv) e 3.0 V6 (340 cv). As opções 2.0 focam no conforto, com suspensão macia como no Classe C. Já na S V6 a história é diferente. Qualquer acelerada é seguida do ronco ardido típico do F-Type – nada mais lógico, já que ambos têm o mesmo motor.

Continua após a publicidade

Para nosso teste, chamamos a versão 2.0, que foi de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos – os rivais variaram de  7,1 (320i) a 9,1 (C 180). Mas decepcionou no consumo: 9,8 e 12,8 km/l em ciclo urbano e rodoviário, contra 10,5 e 15,4 do BMW.

Jaguar XE R-Sport

Os ingleses preparam uma estratégia agressiva para conquistar novos clientes. A rede autorizada crescerá das atuais 32 revendas para 42 até o fim de 2016 e o XE terá custos de manutenção competitivos.

Só os preços podem atrapalhar os planos: o Pure sai por R$ 177.160, mais que A4 Ambiente (R$ 150.190), C 200 Avantgarde (R$ 175.900) e 320i Sport GP (R$ 1174.950), embora  seja mais potente que todos os concorrentes. Já a V6 custa R$ 310.250. Mesmo assim, a marca quer vender 600 carros nos próximos 12 meses, sendo de 70% a 80% da R-Sport e 5% da S. Fosse um bom vinho, eu diria que apesar de caro, o XE pertence a uma safra exclusiva, harmonizando perfeitamente com sofisticação e deixando um retrogosto de F-Type na boca. Nada mal.

Jaguar XE R-Sport

Continua após a publicidade

MOTOR E CÂMBIO

Desempenho de sobra e trocas de marcha rápidas alegram o motorista.

DIRIGIBILIDADE

Estável em situações críticas, o XE é confortável como poucos.

SEGURANÇA

Controles de estabilidade e de tração são de série em todas as versões.

SEU BOLSO

Se os preços são altos, a Jaguar promete seguro abaixo de R$ 4.000, revisões baratas e recompra garantida.

CONTEÚDO

Mais generoso do que os alemães, todo XE tem ar digital bizona, faróis de xenônio e quatro modos de condução.

Continua após a publicidade

VIDA A BORDO

Acabamento esmerado e espaço de sobra para quatro pessoas.

QUALIDADE

Além de ser bem construído, o XE é o único sedã da categoria feito de alumínio.

VEREDICTO QUATRO RODAS

Bonito como poucos modelos à venda no país, o XE entrega desempenho de esportivo sem deixar o conforto de lado, surgindo como uma alternativa interessante (e empolgante) aos alemães.

Ficha Técnica
Motor gasolina, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16V, injeção direta
Cilindrada 1 999 cm3
Potência 240 cv a 5 500 rpm
Torque 34,7 mkgf de 1 750 a 4 000 rpm
Câmbio automático, 8 marchas, tração traseira
Dimensões comprimento, 467,2 cm; largura, 185 cm; altura, 141,6 cm; entre-eixos, 283,5 cm
Peso 1 530 kg
Peso/Potência 6,3 kg/cv
Peso/Torque 44 kg/mkgf
Porta-malas 450 litros
Tanque 63 litros
Suspensão dianteira duplo “A”
Suspensão traseira multilink
Freios discos ventilados nas quatro rodas
Direção elétrica
Pneus 225/40 R19 (diant.) / 255/35 R19 (tras.)
Equipamentos assistente de partida em rampas, start-stop, controles de estabilidade e de tração, sensores de estacionamento diant. e tras., rodas de liga leve aro 18, som Meridian de 380 W, câmera de ré
Consumo urbano 9,8 km/l
Consumo rodoviário 12,8 km/l
0 a 100 km/h 7,2 s
0 a 1000 m 27,6 s
Retomada 40 a 80 km/h 3,3 s
Retomada 60 a 100 km/h 3,8 s
Retomada 80 a 120 km/h 4,6 s
Velocidade máxima 250 km/h
Frenagem 15,9 (60 a 0 km/h) /26 (80 a 0 km/h) /61,8 m (120 a 0 km/h)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.