Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Onix x HB20 x Gol x Ka: a corrida atrás do líder

De cara nova, o Onix é o atual campeão de vendas, mas precisa vencer HB20, Gol e Ka para seguir no topo

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 21h50 - Publicado em 14 out 2016, 19h16

Abre Compara Hatch - 685

Todos querem desbancar o Onix. O compacto da GM fechou o primeiro semestre com 68.535 unidades vendidas, uma confortável vantagem de 12.613 carros para o vice-líder, Hyundai HB20, segundo dados da Fenabrave.

Os modelos, aliás, nadam de braçada em meio à tormenta que atinge a indústria automotiva, já que Ford Ka e VW Gol nem sequer atingiram 35.000 emplacamentos.

Diante do primeiro facelift realizado pela Chevrolet, convocamos os três desafiantes, justamente os mais vendidos e atuais do segmento, já que todos foram lançados ou atualizados nos últimos dois anos, para ver se algum deles pode ameaçar o reinado do Onix. Descubra a seguir.

LEIA MAIS:

>> Segredo: novo Volkswagen Gol chega em 2018

>> Teste: Chevrolet Onix Activ e Prisma LTZ

>> Comparativo: Citroën C3 1.2 X Peugeot 208 1.2

 

4º – Volkswagen Gol Highline 1.6

VW Gol Highline 1.6
Renovado há alguns meses, o Gol preservou o antigo motor 1.6 ()

Embora tenha sofrido uma plástica há pouco tempo, o Gol é o veterano da turma. A atual geração está entre nós há oito anos e assim permanecerá pelo menos até 2017, quando um projeto totalmente novo deve estrear.

Volkswagen Gol
Faróis e para-choques foram redesenhados ()
Continua após a publicidade

Algumas características ainda agradam, como a boa posição de dirigir e os engates suaves do câmbio manual de cinco marchas. Mas no geral a modernidade dos rivais deixou o Gol para trás.

O ex-campeão de vendas sente o peso da idade tanto na ergonomia quanto no aproveitamento de espaço interno, ambos superiores na concorrência. Apesar de ter recebido melhorias, o motor ainda é o velho 1.6, de até 104 cv se abastecido com etanol.

Na pista de testes, o VW foi o mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h (12 segundos) e o mais beberrão nas medições de consumo urbano (10,6 km/l) e rodoviário (14,8 km/l), mas foi o melhor em duas das três provas de frenagem.

VW Gol Highline 1.6 - 2
Cabine ficou mais elegante, mas ergonomia é ruim ()

Além de ter sido atualizado por fora, o interior ganhou em visual (com traços semelhantes aos modelos mais recentes da VW) e conectividade, graças à central multimídia Composition Touch, com funções como espelhamento da tela do smartphone.

Continua após a publicidade

Opcionalmente, o cliente pode levar um equipamento ainda mais avançado, a Discover Media, que oferece aplicativos e responde comandos de voz. Neste caso, porém, o preço básico de R$ 53.350 pode chegar a R$ 58.544.

Interior VW Gol Highline 1.6
Posição de dirigir agrada, assim como o tecido dos bancos ()

Além do preço salgado, o Gol também maltrata o bolso com a apólice de seguro mais elevada de todos (R$ 2.438) e a segunda cesta de peças mais cara do grupo (R$ 3.382). Do jeito que está, o ex-campeão acabou ficando no quarto lugar do nosso comparativo.

VEREDICTO

A receita clássica agrada ao fã-clube cativo do Gol, mas há opções mais modernas e confortáveis no mercado pelo mesmo preço pedido pela VW.

TESTE DE PISTA (COM GASOLINA)
Aceleração de 0 a 100 km/h 12 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,8 s – 150,7 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 7,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 11,6 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 17,5 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,5 / 29,3 / 64,6 m
Consumo urbano 10,6 km/l
Consumo rodoviário 14,8 km/l
Continua após a publicidade
FICHA TÉCNICA
Motor flex, diant., transv., 4 cil., 1.598 cm3, 8V, 104/101 cv a 5.250 rpm, 15,6/15,4 mkgf a 2.500 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.)
Freios a disco (diant.) / tambor (tras.)
Direção hidráulica
Rodas e pneus liga leve, 195/50 R16
Dimensões comprimento, 389,7 cm; altura, 146,4 cm; largura, 189,3 cm; entre- eixos, 246,6 cm; peso, 1.036 kg; tanque, 55 l
Equipamentos de série ar-condicionado, Bluetooth, vidros e travas elétricas, fárois de neblina, sensor de estacionamento traseiro
Preço R$ 53.350

 

3º – Ford Ka SEL 1.5

Ford Ka SEL 1.5
Lançado há dois anos, o Ka é o segundo projeto global da Ford feito no Brasil ()

O Ka está com a bola toda dentro da Ford. Lançado há dois anos no país, ele acaba de chegar à Europa, onde substituirá a antiga geração baseada no Fiat 500. Se lá fora ele vai encarar rivais como Toyota Aygo e VW Up!, por aqui o modelo tem vida ainda mais complicada.

