Chevrolet Onix Activ e Prisma LTZ: mudanças nos líderes
Reestilização visual e nova versão aventureira: Onix e Prisma se atualizam e ganham conteúdo para manter a liderança de vendas em suas categorias
O ano era 1985 quando a Coca-Cola resolveu aposentar sua consagrada fórmula original para lançar a “New Coke”. O novo sabor surgiu para alavancar as vendas da empresa e conter o avanço da Pepsi, mas foi um fracasso retumbante a ponto de o refrigerante sair de circulação menos de 80 dias depois – para nunca mais voltar.
Exemplos como esse devem ter norteado a Chevrolet na primeira reestilização da dupla Onix e Prisma. Afinal, todo cuidado é pouco antes de mexer em time que está ganhando – ou melhor, liderando as vendas (o Prisma entre os sedãs compactos e o Onix no ranking geral de emplacamentos).
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A reestilização vem acompanhada da inédita versão aventureira do Onix, a Activ, identificada pelos adereços de plástico preto espalhados pela carroceria e pelas barras longitudinais no teto. Além do estilo off-road light, a suspensão foi recalibrada e, graças também aos pneus maiores, a altura em relação ao solo cresceu 30 mm.
Independentemente da versão, as novas linhas reforçaram ainda mais a sensação de largura. É inegável a semelhança com o Cobalt na dianteira, principalmente pelo desenho dos faróis, que ganharam leds na versão LTZ. Atrás, as atualizações foram mais discretas, incluindo lanternas com novo formato e para-choque redesenhado.
Se você é bom observador, certamente notará um emblema azul na tampa traseira. Trata-se do Eco, designação dada pela GM a uma série de melhorias implantadas para reduzir o consumo de combustível em até 18%, segundo a marca. Entre elas, destacam-se o uso de peças mais leves (que fizeram o carro perder 32 kg), a introdução da direção elétrica no lugar da hidráulica e a adoção de uma nova transmissão manual de seis marchas.
Levamos à pista de testes os seguintes modelos, todos 1.4: Onix LTZ manual, Onix Activ automático e Prisma LTZ automático. O hatch fez a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos, registrando 11 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. A versão Activ levou 13,6 segundos para atingir os 100 km/h, fazendo 11,3 km/l na cidade e 13,5 km/l no perímetro rodoviário. E o sedã precisou de 13,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h, registrando 12,3 km/l no consumo urbano e 15 km/l no ciclo rodoviário.
Achou estranho o Prisma ter números de desempenho e consumo melhores que o Onix? Isso se explica por dois fatores. A versão Activ tem pneus mais largos (195 contra 185 do Prisma), o que acaba elevando o consumo. E a carroceria sedã geralmente traz uma aerodinâmica melhor que a do hatch.
A cabine parece a mesma de antes, mas felizmente dois dos pontos mais criticados pelos consumidores foram corrigidos pela GM. Os puxadores internos da porta agora ficam na posição convencional, aposentando a antiga alça em posição excessivamente baixa. Já a central multimídia MyLink (que agora suporta os sistemas Apple CarPlay e Android Auto) trocou os comandos abaixo da tela por botões mais visíveis de volume, sintonia e seleção de faixas musicais.
“Fizemos essas mudanças após ouvir o que os clientes não gostavam tanto no carro”, admite Gabriela Belini, gerente de design da empresa. No geral, o acabamento ainda abusa dos plásticos rígidos, mas o painel bicolor (com direito a uma controversa combinação preto e laranja na versão Activ) e o revestimento texturizado nos bancos dão um ar mais sofisticado à cabine na versão LTZ.
Assim como nos modelos mais caros da Chevrolet, o serviço OnStar passa a equipar todas as versões de Onix e Prisma. Serão oferecidos três pacotes: o Safe vem na versão LT e inclui controle de funções por aplicativo de celular (como destravamento das portas e um modo que alerta se o carro foi movimentado, recomendado para uso em valets), aviso de arrombamento e rastreamento em caso de roubo, enquanto o Emergência (disponível a partir das versões LT com MyLink) faz chamadas de socorro mecânico ao toque de um botão ou resgate em caso de acidentes.
O pacote mais completo é o Exclusive, somando a tudo isso agendamento de compromissos (como jantares em restaurantes), checagem da pressão dos pneus e fornecimento de rotas via GPS. O primeiro ano de serviço será gratuito, sendo que, após esse período, cada pacote terá uma mensalidade a ser definida.
O OnStar, aliás, é apenas um dos atrativos da lista de equipamentos. A versão LT 1.0 tem ar-condicionado, direção elétrica, indicador de mudança de marcha, travas elétricas, rádio com Bluetooth e entrada USB, faróis com máscara negra, vidros dianteiros elétricos e banco do motorista com regulagem de altura. A LT 1.4 acrescenta volante com regulagem de altura e sensor de estacionamento traseiro, sendo que câmbio automática e piloto automático são opcionais.
O Onix LTZ inclui computador de bordo, detalhes cromados, vidros traseiros elétricos, revestimento exclusivo, retrovisores elétricos, rodas de liga e faróis de neblina. Já o Activ é o único Onix com sensor de chuva e câmera de ré – este último item equipa também o Prisma LTZ.
VEREDICTO
O Onix Activ é uma boa escolha para quem procura um carro bem equipado e com visual para não passar despercebido pelas ruas. Já o Prisma, com cara demini-Cruze, ficou mais elegante por dentro e por fora, mantendo-se como uma das melhores opções do segmento.
Onix Activ 1.4 A/T | Prisma LTZ 1.4 A/T | |
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Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,6 s | 13,2 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 35,6 s – 140,8 km/h | 35 s – 146 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h | 5,6 s | 5,7 s |
Retomada de 60 a 100 km/h | 8 s | 7,7 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 10,5 s | 10,5 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h | 14,5 / 26,1 / 60,7 m | 16,8 / 28,9 / 69,4 m |
Consumo urbano | 11,3 km/l | 12,3 km/l |
Consumo rodoviário | 13,5 km/l | 15 km/l |
Onix Activ 1.4 A/T | Prisma LTZ 1.4 A/T | |
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Motor | flex, diant., transv., 4 cil., 1.389 cm3, 8V, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13 mkgf a 4.800 rpm | flex, diant., transv., 4 cil., 1.389 cm3, 8V, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13 mkgf a 4.800 rpm |
Câmbio | aut., 6 marchas, tração dianteira | aut., 6 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.)/eixo de torção (tras.) |
Freios | a disco vent.(diant.) / tambor (tras.) | a disco vent.(diant.)/tambor (tras.) |
Direção | elétrica, 10,4 m (diâm. giro) | elétrica, 10,4 m (diâm. giro) |
Rodas e pneus | liga leve, 195/65 R15 | liga leve, 185/65 R15 |
Dimensões | comprimento, 395,8 cm; altura, 155,4 cm; largura, 173,7 cm; entre-eixos, 252,8 cm; peso, 1.092 kg; tanque, 54 l | comprimento, 428,2 cm; altura, 147,8 cm; largura, 170,5 cm; entre-eixos, 252,8 cm; peso, 1.085 kg; tanque, 54 l |
Equipamentos de série | ar-cond., Bluetooth, câmera de ré, GPS, sensor de chuva, vidros elétricos | ar-cond., câmera de ré, faróis com leds, sensor de estacionamento tras. |
Preço | R$ 62.290 | R$ 64.690 |