Novo presidente da Volvo para o Brasil, Marcelo Godoy já assumiu o cargo deixado por Luis Rezende (agora head de Global Importers, operação que reúne 60 países) com o desafio de lidar com a volta da cobrança de imposto de importação para carros híbridos e elétricos a partir de 1° de janeiro de 2024. Mas a solução já está definida.
A Volvo optou por reajustar o preço dos seus carros, em média, em 7,7% na virada para 2024. Este será o único aumento de preços da fabricante em decorrência do imposto de importação, ainda que esteja previsto um segundo reajuste no imposto para 1° de julho, por parte do governo.
Cronograma do retorno do imposto sobre veículos híbridos e elétricos:
Período | Híbrido Plug-in | Elétrico |
Janeiro de 2024 | 12% | 10% |
Julho de 2024 | 20% | 18% |
Julho de 2025 | 28% | 25% |
Julho de 2026 | 35% | 35% |
Vale destacar que o imposto é cobrado sobre o valor do carro no momento em que entrada no Brasil, antes de encargos e do lucro, e não sobre o preço final.
Com dois reajustes do imposto em vista, a Volvo tem duas estratégias. Para o Volvo EX30, que está em pré-venda há três meses e só terá suas primeiras unidades entregues entre abril e maio de 2024, o reajuste será de 5%.
Desta forma, mesmo quem reservou o carro com a tabela de preços começando em R$ 219.950 para a versão Core, pagará algo ao redor dos R$ 231.000. Nenhum dos 2.000 carros já reservados será vendido pelo preço divulgado no início da pré-venda, em setembro, de acordo com Godoy.
Já para os Volvo C40, XC40, XC60 e XC90 a volta do imposto de importação resultará em um reajuste de 10% sobre o preço atual. Desta forma, a fabricante absorverá uma parte da majoração do imposto. Qualquer outro aumento ao longo de 2024, de acordo com a fabricante, será feito em decorrência a outros fatores.
A nova tabela de preços da Volvo não foi divulgada, mas os novos preços estimados seriam os seguintes:
Modelo | Preço atual | Novo preço estimado |
EX30 Core | R$ 219.950 | R$ 231.000 |
C40 Plus | R$ 354.950 | R$ 373.000 |
XC40 Plus | R$ 339.950 | R$ 357.000 |
XC60 Plus | R$ 419.950 | R$ 441.000 |
XC90 Plus | R$ 554.950 | R$ 583.000 |
Volvo EX90 e EX60 estão confirmados para o Brasil
Desde 2021 a Volvo só vende carros híbridos ou elétricos no Brasil. Mas os elétricos C40 e XC40 já representam 65% das vendas no país, um percentual superior ao registrado em mercados da Europa. Esse percentual só tende a aumentar nos próximos anos.
Só do EX30 a Volvo espera vender 8.000 carros em 2024. Para o final do ano ainda está previsto o lançamento do Volvo EX90, o equivalente elétrico ao XC90 com dois motores que somam 517 cv e 92,8 kgfm, e bateria de 111 kWh que garante autonomia de 600 km em ciclo WLTP.
Para 2025 está confirmado o lançamento do Volvo EX60 (o equivalente elétrico ao XC60), que nem sequer foi mostrado ainda, e ainda uma reestilização profunda dos XC60 e XC90 atuais. A Volvo do Brasil até pode se antecipar à meta global de vender apenas elétricos a partir de 2030, mas seus híbridos ainda estão garantidos para o Brasil por mais alguns anos.