Diante dos best-sellers Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, o Ka aposta na segurança: é o único modelo da categoria equipado com assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e de tração – itens indisponíveis nem sequer como opcionais em todos os rivais.

Ford Ka
Estilo é de 2014, mas permanece atual ()
Continua após a publicidade

O compacto da Ford também traz o assistente de emergência, que realiza chamadas para o serviço de resgate em caso de acidente – apenas o Onix tem uma funcionalidade semelhante no OnStar.

A versão SEL também é bem equipada, oferecendo conteúdo parelho com o da concorrência, embora seja o único que não possui uma central multimídia com tela sensível ao toque – no lugar, há o confuso sistema Sync, difícil de entender e operar.

Ford Ka SEL 1.5 - 2
É o único que não possui uma central multimídia com tela sensível ao toque – no lugar, há o confuso sistema Sync ()

Por outro lado, quem comprá-lo não vai sofrer no bolso: além de custar menos que seus rivais, a cesta de peças do Ka é a segunda mais barata do grupo (R$ 2.783), assim como o seguro (R$ 1.835, acima apenas do Onix). O modelo só não obteve uma colocação melhor pela superioridade dos oponentes na pista de testes.

Ford Ka SEL 1.5 - 3
Posição de guiar cansa em viagens longas ()
Continua após a publicidade

Embora tenha sido o mais econômico de todos, o Ka perdeu para HB20 e Onix nas provas de retomada, frenagem e nível de ruí­do. Além disso, o representante da Ford é mais apertado (principalmente no banco de trás) e tem acabamento menos esmerado. Analisando prós e contras, o Ka ficou na terceira posição, mas muito perto de seus concorrentes.

VEREDICTO

O Ka não é o mais ágil da turma, mas honra a tradição de boa dirigibilidade de seus antecessores. Poderia ser mais bem-acabado e espaçoso.

TESTE DE PISTA (COM GASOLINA)
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,4 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32,8 s -157,6 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3°) 7,9 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4°) 11,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5°) 19,7 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16 / 27,7 / 68 m
Consumo urbano 11,9 km/l
Consumo rodoviário 15,3 km/l
FICHA TÉCNICA
Motor flex, diant., transv., 4 cil., 1.499 cm3, 16V, 110/105 cv a 5.500/6.500 rpm, 14,9/14,6 mkgf a 4.250 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.)/eixo de torção (tras.)
Freios a disco (diant.) e tambor (tras.)
Direção elétrica, 10,4 m (diâm. giro)
Rodas e pneus liga leve, 195/55 R15
Dimensões compr., 388,6 cm; altura, 152,5 cm; largura, 169,5 cm; entre-eixos, 249,1 cm; peso, 1.034 kg; tanque, 51 l
Equipamentos de série ar-condicionado, ESP, controle de tração, assistente de rampa
Preço R$ 52.140

 

2º – Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco

Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco
Atrás, lanternas redesenhadas e novo para-choque ()

Foi por muito pouco que o Onix não se sagrou vencedor do comparativo. O campeão de vendas no país estreia um novo design, que também resolveu importantes deficiências de ergonomia do projeto no interior, incluindo o fim dos botões pouco práticos da central multimídia MyLink.

Ainda não foi dessa vez que o veterano motor 1.4 SPE/4 saiu de cena, mas pelo menos ele ganhou peças mais leves, uma nova transmissão manual de seis marchas e trocou a direção hidráulica pela elétrica, contribuindo para uma redução de até 18% no consumo de combustível, segundo a a Chevrolet.

Chevrolet Onix
Faróis lembram os do Cruze ()

No que diz respeito aos custos de manutenção, o seguro do Onix é o mais barato de todos (R$ 1.599,89) e a oferta do serviço OnStar em todas as versões deve baixar ainda mais o valor do prêmio nos próximos meses. A situação só não é mais favorável ao bolso porque a cesta de peças é a mais cara do grupo (R$ 4.467,94).

Bem equipada, a versão LTZ traz todas as funcionalidades do serviço OnStar, mais a segunda geração da central multimídia MyLink, com suporte a Android Auto e Apple CarPlay e reconhecimento de comandos de voz.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco
Exemplar da foto tem câmbio automático; a unidade testada é manual de seis marchas ()

Dinamicamente, o modelo sofre do mesmo “mal” do For Ka: ele é gostoso de dirigir, mas não chega a ser tão bem acertado (nem tão confortável) como o HB20. Isso se refletiu em nossa pista de testes, onde o Onix não se destacou em nenhum quesito (com exceção da retomada de 40 a 80 km/h, na qual foi o mais rápido), mas também não passou vexame em nenhum deles.

Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco - 3
Bancos têm revestimento texturizado ()

No fim das contas, o hatch da Chevrolet ficou em um honroso segundo lugar, na cola do Hyundai HB20.

VEREDICTO

Modernizado e recheado, o Onix é uma das referências em hatches – só não é melhor por causa de um tal de HB20.

TESTE DE PISTA (COM GASOLINA)
Aceleração de 0 a 100 km/h 12 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,6 s – 154 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 7,2 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 11,3 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 18,2 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16 / 29,5 / 66,1 m
Consumo urbano 11 km/l
Consumo rodoviário 14,2 km/l
FICHA TÉCNICA
Motor flex, diant., transv., 4 cil., 1.389 cm3, 8V, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13 mkgf a 4.800 rpm
Câmbio manual., 6 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.)/eixo de torção (tras.)
Freios discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)
Direção elétrica, 10,4 m (diâm. giro)
Rodas e pneus liga leve, 185/65 R15
Dimensões compr., 393,3 cm; altura, 147,6 cm; largura, 170,5 cm; entre-eixos, 252,8 cm; peso, 1.042 kg; tanque, 54 l
Equipamentos de série ar-condicionado, fárois com leds, radas aro 15, sensor de estacionamento traseiro
Preço R$ 59.790

 

1º – Hyundai HB20 Comfort Style

Hyundai HB20 Comfort Style
Gosta de dirigir? Então o HB20 é a escolha mais indicada (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Entra ano, sai ano e o HB20 continua vencendo os comparativos. Os méritos vão todos para a Hyundai, autora de um projeto bem equilibrado que atende às necessidades e desejos do consumidor brasileiro como poucos modelos.

Se você gosta de números, a superioridade do hatch vai te impressionar. Foi ele o campeão nas provas de aceleração 0 a 100 km/h, retomada (60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h) e nível de ruído. Quando não foi o melhor, praticamente empatou com o vencedor, como nos testes de retomada de 40 a 80 km/h (perdendo para o Onix) e consumo urbano (superado apenas pelo Ka).

Hyundai HB20
Desenho da dianteira foi levemente modificado em 2015 ()

O seguro não é dos mais baixos (R$ 1.933,32), mas a cesta de peças é a segunda mais barata do grupo (R$ 2.975,20) e a garantia de cinco anos é a maior da categoria.

Apresentada há menos de um ano, a reestilização revigorou o design do hatch lançado há quatro anos. Ao volante, o motor 1.6 16V de até 128 cv com etanol continua sendo um dos mais espertos da categoria, formando um casamento perfeito com a transmissão manual de seis velocidades, dona de engates macios e precisos – melhores até do que a elogiada caixa MQ 200 da VW.

Hyundai HB20 Comfort Style - 3
Nada muda por dentro desde 2012 ()

A calibragem da suspensão priorizando o conforto faz o HB20 reclamar um pouco dos buracos, mas nada que incomode demais.

As inúmeras qualidades até amenizam defeitos como a direção excessivamente leve em velocidades elevadas, o preço alto de R$ 55.555 e a falta de equipamentos oferecidos de fábrica pela concorrência, como a central multimídia – um simples rádio ocupa seu lugar.

Hyundai HB20 Comfort Style -2
Posição de dirigir esportiva é boa ()

Com muito mais virtudes do que deficiências, o HB20 garantiu a vitória, seguido de pertinho pelo novo Onix.

VEREDICTO

Mesmo após quatro anos, o HB20 ainda é um dos melhores projetos nacionais. Bonito, confortável e ágil, ele é mais caro, mas vale o investimento.

TESTE DE PISTA (COM GASOLINA)
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,6 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32 s – 162,7 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 7,3 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 10,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 15,8 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,8 / 27,6 / 66 m
Consumo urbano 11,2 km/l
Consumo rodoviário 16,7 km/l
FICHA TÉCNICA
Motor flex, diant., transv., 4 cil., 1.591 cm3, 16V, 128/122 cv a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 5.000/4.500 rpm
Câmbio manual, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.)/eixo de torção (tras.)
Freios discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)
Direção elétrica
Rodas e pneus liga leve, 185/60 R15
Dimensões compr., 392 cm; altura, 147 cm; largura, 168 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.040 kg; tanque, 50 l
Equipamentos de série ar-condicionado, Bluetooth, lanternas com leds, vidros e travas elétricas, fárois de neblina
Preço R$ 55.555
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.